Referral Marketing ou Marketing de Indicação é uma técnica que considera o potencial e as possibilidades de vender mais a partir dos seus próprios clientes. Ou seja, é a ideia de motivar esses consumidores, parceiros e mesmo funcionários a indicar os seus produtos ou serviços para os círculos pessoais deles.
Existem muitas técnicas para fazer isto, mas uma das mais tradicionais consiste em oferecer um benefício para ambos, quem indica e quem é indicado.
Por que usar o Referral Marketing na sua estratégia?
Vamos aos dados. De acordo com a Nielsen, um instituto internacional de pesquisa e análise dados, 92% dos consumidores de todo o mundo dizem confiar totalmente na indicação de amigos ou familiares, mais do que em qualquer propaganda. O mesmo instituto mostra que 43% das pessoas se sentem mais à vontade de comprar um produto quando o descobrem nas redes sociais.
Além disso, 68% dos consumidores confiam em recomendações e avaliações online. Um número 10% maior do registrado em 2007. Com essa porcentagem, a avaliação se tornou o terceiro maior fator responsável pela compra.
Com todas essas informações pode-se perceber o motivo pelo qual trabalhar o referral marketing é essencial: autoridade e confiança. Que por sua vez se torna conversão.
Quais são as vantagens do Referral Marketing?
A primeira grande vantagem é o poder de segmentação. Na verdade, de super segmentação. Afinal, você, enquanto consumidor, indica lugares, produtos e serviços para pessoas as quais se sabe que irão gostar daquilo. Existe, inclusive, a frase do autor do livro Contagious, Jonah Berger, que diz: “Ninguém recomenda fraldas para quem não tem filhos”.
Em segundo lugar vale ressaltar o Custo por Aquisição de Clientes. Esse é um grande desafio para empreendedores de todos segmentos e diferentes portes. Com o Referral Marketing, se soluciona facilmente isso. Afinal, o novo cliente chega por uma indicação, em um estágio mais avançado do funil.
Uma consequência direta da vantagem acima é que clientes resultado do Referral Marketing apresentam um ciclo de venda menor. Isto porque ele recebe a indicação de alguém que confia, já cria uma relação de confiança com você e irá entrar em contato quando estiver praticamente decidida a comprar.