Dando continuidade a nossa série, hoje vamos te mostrar algumas das melhores estratégias para utilizar com eficiência uma plataforma que rapidamente atingiu o sucesso e vem sendo cada vez mais explorada por marcas e produtores de conteúdo: estamos falando do Youtube Shorts,
Testado na índia e nos Estados Unidos, no ano de 2020, a ferramenta conquistou o mundo dos vídeos móveis ainda na fase beta, e agora já está disponível em diversos países por meio do aplicativo do Youtube para IOS e Android, inclusive no Brasil.
Mas afinal, o que é de fato esse novo recurso, suas especificações e quais as melhores formas de usá-lo? Continue a leitura do artigo que vamos explicar tudo isso para você.
O que é Youtube Shorts?
O youtube Shorts é uma ferramenta do Google para fazer vídeos curtos, concorrente direto do Reels e TikTok .O Google, dona do Youtube, juntou o sucesso que esse tipo de conteúdo de vídeos mais enxutos vem fazendo, com o alcance gigantesco do Youtube, para não ficar atrás de outras empresas nessa disputa.
A ferramenta é um novo recurso integrado ao aplicativo do Youtube, com uma interface de câmera própria e possibilita a gravação de vídeos com no máximo 60 segundos de duração. Além disso, o usuário pode fazer a captura de muitos clipes que aparecem na tela principal do Youtube.
Os vídeos produzidos em Shorts podem ser encontrados no feed principal do app do Youtube, na chamada estante de shorts. Esses conteúdos também ficam em destaque em canais regulares de usuários que utilizam o recurso. Entretanto, para o short ser encontrado mais facilmente, basta digitar a hashtag #short no campo de busca do Youtube.
Regras do Youtube Shorts
Mas como todos sabemos a internet não é terra sem lei. E assim como em outros aplicativos, existem também algumas regras para serem seguidas no Shorts. Veja algumas normas básicas:
– Em primeiro lugar, é necessário que você tenha um login no aplicativo do Youtube;
– O conteúdo deve ser gravado no formato vertical, semelhante ao Reels e Tik Tok;
– Sabe aquela história de ter um número mínimo de inscritos para poder utilizar a ferramenta, como é o caso do Youtube Storie (10 mil inscritos)? No Youtube shorts isso não existe. O recurso já está disponível para usuário produzir conteúdo direto;
– Os vídeos curtos só são visualizados em formato mobile pelo aplicativo.
Recursos do Youtube Shorts
O vídeo, como já citamos, deve ter o tempo máximo de até 60 segundos. Por outro lado, você pode fazer um conteúdo de no mínimo 15 segundos de duração. Na hora de gravar, você tem a opção de filmar com a câmera do próprio Youtube Shorts. Assim, os vídeos serão em formato vertical.
Outros recursos da ferramenta são: temporizador para parar a gravação de for automática, controle de velocidade do vídeo, texto e música podem ser inseridos, além de você poder capturar muitos clipes e colocar em seu conteúdo.
Outro recurso bacana do Shorts e que acaba sendo uma vantagem em relação aos outros aplicativos do gênero, é o acesso a enorme biblioteca de conteúdo de áudio, contendo mais de 250 gravadoras. Os usuários podem escolher entre milhares de músicas para incluir no seu vídeo, sem se preocupar com direitos autorais.
Para que seu conteúdo tenha mais chance de ter mais alcance, por consequência um número maior de visualizações e quem sabe se tornar um viral, o Google orienta sempre o uso de hashtag.
Como fazer vídeos no Youtube Shorts
Confira agora os passos para você produzir os vídeos no Youtube Shorts e publicá-los.
1- Primeiro passo, é abrir o aplicativo do Youtube e apertar no ícone “+” que está no centro da tela. Logo em seguida, clique em “Criar Short”.
2- Para começar a gravar o vídeo, toque no círculo vermelho do centro da tela. Par pausar a gravação, basta pressionar o círculo novamente. O tempo de gravação é indicado pela barrinha vermelha na parte superior da câmera.
3- Para acelerar ou deixar a gravação mais lenta, toque no botão “Velocidade” localizado na parte direita da tela. Já na barra que vai surgir na parte inferior da tela, toque na velocidade desejada.
4- Caso queira adicionar algum tipo de filtro no vídeo, clique no botão “Filtros” no lado direito da tela.
5- Já se você quiser colocar alguma trilha sonora ao sua gravação, toque em “Adicionar Música “ no canto superior. Depois, é só escolher o título desejado e toque no circulo azul que surgir ao lado para finalizar.
6- Para salvar o vídeo toque em “Próxima”, dê um nome ao conteúdo, escolha se deseja torná-lo público ou não e depois é só apertar em enviar o vídeo para o Youtube.
Como conseguir destaque no Youtube Shorts?
Para se destacar em qualquer área, falando aqui exclusivamente dentro das redes digitais, é preciso ter planejamento e muita estratégia. Por isso que agora separamos algumas dicas que consideramos importantes para você arrasar no Youtube Shorts.
Tutoriais
Hoje em dia, até mesmo pela rotina acelerada, grande parte das pessoas prefere assistir conteúdos rápidos e diretos. Então, fazer pequenos tutorias é uma ótima estratégia para que marcas possam mostrar como utilizar os seus produtos ou você também pode mostrar como fazer alguma coisa como, por exemplo, alguma receita simples.
Responda seu público
Essa é uma estratégia que também proporciona bastante engajamento e prospecção de novos seguidores. Você pode pegar algumas dúvidas de seus seguidores e responder através de vídeos curtos do Shorts. Claro que 60 segundos é pouco tempo para uma resposta mais completa, mas você pode ser direto ao ponto ou dar algum indicativo da solução daquele problema.
Por trás das câmeras
O que acontece nos bastidores é algo que interessa muita gente. Por isso, mostrar pequenos vídeos da produção dos conteúdos também é uma boa estratégia. Além de gerar curiosidade para a visualização, esse tipo de material traz a sensação de proximidade entre marca e cliente, que se sente importante e parte de todo o processo criativo da empresa.
Tenha parcerias para conteúdos
Produzir conteúdos com parceiros relevantes, dentro do seu nicho de atuação, é uma boa estratégia em muitas plataformas e no Youtube Shorts não é diferente. Essa ação faz com que sua marca ganhe mais força, alcance e, por consequência, inscritos em seu canal.
Procure fazer os desafios divertidos do momento
Em todas as plataformas de vídeos curtos os desafios populares são comuns , como as dancinhas e dublagens. Participar deles pode ser algo muito positivo para a sua marca, no sentido de mais alcance e engajamento. Entretanto, é essencial analisar quais os desafios que estão em alta combinam com a identidade de sua marca e se relacionam com o seu público alvo.
Gostou do conteúdo a respeito do Youtube Shorts, essa ferramenta que está fazendo um grande sucesso na produção de conteúdos? Quer saber mais sobre as tendências do universo do marketing digital? Então interaja conosco e deixe seu comentário aqui.