Você provavelmente já ouviu falar que os vídeos são o conteúdo do futuro. Um alcance enorme, um poder gigante de engajamento e muito bem aceitos por praticamente todos os tipos de públicos. E então é inevitável se questionar: vale a pena criar um canal para a sua marca? O YouTube funciona?
Para responder essas dúvidas trazemos, a seguir, 6 fatos que irão ajudá-lo a repensar a importância dos vídeos na sua estratégia.
Vamos lá?
Como o YouTube funciona?
Antes de mais nada, o primeiro passo é entender como o YouTube funciona.
O princípio é importante: as pessoas buscam dentro da plataforma, assim como fazem diretamente no Google. Isso é essencial, guarde essa informação.
Outro ponto significativo: se você quer criar conteúdos engraçados, vídeos de notícias, lifestyle ou documentários, o tráfego do seu canal virá dos vídeos sugeridos e também da navegação, pois são recomendados na barra lateral da plataforma.
No entanto, se o foco do seu canal é ser educativo, a origem do tráfego virá da busca. Aliás, essa categoria tem audiência fiel dentro do site.
De modo geral, por esse público ser bastante qualificado, o ranqueamento no YouTube, por vezes, é muito mais fácil do que no próprio Google. A grande vantagem da rede social é que os algoritmos são diferentes e pouco exigentes, sendo a disputa pelo topo bem menos concorrida.
Inclusive, é possível atingir uma boa posição em poucos dias e, até mesmo, em poucas horas.
Ou seja, você chega aos resultados esperados rapidamente. E o melhor: eles são excelentes para a sua estratégia.
Ficou curioso para saber mais? Então agora veja esses 6 fatos que separamos para ajudar você a tomar uma decisão.
6 fatos sobre o YouTube que você precisa conhecer
- AS PRIMEIRAS 24H
Você sabia que, caso seu vídeo tenha um bom resultado nas suas primeiras 24 horas, a tendência é que ele continue crescendo? Por isso é importante pedir para que seus seguidores ativem as notificações ou ainda trabalhe mensagens automáticas para informar seu público que um novo conteúdo está no ar. Se o YouTube perceber esse bom rendimento, irá exibir o vídeo para mais pessoas e subir ele para o topo das pesquisas. - FOCO NAS PALAVRAS-CHAVE
Aqui o trabalho é semelhante ao feito no Google. Você precisa conhecer, selecionar e trabalhar em cima das palavras-chave certas. A dica principal é não escolher somente aquelas com um grande tráfego, mas as que estão afins com o seu vídeo. Assim é garantido que você conseguirá atingir seu público corretamente. - O YOUTUBE ESTÁ DE OLHO EM TUDO
Outro ponto bastante semelhante ao Google e que você não pode ignorar na hora de criar um canal é a questão dos cliques. Por isso, é essencial trabalhar as miniaturas dos vídeos com muita qualidade e produzir títulos irresistíveis. Quanto mais cliques, maior o alcance daquele material. - TRANSCRIÇÕES IMPORTAM E MUITO
Tudo bem, o YouTube consegue entender o assunto seu vídeo sozinho, mas eles confiam mais em você nessa hora. Isso mesmo. Eles esperam que você suba uma transcrição de forma manual, pois isso irá ajudar a plataforma a ranquear o conteúdo corretamente. Muito bom, não é? - NÃO ESQUEÇA QUE O YOUTUBE É UMA REDE SOCIAL
Ou seja, é preciso se envolver com o público. É por isso que os YouTubers de sucesso sempre insistem em pedir ao usuários que curtam, comentem e façam a inscrição no canal. Mas aqui vai a dica de ouro: os comentários são os mais poderosos por aqui e isso quer dizer que você deve responder todos. Sempre! - FIQUE DE OLHO NAS TRANSMISSÕES AO VIVO
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Dá para fazer SEO no YouTube?
Você DEVE fazer SEO no seu canal do YouTube. Afinal, como já dissemos anteriormente, a plataforma tem um algoritmo poderoso e também funciona por buscas.
O YOUTUBE É A SEGUNDA PLATAFORMA MAIS UTILIZADA PARA PESQUISAS, PERDENDO APENAS PARA A GOOGLE!
Neste artigo aqui nós lhe ensinamos a otimizar todo o conteúdo que você postar na rede social. Corre lá e não o perca de vista.
E agora, o YouTube vale a pena então?
A resposta não é tão simples assim. Tudo irá depender do seu objetivo. Por exemplo, em termos de receita direta, os resultados significativos aparecem quando você atinge um público alto. Logo, um maior empenho é necessário e mais demorado.
Agora, para agregar valor para a sua marca, é uma estratégia bastante poderosa. Para saber mais sobre a importância e como crescer no YouTube, converse conosco. Nossa equipe é preparada e qualificada para traçar um planejamento eficiente.