A WebShare é especialista em transformar a presença digital das empresas no Google e em outros grandes motores de busca. É justamente por isso que viemos destacar uma estratégia fundamental que sua marca precisa adotar imediatamente: SEO para blog.
Neste conteúdo vamos explorar cinco dicas valiosas para o seu negócio prosperar no mundo digital, maximizar resultados e se tornar mais competitivo em um mercado que se mostra bastante acirrado.
Entretanto, para aprender o tema de hoje, primeiro você precisará criar um blog e garantir essa vinculação ao seu site. Mas isso é mais fácil do que você imagina. Existem ferramentas gratuitas como WordPress e Blogger, por exemplo, que disponibilizam inúmeros recursos e, o melhor, permitem a personalização.
Preparado para adquirir habilidades incríveis de SEO em blogs? Então não perca mais tempo e venha com a Webshare, primeira e única agência SEO First do Brasil.
Por que aplicar SEO em Blog?
Preste atenção à seguinte analogia: você resolve reunir os amigos na sua casa nova, em um churrasco de domingo. Para tudo dar certo, tarefas são distribuídas. O Thiago será o assador. A Marina irá preparar a maionese. O Gustavo se responsabilizará por temperar toda a carne. A Lívia fará a caipirinha e colocará as bebidas para gelar. Contudo, nenhum deles sabe como chegar e o único que tem a sua localização é o Elias.
Isso quer dizer que todos dependem dele para comparecer à confraternização. Caso o Elias adoeça, por exemplo, o encontro não ocorrerá, mesmo que todos os outros estejam organizados para isso.
O mesmo ocorre em um Blog. De nada adiantará estabelecer uma pauta linda de marketing de conteúdo e programar suas postagens de forma regular, se o SEO estiver enfraquecido. Você precisa olhar para a otimização com verdadeiro carinho, sem exageros. É a aplicação correta desta importante estratégia que fará você ser encontrado mais facilmente sem problemas pelos motores de busca.
Os impactos do SEO em seu blog
Como você já percebeu, as estratégias de SEO são essenciais para qualquer empresa que deseja aumentar a visibilidade, atrair visitantes e, por consequência, gerar resultados mais positivos. Separamos agora, alguns impactos que o SEO pode ocasionar em seu blog.
- Maior visibilidade nos motores de busca: o SEO ajuda seu blog a aparecer nas primeiras posições dos resultados de pesquisa, o que é crucial, considerando que a maioria dos usuários não vai além da primeira página.
- Aumento do tráfego orgânico: com técnicas de SEO, seu blog pode atrair mais visitantes de forma orgânica, ou seja, sem a necessidade de pagar por anúncios.
- Melhor experiência do usuário: SEO envolve melhorar a estrutura do site, tornando-o mais navegável para os visitantes, o que resulta em uma melhor experiência do usuário e maiores taxas de retenção.
- Construção de autoridade: blogs que aparecem nas primeiras posições são geralmente percebidos como mais confiáveis e autoritativos sobre o assunto em questão.
- Otimização de conteúdo para conversão: o SEO não é apenas sobre atrair visitantes; é também sobre converter esses visitantes em leitores regulares, assinantes ou clientes, otimizando o conteúdo para ações específicas.
Portanto, implementar a estratégia de SEO, é fundamental para o seu blog ter sucesso e ter força competitiva.
12 Dicas Valiosas para Otimizar o SEO do seu Blog
Em síntese, o SEO está baseado em três pilares: a relevância, a autoridade e a tecnologia.
Mas o que isso quer dizer, Webshare!?
Essa é fácil! O Google entrega o conteúdo mais qualificado, com as melhores referências e projetado para uma experiência de excelência do usuário. Antes de mais nada, é nesses três contextos que você deve pensar ao construir as suas estratégias de SEO em Blog.
Mas agora chegou a hora dela, a nossa listinha bombástica. Finalmente, veja o que você precisa adicionar à sua estratégia para colocar o seu blog entre os que estão no topo do Google e em outros motores de busca.
On-Page SEO
Em primeiro lugar, é importante entender o que você precisa fazer dentro do seu site. Confira a explicação em cada dica.
- Utilize palavras-chave estrategicamente: analise quais são as palavras-chaves relevantes para o seu público e as coloque nos títulos, subtítulos, e ao longo do conteúdo para melhorar a relevância em buscas específicas.
- Otimize os títulos de páginas e descrições de metas: garanta que cada página tenha um título único e uma descrição meta que inclua as palavras-chave alvo.
