Fale a verdade, você já visitou uma loja, viu o objeto do seu desejo e pensou: “verei o preço na internet”. Quem nunca comparou as diferenças de valores para um mesmo produto, que atire a primeira pedra. Veja bem, estamos falando do comércio virtual, popularmente conhecido como o E-commerce.
No entanto, antes disso, precisamos esclarecer que nem tudo o que está a venda na rede entra nesta categoria. Vamos entender!?
Para sermos claros, o E-commerce é o processo de venda que se dá totalmente online. De ponta a ponta, da escolha do produto ao despacho para a transportadora e entrega no endereço indicado.
A loja pode ser de uma marca específica ou estar em sites de terceiros, marketplaces e outras plataformas. Já os focos podem ser em B2B(venda exclusiva de fabricantes para empresas), B2C (visa o consumidor final) ou C2C (qualquer um pode vender e comprar).
Quem começou?
Apenas para satisfazer a sua curiosidade, o E-commerce é um jovem rapaz que ainda nem trintou. A propósito, a pioneira foi a gigantesca Amazon, criada por um americano despretensioso na garagem de sua casa no início dos anos 90.
No Brasil, primeiramente chamada Booknet, a primogênita foi a popular Submarino. Eita pessoal que gosta de vender livro, e a gente só agradece pela facilidade.
Quais as vantagens de empreender no E-commerce?
Imagine construir uma loja com sua fundações, paredes, chão, forro, janelas, portas, hidraúlica e elétrica. Ufa! O bolso já começou a gritar desesperadamente por socorro.
Para falar a verdade, vender em um local físico tem, na maioria dos casos, um alto custo. Sem falar do aluguel e outros itens indispensáveis como água, luz e internet, por exemplo.
Agora, visualize um universo no qual você só dependa de uma boa conexão com a internet, hospedagem em uma plataforma confiável, e alguns conhecimentos de negócios e marketing.
Uau, apaixonada, a conta bancária chegou a suspirar.
Além de tudo isso, existe um assunto a respeito do qual ainda não comentamos: a expansão. Para dizer o óbvio, não é nenhuma novidade que o mundo está na internet.
E para tornar a brincadeira mais séria, pense em um movimento 16% maior entre 2018 e 2019, somente no Brasil. Essa afirmação é da Associação Brasileira de Comércio Eletrônico (Abcomm) , que ainda fala em um faturamento de cerca de R$ 79,9 bilhões para o segmento de E-commerce.
A importância do Marketing Digital para o E-commmerce
É lindo poder vender em uma plataforma na qual qualquer ser humano tem acesso, a um clique de distância. Contudo, a facilidade não diminui a concorrência. Aliás, só aumenta.
Comprar online para o consumidor significa “obter vantagem”. Já deu para perceber a necessidade de ser estratégico, concorda!?
Mais do que conhecer o seu nicho, você precisa planejar formas de prender a atenção dos seus leads e levá-los ao fechamento promovendo encantamento. Além de vender, você quer gerar awareness (ou consciência de marca).
Para isso, você precisa ter autoridade no setor e ser confiável. É primordial conhecer sua persona e saber se comunicar com ela.
É exatamente por isso que o marketing digital é o melhor amigo do empreendedor de E-commerce. Confira agora os benefícios de aliar um ao outro:
- Os consumidores estão conectados o tempo todo, buscando uma proposta irresistível;
- O digital facilita a interação entre E-commerce e público-alvo;
- Há cobrança do público sobre a presença de marcas na web e nas redes sociais;
- Aquilo que as marcas têm a dizer interessa muito aos seus públicos, pois valores também são entregues junto aos produtos adquiridos;
- Interação engaja o público-alvo e traz proximidade;
- Distribuição de conteúdos relevantes através de blogs, sites e redes sociais tornam a marca autoridade no segmento e uma fonte confiável de informações;
- Jornada de compra: você entende as formas como os usuários navegam em seu site e cria ações para captá-los de acordo com a necessidade.
- Experiências de compra e comunicação personalizadas: simples de agradar ao perfil de compra do seu público.
- Fidelizar é mais fácil e mais barato do que conquistar novos clientes.
- Toda a jornada de compra pode ser medida, inclusive com o ROI e custos sobre aquisição e manutenção de clientes.
ESTRATÉGIAS DE MARKETING DIGITAL PARA O E-COMMERCE
Você pode utilizar algumas ferramentas do marketing digital para alavancar suas conversões no E-commerce. Confira algumas que são realmente muito eficientes:
- Funil de Vendas
- Inbound Marketing
- Marketing de Conteúdo
- Links patrocinados
- SEO
- E-mail marketing
- Redes Sociais
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