A métrica mais importante de qualquer estratégia de marketing digital. É isto que, em linhas gerais, significa o ROI. O seu conhecimento do Retorno Sobre Investimento de uma campanha é decisivo para saber o sucesso e o que precisa ser alterado para obter melhor desempenho.
Mas não basta apenas saber o seu significado. Todo empreendedor precisa entender como funciona essa métrica, o que seus números indicam e, claro, como calcular esse valor tão importante.
É isso o que vamos explicar a seguir.
O que é ROI?
ROI vem do inglês: Return on Investment, ou Retorno sobre Investimento. Em linhas gerais, ele indica quanto foi obtido de retorno a partir de um determinado investimento. Essa métrica é obtida a partir de uma fórmula matemática e irá mostrar para você o quanto foi gasto e o quanto desse gasto reverteu em benefícios para o seu negócio.
O ROI não é uma métrica exclusiva marketing digital, mas dentro dele tem uma importância gigante. Afinal, sem dados e análises, as campanhas e estratégias na internet estão fadadas ao fracasso. A grande vantagem é poder justamente monitorar e adequar, em tempo real, a campanha para obter a meta desejada.
Por que eu preciso entender o ROI?
O conceito do ROI você já entendeu, mas por que dominar ele? Bem, digamos que você esteja fazendo uma campanha em dois canais diferentes: Google Ads e Facebook Ads. Nesse projeto foi investido o mesmo valor em ambas plataformas. E agora? Como entender os resultados? Qual canal converteu mais? Qual mídia é mais interessante para o seu negócio?
Para responder essas perguntas basta olhar o ROI. Com essa métrica é possível entender qual das duas plataformas trouxe mais retorno e o principal: se este é um comportamento padrão ou isolado. A partir de todas essas informações você pode tomar as decisões mais importantes sobre as campanhas. Tudo o que será ajustado, reforçado ou corrigido passa por essa métrica.
Como calcular o ROI?
Você está pensando naquela campanha que está no ar e qual o ROI dela? Tudo bem, nós vamos explicar para você como calcular esse dado. A fórmula é essa:
Na prática seria assim: digamos que sua empresa obteve um ganho de 100 mil reais a partir do investimento de 10 mil em uma campanha digital. Na hora de calcular ficaria 100.000 – 10.000 dividido por 10.000. O resultado é 9. Ao multiplicar por 100 você tem o dado em porcentagem, que, nesse caso, seria 900%. Ou seja, o ROI dessa campanha foi de 900%.
Essa porcentagem não deixa dúvidas do sucesso da ação, mas nem sempre será assim. Mas, antes de você se desesperar, cada investimento, nicho, ação e tipo de abordagem dará a você um número diferente. O grande trunfo é poder fazer pequenos ajustes e analisar se a porcentagem sobe ou desce.
Como aumentar o ROI?
Bem, esta é a pergunta chave para quem chegou até aqui. Como aumentar o ROI? O que significa conversão, sucesso e, claro, vendas. O primeiro ponto é que não existe uma regra. As ações que resultam em aumento do ROI partem de testes, ou seja, você não pode ter medo de falhar. Isto faz parte do jogo.
Porém, ler o ROI em tempo real e fazer os ajustes que ele indica é algo que exige experiência. Principalmente por ter investimento em jogo e ninguém quer perder dinheiro, certo? Por isso, para ter melhores dicas ou ajudar no ROI da sua empresa, entre em contato conosco. Nossa equipe possui profissionais preparados para lidar com estes casos. Nos mande uma mensagem.