O item indispensável em uma estratégia de SEO. A seleção matadora em anúncios de mídias pagas (ou links patrocinados – como preferir). Palavras-chave ou Keywords: o que é isso?
Citando Dumbledore – aquele bruxo incrível da saga Harry Potter -, com adaptações, claro:
“Palavras-chave são, na minha nada humilde opinião, uma fonte inesgotável de magia”.
Nem precisamos dizer que são as escolhas certas delas, que fazem a mágica da sua marca acontecer no online, né!? Mas elas não dão resultados de uma forma encantada, e sim através de boa pesquisa e MUITO TRABALHO.
A gente tem esse artigo inteirinho aqui no Blog, pronto para atender esse seu desejo sedento por conhecimento, no qual lhe mostramos como aplicar a estratégia de palavras-chave. Dá uma olhadinha lá depois.
Dito isso, voltemos ao nosso glossário. Você veio aqui para entender o que é palavra-chave ou keyword (do inglês), e nós vamos lhe contar tim-tim por tim-tim.
Todavia, primeiro…
Qual é a grafia correta para o plural de palavra-chave!?
Você sabe a resposta certa para a pergunta que não quer nos calar!?
É comum vermos ambos os substantivos flexionados. É normal vermos apenas o substantivo “palavra” levar o famigerado “s”.
Que confusão. E agora, qual dos dois está certo?
Gente, e se lhe contarmos que um e outro formato estão corretíssimos e são completamente aceitos pela Academia Brasileira de Letras?
Ficou chocado?
Eis a explicação:
Quando um vocábulo é formado por dois substantivos em sua composição, tendo um segundo termo que limita o sentido do anterior, pode ocorrer a flexão do primeiro elemento ou dos dois. Por isso, usar no conteúdo “palavras-chave” ou “palavras-chaves” só depende do seu gosto.
Aiiiiiee, o português é lindo!
FIQUE LIGADO!
“Palavra-chaves” NO ecsiste, my friend.
O que significa palavra-chave ou keyword em minha estratégia de marketing de conteúdo?
Quando você vai escrever um conteúdo para soltar na internet, seja em blogs, nas páginas de seu site, em Landing Pages, em anúncios patrocinados e, até mesmo, nas postagens diárias de suas redes sociais, as palavras-chave têm um poder imenso de ranqueamento.
Mas o que isso significa?
Elas correspondem à forma como o seu público está pesquisando aquele determinado tema, sobre o qual você e sua equipe andaram escrevendo.
Em outros termos, são as palavras-chave – entre algumas outras estratégias – que farão o algoritmo do Google encontrar o seu conteúdo e selecioná-lo como sugestão de resposta a uma dúvida ou dor dos usuários. O mesmo ocorre lá no Instagram ou no Youtube, por exemplo.
De forma geral, elas devem sintetizar o material que você construiu para criar autoridade. Desta forma, as boas opções seguem alguns parâmetros, tais como:
- Volume de buscas;
- Nível de dificuldade na pesquisa (a concorrência);
- O interesse no assunto ao longo do tempo;
- Custo por clique (CPC – para os casos em que há compra do termo).
Como encontrar as palavras-chave ou keywords ideais para o meu conteúdo?
Palavras-chave ou keywords adequadas para um conteúdo são selecionadas através de pesquisa.
Onde?
Existem ferramentas que fazem esse trabalho para você. Nesse artigo aqui, sugerimos a você algumas ferramentas online, poderosas e, o melhor de tudo, gratuitas. Não deixe de acessá-lo e consumi-lo, ok!?
Palavras-chave e otimização SEO
Basicamente, a otimização SEO de um conteúdo ocorre nas aplicações corretas de palavras-chave ao longo da página.
Isso quer dizer que Headers (títulos e subtítulos), text alt das imagens, slug, meta descryption, SEO title e o corpo do texto precisam conter keywords de foco, para que sua marca dispute o topo do Google com outros players concorrentes.
Cuidado apenas para não perder-se na semântica. Tudo o que você escreve DEVE fazer sentido para quem lê.
Essa é a melhor forma de conseguir tráfego orgânico em seu site e demais canais.
Quando é necessário pagar por uma palavra-chave?
Caso você seja um novato nessa coisa de fazer anúncios patrocinados no Google Ads, a dica mais valiosa que temos para lhe dar é: busque termos relevantes, mas que tenham baixa concorrência e valores de CPC relativamente baixos.
Cada vez que um usuário clicar, você pagará por isso. Desta forma, sua estratégia precisa ser campeã, para levar a persona à ação que você deseja em uma campanha.
Existem outras forma de pagar, diferentes desta por clique:
- CPA (Custo por Aquisição), quando houver conversão;
- CPM (Custo por Mil Impressões), apenas após mil visualizações.
Com o passar de tempo e quanto maior for a profundidade de sua experiência com segmentação de públicos e comunicação para a sua persona, você poderá começar a montar grupos de anúncios com diversas variações de palavras-chave. Seu investimento será maior, mas claro que poderá valer muito à pena.
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