- Crie conteúdo de qualidade e relevante: o conteúdo deve ser informativo, bem escrito e útil para o público-alvo.
- Melhore a velocidade do seu site: sites rápidos melhoram a experiência do usuário e são favorecidos pelos motores de busca.
- Adapte o seu site para mobile: com o aumento do uso de dispositivos móveis, ter um site responsivo é essencial.
- Use imagens otimizadas: assegure que todas as imagens estejam otimizadas com os atributos alt text que incluam palavras-chave relevantes.
- Estruture o conteúdo com tags de cabeçalho: organize o conteúdo usando tags H1, H2, etc., para ajudar os motores de busca a entender a estrutura do seu conteúdo.
Off-page SEO
Já para um SEO em Blog eficiente off-page, considere os seguintes elementos:
- Construa backlinks de qualidade: obtenha links de outros sites confiáveis para melhorar a autoridade e credibilidade do seu blog.
- Esteja engajado com mídias sociais: promova seu conteúdo em plataformas de mídias sociais para aumentar a visibilidade e gerar tráfego.
- Escreva guest blog: escreva para outros blogs ou convide outros bloggers para escrever em seu site para expandir seu alcance.
- Faça parceria com influenciadores digitais: colabore com influenciadores que possam promover seu conteúdo para seus seguidores.
- Faça parceria com outros sites: estabeleça parcerias estratégicas com sites não competitivos para compartilhar conteúdo e links.
Se você adotar essas estratégias de SEO on-page e off-page, as chances de aumentar a visibilidade e a autoridade de seu site de maneira significativa, atraindo mais engajamento.
A importância da segurança em SEO em blog
Agora preste bem atenção nessa dica bônus que separamos. Se o seu site e blog não são HTTPS, corra e modifique isso já. O SEO já considera a informação de conexão segura para o ranqueamento de um site. Aliás, Google já está avisando aos usuários quando ele considera arriscado o acesso a determinado conteúdo.
Imagina trabalhar em prol do SEO em Blogs perfeito, e não conseguir chegar lá por ignorar essa importante etapa. Aí não dá né!?
SEO em Blog: não cometa esses erros
Com todas as dicas acima, temos certeza de que você conseguiu enxergar claramente a presença dos três pilares do SEO. Não podemos deixar de comentar algumas más práticas bem comuns, fáceis de encontrar nos blogs por aí afora. Certifique-se de não cometê-las:
Não seja bobo! Encerre seu conteúdo com chamadas para a ação (CTA)
Você quer alguma coisa com o conteúdo publicado em seu blog. Nem que seja estimular a interação com sua marca. Crie CTAs que instiguem os visitantes a comprar seu produto, pedir uma avaliação, entrar em contato com seus especialistas, entre muitas outras possibilidades. A estratégia é toda sua. Aproveite!
Cuidado com a responsividade
Seus conteúdos devem ser otimizados para a visualização nas mais diferentes telas.
Não esqueça de conteúdos já publicados
Você pode e deve atualizá-los. Desta forma, você dá novo fôlego aos seus conteúdos, sem contar que valoriza o que já produziu.
A introdução é o tapete vermelho do seu conteúdo
Deixe o leitor à vontade para continuar com você. Tenha qualidade do início ao fim. Ou seja, a introdução deve ser atrativa e demonstrar sua qualidade.
Desorganização com a frequência de publicações é ruim
Não ser comprometido com seu conteúdo faz cair a sua autoridade. Além disso, seu público estará esperando por você. Estabeleça uma rotina para seus posts.
Cuidado com o excesso de links
Seja estratégico. A quantidade alta de links atrapalha a legibilidade, o que condiciona o usuário a uma péssima experiência.
Sua palavra-chave não deve ser disputada por dois links diferentes
Menos é mais. É melhor conseguir mais tráfego para apenas um conteúdo estratégico, do que investir em vários que não irão receber bom ranqueamento.
Não deixe de analisar os seus resultados
As métricas estão sempre presentes em todas as suas estratégias. Elas indicam os passos seguintes de seu planejamento. Utilize relatórios de desempenho e crie KPIs. De nada adiantará o trabalho se você não estiver a par de seus pontos fortes e a melhorar
Conte com a WebShare para fazer um SEO digno de topo do Google
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Aliás, não é por acaso que nossos números são robustos. Chegamos a marca de mais de 70 mil palavras-chaves no top 10 do Google e mais de 170 clientes satisfeitos.
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