O que é Persona?

Sumário

Muitos acreditam que o termo persona pertence unicamente ao universo das estratégias de marketing digital. No entanto, a verdade é que todo negócio precisa entender o termo e, claro, ter suas próprias personas bem estruturadas. Mas você sabe o que é isso?

Persona é uma representação fictícia daquela pessoa considerada a cliente ideal de um negócio. A estruturação de uma persona é feita a partir de dados reais sobre o comportamento, características, motivações, desafios, problemas.

Estas informações funcionam como um guia para a produção de qualquer estratégia de marketing, vendas e posicionamento no mercado. É com ela que você deve se comunicar para conquistar seus objetivos.

Persona x Público-alvo

Uma dúvida bastante comum que pode surgir para quem tem seu primeiro contato com o termo é qual sua diferença para público-alvo. Em linhas gerais, o público-alvo é grupo alvo, por exemplo, pessoas de uma determinada cidade, faixa etária e renda.

Já a persona é um estudo de personificação desse público-alvo, para que se torne mais fácil entender e se comunicar de forma efetiva. Ou seja, um é mais abrangente e outro é específico e humanizado.

O que é Buyer persona?

A buyer persona é o retrato do cliente ideal.  Podemos dizer que é como se fosse um funil  no sentido de personalidade dos clientes, diferente do público-alvo que é mais abrangente. É o perfil demográfico e comportamental ideal dos compradores,

Por isso que a Buyer persona deve ser a base para as ações elaboradas por sua equipe, até porque  é a partir dela que se sabe a eficácia ou não das estratégias adotadas para o engajamento e atração do público determinado. 

O que é Brand persona?

Enquanto a buyer persona é a representação do cliente, a brand persona fala em nome da empresa.  É uma representação física da organização. Em outras palavras, é a cara da empresa. É a partir da brand persona que características como o tom de voz e do jeito de se expressar da marca são definidas .

Toda empresa precisa de uma persona?

Quanto mais efetiva e direcionada a sua estratégia de marketing e vendas for, maior é a probabilidade dela conquistar resultados. Uma persona é resultado de um estudo profundo para entender a realidade, pensamentos, necessidades, gostos e dores. Inclusive, muitas empresas possuem mais de uma persona.

Por exemplo, o seu negócio tem como público-alvo mulheres de 25-45 anos. Sendo assim, ao criar uma campanha genérica você corre o risco de não impactar essas mulheres, pois cada faixa etapa possui suas próprias necessidades, pensamentos e problemas.

Por isso, o melhor é você desenvolver uma persona de 25 anos e outra de 45, com um estudo completo de cada uma e, a partir daí, campanhas diferentes para cada uma.

Assim, com personas bem definidas você consegue:

–Identificar qual melhor conteúdo para uma comunicação;

–Encontrar as chamadas e imagens que mais se aproximam da realidade dessas pessoas;

–Entender os problemas e propor as soluções mais efetivas.

Quantas persnonas são necessárias criar?

Precisamos partir do princípio de que as personas são para definir as ações de comunicação. Portanto, quanto mais personas forem desenvolvidas, mais indicadores serão avaliados para medir os desempenhos. 

Duas personas são consideradas um número bom de trabalhar. Além disso, a empresa precisa ter uma equipe grande de marketing digital e bastante maturidade no desenvolvimento desses conteúdos.  Portanto, crie o número de personas necessário e que esteja ao seu alcance. 

Os benefícios da persona no marketing digital

Já vimos em tópicos anteriores que a criação de persona é importante para uma comunicação mais efetiva e assertiva com o público-alvo. E no marketing digital isso não é diferente. Trata-se de uma estratégia fundamental para engajamento e atingir melhores resultados. Veja alguns desses benéficos proporcionados pelo estudo de personas no marketing digital.

– Redução do custo de captação por lead, tornando a mensagem mais assertiva.

– Variações de ofertas e produtos para conquistar mais aderência

– Definição do conteúdo, através dos principais problemas e dúvidas do público.

– Definir melhor o tom de voz da empresa

– Entender qual o impacto de seu produto ou serviço no seu público

– Definir os canais de comunicação com o seu público

Como criar uma persona?

Bem, para desenvolver uma persona você precisa de informações concretas sobre o universo dela, por exemplo: idade, profissão, cargo, objetivos de vida, problemas do desafio, hábitos…enfim, quanto mais informações, maior a probabilidade de sucesso de sua comunicação.

Essas informações podem ser obtidas por meio de pesquisa, entrevistas, grupos de análise, dados do mercado e toda fonte de dados disponíveis. A partir daí, o próximo passo é criar conteúdo e campanhas com base nesses dados.

Seu negócio já tem personas estruturadas? Já sabe como utilizar essas informações? Entre em contato com nosso time de especialistas e descubra como potencializar a sua empresa no mercado.

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