May 2020 Core Update: entenda por que seu site caiu no ranqueamento do Google

Sumário

O Google May 2020 Core Update está derrubando a classificação dos sites no ranqueamento das SERPs. E agora, como agir diante da mais nova atualização bombástica do algoritmo?

Se no início de 2020 todos sentimos um leve – mas significativo – tremor nos alicerces do ranqueamento do Google, cinco meses depois vivemos um terremoto de 9,4 graus na escala Richter do algoritmo. Dois dias após o anúncio da Gigante sobre a sua mais nova atualização para o motor de busca, o May 2020 Core Update, uma altíssima volatilidade foi registrada por todos os índices de flutuação nas SERPs.

Em nossas pesquisas, optamos por duas fontes, mas sabemos que existem diversas outras que estão mostrando resultados muito semelhantes. Entretanto, acreditamos que os dados por elas apresentadas já são suficientemente esclarecedores.

Vamos entendê-los!

O Google May 2020 Core Update foi repentino e feroz

Primeiramente, utilizando uma visão internacional, o SemRush Sensor revela que “muitos grandes domínios foram afetados”. Nos Estados Unidos, por exemplo, sites com tráfego acima de um milhão de visitantes mensais registraram diversas alterações em seus posicionamentos.

De modo geral, em todos os países e idiomas, é possível afirmar que o May 2020 Core Update trouxe esta volatilidade em níveis excessivamente desproporcionais. Uma remodelação dos rankings considerada sem precedentes.

semrushsensor

Reprodução: SemRush Blog

Já o SERP Volatility, da Conversion, que mede os resultados exclusivamente para o Brasil, revelou a impressionante marca de 50,7% nessa instabilidade, em um salto de 215 para 324 pontos no Google Brasil.

serp volatility

Reprodução: Conversion

Conforme informações dessa mesma empresa, há uma especulação mundial sobre a novidade súbita: os efeitos da Covid-19. O argumento é válido, por uma questão lógica de realidade. Todavia, o setor da saúde não foi o único que sofreu variações, o que leva especialistas a refletirem sobre as verdadeiras motivações.

CONTUDO, TUDO FOI FEITO (APARENTEMENTE) À VELOCIDADE DA LUZ!

E por mais que a própria Google declare que existe uma certa demora na implementação total da update, há relatos globais e imediatos sobre os seus impactos.

É aí que os SEO pira! Mas, calminha aí, NADA DE PÂNICO. Sejamos racionais!

Até então, quais resultados sofreram os maiores impactos do Google May 2020 Core Update?

Embora não haja nenhuma prerrogativa nos alvos da Gigante aqui no Brasil, basicamente três tipos de resultados de busca, notoriamente, foram impactados:

  • Resultados locais;
  • Conteúdos finos (páginas com baixa contagem de palavras);
  • Sites de saúde.

Ainda assim, a Google é enfática ao declarar que as mudanças são aplicáveis a todos os sites, sem privilegiar nenhum setor ou categoria.

Como fica o SEO a partir do May 2020 Core Update?

Não podemos dizer que o trabalho permanece o mesmo, buscando o topo com boas práticas. Claro, isso também é significativo para não ser rebaixado no ranqueamento. Mas há algumas questões que precisam ser revisitadas. A principal delas, e mais determinante para o momento, é lançar luz aos conteúdo antigos publicados.

Essa certeza vem de uma análise feita pelo Neil Patel a respeito dos sites que caíram muito nos rankings, em comparação com outros que não perceberam impactos importantes.

  • É NECESSÁRIO FAZER ATUALIZAÇÃO DE CONTEÚDOS BLOG-POSTS;
    Por que você precisa manter seus artigos valiosos e relevantes para os leitores, com informações recentes e que façam sentido. E o mais interessante: que sejam melhores do que a concorrência.
  • MATERIAIS QUE ESTÃO OBSOLETOS OU REPETIDOS (NÃO NECESSARIAMENTE DUPLICADOS, MAS SEMELHANTES A OUTROS EM CONCEITOS) DEVEM SER EXCLUÍDOS;
    Não esquecendo de dar aquele Redirect 301, para levar o usuário para uma página de relevância em seu site.
  • CONTEÚDO THIN DEVE SER CORRIGIDO
    Mas o que é isso, não é mesmo!? Os “conteúdos finos” podem ser comparados à densidade de um livro. Eles não têm o número de palavras suficiente para agradar o algoritmo do Google, e muito menos seguem o manual do SEO de qualidade.
  • NÃO ESQUEÇA DA INTELIGÊNCIA ARTIFICIAL E DO APRENDIZADO DE MÁQUINA
    Atenda às dores de suas personas, não esquecendo que a INTENÇÃO de busca do usuário está muito mais clara para o algoritmo. Afinal, a preocupação primordial da Google é entender a necessidade delas e buscando o feedback mais interessante para saná-la.
  • OLHE PARA OS ERROS DE SEO EXISTENTES, FAÇA UMA ANÁLISE
    Acredite, são muito comuns. Não ter consciência deles não diminui os problemas causados no digital. A WebShare tem esta ferramenta de diagnóstico aqui, que faz uma análise de SEO minuciosa em qualquer site. Depois disso, um especialista mostrará o melhor caminho para resolver as pendências. Vale a pena conferir!

Como saber se o Google May 2020 Core Update gerou impactos no tráfego de um site?

Análise e mais análise. No Google Analytics, em outras ferramentas que possam lhe dar suporte. Não importa!

As métricas poderão lhe orientar nesta descoberta. O May 2020 Core Update não é um delírio, ele ainda está acontecendo e pode influenciar muito em seus rankings daqui para frente.

Monitore constantemente e não se desespere se confirmar a queda. Sempre há uma solução!

Você sabe o que está por trás dos Core Updates do Google?

O propósito do Google ao entregar o seu conteúdo como resultado a um usuário é apenas um: QUALIDADE! Esta é a trilha percorrida por cada uma das atualizações, que estão cada vez mais frequentes.

À medida que a tecnologia do algoritmo avança, fica menos comum encontrarmos respostas inconsistentes ou sem correspondência direta com a dúvida ou desejo daquele que dá o search.

E para manter-se de acordo com as suas diretrizes, existe um documento chamado Search Quality Evaluator Guidelines. Essa é uma leitura obrigatória por parte de produtores de conteúdo para a internet e especialistas em SEO.

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E se você estiver precisando daquele up imediato em seu site, está na hora de chamar um de nossos especialistas em Google para conversar. O que você está esperando!?

Karine Tavares

Karine Tavares

Coordenadora dos times de conteúdo e SEO na WebShare, tenho formação em jornalismo há mais de 10 anos. Sou especialista em comunicação corporativa e marketing de conteúdo. Minhas experiências nas áreas incluem redação jornalística, redação SEO e copywriting, além de UX Writing, Inbound Marketing e análise de dados.

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