Compartilhar suas ações a todo momento nas redes sociais pode ser cansativo para os seus seguidores diretos em redes como Instagram ou Facebook. Nessa hora entra em cena os recursos que permitem a exclusão dessas atualizações a cada 24 horas, como é o caso do Snapchat e do Stories, presente no Instagram.
Agora chegou a vez do WhatsApp entrar na onda e oferecer o recurso semelhante aos seus usuários. O “Status” permite que você compartilhe fotos e vídeos de maneira temporária com os amigos de Whats. Basta abrir o aplicativo e clicar em “Meu Status” ou sobre o ícone localizado no canto superior direito da tela. Para fotos, dê um toque no obturador da câmera, para vídeos, mantenha-o pressionado. Você também pode escolher uma das fotos recentes salvas na biblioteca do celular.
Assim com nos concorrentes, com o Status você também pode adicionar textos, emojis, desenhos à mão ou legendas à suas fotos e vídeos. Na tela principal do Status você pode ver também as publicações dos seus amigos. Basta tocar no nome do contato para abrir. Para responder a história de uma pessoa, é só deslizar o dedo para cima para abrir o chat.
Facebook seguindo os passos do Snapchat
Assim como o Instagram, o WhatsApp também pertence ao Facebook. Não é a toa que o Sr. Mark Zuckerberg vem atualizando seus serviços para se equiparar ao Snapchat, pois o sucesso das fotos e vídeos que se “auto-destroem” já estava difícil de ignorar. Parece que a concorrência direta deu resultados.
De acordo com dados liberados pelo próprio Snap, o crescimento anual de usuários deu uma reduzida no segundo semestre de 2016, justo o período de maior acensão do Instagram Stories. O recurso do Insta atingiu incríveis 150 milhões de usuários em poucos meses, ficando atualmente “apenas” 8 milhões de usuários atrás do líder Snapchat.
A atenção extra do Facebook para esse tipo de ferramenta tem base no público que mais o consome, o de adolescentes e jovens. O Snapchat ficou conhecido com o “aplicativo dos millenials” e rapidamente se transformou em uma plataforma estratégica para empresas e até políticos interessados na atenção desse público.
Basta saber agora se o WhatsApp seguirá os passos de sucesso do Stories ou será ignorado pelos usuários do Snapchat por ser “só mais um do mesmo”.