O Social Media, ou Analista de Redes Sociais, é o profissional responsável pela gestão dos perfis de uma empresa nas redes sociais.
Essa função vai além da criação e publicação de conteúdo online. Abrangendo o desenvolvimento de uma boa estratégia, o que exige pesquisa, análise de mercado e atualização constante.
Por que um Social Media é importante?
O social media é o profissional que faz toda a comunicação da marca por meio das redes sociais.
Isso acontece através de posts de imagens e vídeos e também pelo atendimento ao cliente, seja pelos comentários ou mensagens privadas.
Ou seja, é um profissional imprescindível para facilitar a interação entre a empresa e os clientes. Atendendo as expectativas e demandas de forma muito mais eficiente.
E essa é uma estratégia democrática, eficaz tanto para pequenas empresas quanto para as de grande porte.
Além da interação com os clientes, o social media tem a função de monitorar as redes sociais da empresa e também dos principais concorrentes.
O intuito é zelar pela reputação da marca e estar atento a tudo que acontece na área de atuação.
Inbound Marketing
Um aspecto que mostra a importância de um social media é a produção de conteúdo: o inbound marketing veio mesmo para ficar. As estratégias de engajamento por meio de conteúdo relevante estão cada vez mais fortes.
Os clientes não querem saber apenas do seu produto ou das vantagens dele, e sim ter uma experiência de consumo, contando com informações importantes e interessantes que envolvem o produto e a compra.
Um social media que produza conteúdo interessante e bem planejado promove a ideia de confiança e autoridade no assunto, dois pilares importantíssimos quando falamos em consumo.
E quais as habilidades de um social media?
Como explicamos acima, as habilidades de um social media não se resumem apenas a saber postar nas redes sociais. Para exercer com qualidade esta função, algumas competências se destacam:
- Assertividade;
- Planejamento;
- Comunicação;
- Gerenciamento;
- Análise.
Essas são algumas das atividades do social media e o que esse profissional pode fazer pelo seu negócio. Se a sua empresa ainda não tem um social media, clique aqui e converse com um de nossos especialistas!