Sempre apresentamos por aqui as novidades do Facebook. Lembra quando contamos sobre a chegada do Facebook E-commerce e falamos sobre o que é o Facebook ADS? Então, se prepara que hoje vamos conversar sobre a mais recente atualização dessa rede social global: Podcast no Facebook.
A febre dos áudios chegou ao Facebook
Após a criação de salas de áudio ao vivo para usuários do iOS, chamadas de Live Audio Rooms, o Facebook também decidiu investir nos podcasts.
No Live Audio Rooms, membros de grupos se reúnem em salas para conversas por voz ao vivo na rede social. O serviço se baseou no sucesso do Clubhouse. A chegada dessas salas já foi assunto em um dos nossos artigos por aqui também.
Já a chegada dos podcasts são inspirações oriundas dos produtos de áudio oferecidos desde 2015 na plataforma do Spotify.
Podcast no facebook
O Facebook é uma das maiores redes sociais do mundo na atualidade e para não perder usuários que buscam cada vez mais conteúdo através de áudios, ao analisar o crescimento de seus concorrentes, decidiu iniciar em junho deste ano a sua mais recente novidade: a ferramenta de podcasts.
Com ela, é possível transmitir programas de rádio que são ouvidos pela internet a qualquer hora do dia e criar clipes dos programas favoritos de cada ouvinte. Mas a novidade só está disponível até agora em alguns lugares com objetivo de ser testada.
Ainda não chegou ao Facebook Brasil?
A novidade está sendo chamada de “Facebook Voice Clips”, mas ainda não chegou ao Brasil.
Por enquanto, a criação de podcasts está em fase de teste e restrita a usuários específicos dos EUA que possuem produtos consolidados e que são populares na rede social. Mas não há limites para o número de ouvintes. Já estamos ansiosos para experimentar!
Como postar podcast no facebook?
Agora que já sabe tudo sobre o último lançamento do Facebook, que tal sair na frente dos seus concorrentes e já descobrir como será possível fazer um podcast no facebook?
Todos os detalhes ainda não foram revelados. Mas não haverá segredo e nem dificuldade no uso de podcast no Facebook.
Os primeiros passos começam após realizar as gravações de áudio. Será permitido vinculá-las no programa do Facebook, gerando automaticamente um post a cada novo episódio lançado e uma atualização na guia chamada Podcasts.
A função dos clipes precisa ser autorizada por cada podcaster. Mas a formação de clipes poderá ser usada por qualquer um, após ser liberada pelos criadores. Essa liberação permitirá extrair até um minuto do áudio para usar em posts próprios e compartilhar o conteúdo inteiro.
A opção dos clipes é um recurso positivo para os criadores, porque aumenta a visibilidade e o engajamento do podcast.
Uma possibilidade de criação de áudios curtos, criativos, compartilháveis e editáveis com uso da voz também está sendo estudada.
Por que investir em podcast pelo Facebook?
Se você já produz podcasts em outras redes sociais, utilizá-los no Facebook poderá potencializar o alcance dos seus conteúdos e gerar melhores resultados de engajamento e fidelização de seguidores, sem a necessidade de competir com seus produtos já apresentados no Spotify.
–
Gosta de conteúdos sobre as novidades nas redes sociais? Interaja conosco e deixe seu comentário ou sugestão! E aproveita também para receber informações sobre nossos artigos pelo Facebook.