Quando falamos em e-mail marketing estamos nos referindo a toda comunicação via email que acontece entre uma empresa e seus consumidores. Basicamente, publicidade online.
Considerada um dos meios mais importantes para aquisição e retenção de clientes, uma campanha de email marketing pode ser desenvolvida em texto ou HTML e conter produtos, promoções, conteúdos, entre outros.
De modo geral, as mensagens são enviadas com uma ferramenta de disparo automático de e-mails.
Por que utilizar o E-mail Marketing?
As utilidades do e-mail marketing são infinitas.
Ele auxilia na construção de um relacionamento direto com os clientes através de contatos previamente cadastrados em suas listas, ou seja, potenciais consumidores.
Com o e-mail marketing, muitos objetivos da sua empresa podem ser alcançados. É o caso, por exemplo, do aumento de conversão e melhora no relacionamento empresa x cliente.
Você pode usar o e-mail marketing para ações como:
- Divulgar promoções e ofertas especiais;
- Lançamento de novos serviços ou produtos;
- Convite para eventos;
- Trabalhar na retenção de clientes;
- Realizar campanhas para aumentar os cadastros em sua lista de endereçamento;
- Fortalecer a presença da sua marca;
- Fazer pesquisas de satisfação do cliente;
- Aumenta o tráfego de clientes em seu site;
- Alavancar o número de vendas;
- Alcance de diversos públicos com custo menor que as demais formas de publicidade.
E-mail Marketing: qual o papel dele na sua estratégia de marketing?
Agora que você já entendeu o que é o e-mail marketing, vamos mostrar qual o propósito dele.
O E-mail Marketing não consiste apenas em realizar uma abordagem promocional ou comercial, ele vai além dessa estratégia. Ele tem o intuito de divulgar a sua empresa e, principalmente, fidelizar seus clientes com um marketing de baixo custo.
Essa ferramenta de publicidade possui um excelente alcance, podendo atingir diversos públicos em quaisquer lugares.
Além disso, o e-mail marketing faz com que o seu negócio seja constantemente lembrado, o que é maravilhoso.
Certamente, você já recebeu um e-mail marketing e talvez nem tenha se dado conta.
Sabe aquela oferta marota da loja que está em liquidação ou promoção de passagens aéreas? São exemplos natos de e-mail marketing. E quando executado com excelência, proporciona interação com o cliente, que fará questão de guardar o material recebido.
–
Tem alguma palavra ou termo que você gostaria que seja inserido em nosso Glossário? Deixe seu comentário com a sugestão.