Dentro das estratégias de marketing, a persona é uma ferramenta importantíssima para facilitar a criação de campanhas. Fora do marketing, este mesmo conceito pode ajudar seu negócio a evoluir e criar grandes oportunidades para ajudar mais pessoas e trazer bons resultados de venda.
Assim como definir o seu nicho e saber sobre o seu público, estabelecer a persona é mais um passo para a criação de campanhas que têm mais impacto nas pessoas. O modelo da sua persona tem o objetivo de clarear e fazer o profissional entender melhor para quem ele está criando e o que pode ser melhorado para atender aquela pessoa.
Ter a compreensão dessas estratégias de marketing é essencial para se manter competitivo no mercado. O aumento da acessibilidade das informações e ferramentas online permitem que todas as empresas tenham a oportunidade de serem vistas. Por isso, é importante buscar as melhores práticas para se destacar.
Se você não entende o que é persona, o que ela faz por suas estratégias de marketing e como tudo isso funciona, continue lendo o conteúdo abaixo para saber os detalhes mais importantes sobre este conceito.
O que é Persona?
A Persona é o mapeamento do que seria o cliente ideal do seu negócio. Esse trabalho é feito de forma detalhada para que você possa entender características importantes que vão fazer toda diferença na criação de uma campanha de marketing.
A criação de uma persona passa por muita pesquisa sobre o público ideal, analisando todas as informações colhidas de clientes e consumidores do nicho para entender qual é o tipo de pessoa que mais se beneficiará do seu negócio e como ela pode ser impactada da melhor forma por suas estratégias de marketing.
Então, a persona é basicamente o detalhamento do que seria o seu cliente ideal, aquele consumidor que melhor se relaciona com a sua marca e por isso tem mais chances de se fidelizar, interagir com suas campanhas e até mesmo indicar a sua marca para outras pessoas.
Alguns detalhes para definir a persona são:
- Nome
- Idade
- Estado Civil
- Detalhes familiares (quantos irmãos, quantos filhos)
- Profissão e cargo
- Sedentário ou ativo fisicamente?
- Marcas que consome
- Hobbies
- Interesses pessoais
- Detalhes do estilo de vida
- Quais mídias prefere
- Objetivos pessoais
- Objetivos profissionais
- Principais dores do dia a dia
- Objeções quanto ao seu produto/empresa
Tudo isso pode ser utilizado para que você chegue o mais perto possível de quem seria o seu cliente ideal. É interessante acrescentar detalhes que correspondem ao seu nicho. Por exemplo, se o assunto é esportes, vale a pena saber se sua persona acompanha algum, pratica alguma modalidade e muito mais.
Esses detalhes formam uma pessoa, uma personalidade a quem sua empresa vai se dirigir quando criar campanhas ou implementar produtos e serviços.
Como a Persona influencia as estratégias de marketing?
Bem, imagine que você tem uma empresa e tem o entendimento que seu público são mulheres de 20 a 40 anos com filhos. É possível criar uma boa campanha para impactar essas mulheres e gerar uma boa conversão em vendas, somente por saber estes detalhes, não é mesmo?
Mas não seria melhor saber que, ao invés de criar a campanha para mulheres entre 20 e 40 anos com filhos, você está conversando diretamente com a Ana, 35 anos, com duas meninas de 3 e 5 anos, casada, executiva de uma grande empresa, gosta de cozinhar, mas odeia outras tarefas de casa e por aí vai?
Criar diretamente para o seu potencial consumidor permite que você seja certeiro nas campanhas e tenha maior poder de conversão. Pode até ser que você não atinja todas as mulheres do seu público, mas vai ter um impacto muito maior naquelas que têm a necessidade do seu produto ou serviço. Afinal de contas, esse tipo de marketing não é muito melhor?
Entretanto, mesmo que você convença outras pessoas a comprarem o seu produto, o que vai fazer a diferença é impactar aquelas que vão continuar na jornada do cliente e trazer mais lucros ao seu negócio.
A Persona e a Jornada do Cliente
A jornada do cliente começa na necessidade de alguém que precisa resolver um problema ou sanar um desejo e termina na expansão, estágio em que é possível vender mais produtos a esse cliente e fazê-lo se sentir satisfeito ao ponto de falar bem do seu negócio e indicar para outras pessoas.
Portanto, a persona tem um papel importante nessa jornada. Entender quem é o seu público permite personalizar os estágios desse roteiro de relacionamento para que o consumidor se sinta mais confortável e esteja aberto a avançar na jornada.
Existem etapas da jornada do cliente, como o Onboarding, que conhecer a sua persona é fundamental. Dessa forma, você sabe ao certo como o seu produto/serviço impacta o consumidor e o que é preciso fazer para estreitar este relacionamento e avançar para outras etapas.
Por isso, definir uma persona é o que vai fazer a sua jornada do cliente funcionar efetivamente. Da mesma forma, os detalhes da sua persona podem ser responsáveis pelo sucesso de suas outras estratégias de marketing.
A Persona e o Plano de Marketing
A definição da persona é um dos primeiros passos para a criação de um plano de marketing. Mas não se engane, pois pode não haver só uma persona no seu plano e por isso é necessário analisar os dados para entender quem são essas personas e qual será utilizada em cada estratégia de marketing.
Dentro do seu plano de marketing, a ordem de definição desses detalhes é a seguinte:
- Mercado
- Segmento/Nicho
- Público Alvo
- Persona
Essa ordem é uma maneira de afunilar as informações para criar o seu cliente certo. Ainda assim, todos estes detalhes são importantes e cada um tem um papel necessário no projeto.
O seu plano de marketing não engloba somente campanhas de publicidade, pois também existem outros fatores necessários para tornar o seu negócio conhecido.
Podemos citar o exemplo da implementação de uma estratégia de SEO que também é impactada pela persona, uma vez que conhecida, mostra quais seriam as palavras-chaves mais buscadas no momento da necessidade, primeiro estágio da jornada do cliente.
Por isso, não negligencie o seu planejamento de marketing. Defina uma persona!
Conclusão
A persona é uma ferramenta importante tanto para o marketing quanto para outros setores de um negócio. Ela dá a oportunidade do cliente emplacar uma estratégia mais certeira que vai trazer melhores resultados para a sua empresa.
Para fazer a sua persona, é possível utilizar templates, softwares que automatizam o processo ou até mesmo criar uma do zero, colocando detalhes importantes e utilizando as dicas que discutimos mais acima de quais informações essa definição pode conter.
Gostou de saber mais sobre a persona? Acha que ela realmente é essencial depois disso? Compartilhe este conteúdo com quem pode se beneficiar dessas informações e não se esqueça de conferir os outros conteúdos do blog.