O planejamento estratégico é uma obrigação, e para executá-lo com eficácia e de forma contínua, os gestores utilizam muito uma metodologia conhecida como ciclo PDCA.
Ciclo PDCA: Você sabe o significado dessa sigla e a importância dela para o Marketing da sua empresa? Acompanhe nosso artigo e descubra.
Um dos maiores desafios dos gestores das empresas, incluindo os marqueteiros, é conseguir ser cada vez mais competitivo mantendo a excelência.
Por isso, estão constantemente em busca de ferramentas que os auxiliem a aperfeiçoar seus processos. O intuito principal é reduzir custos, aumentar a satisfação do cliente e consequentemente a lucratividade do negócio.
Esses métodos também evitam grandes, médias ou pequenas tragédias, diminuindo os riscos e traçando com cuidado os objetivos e metas que devem ser alcançados. Essas combinações de procedimentos são apenas o início do processo que resulta no sucesso da organização.
Neste contexto o planejamento estratégico é uma obrigação, e para executá-lo com eficácia e de forma contínua, os gestores utilizam muito uma metodologia conhecida como ciclo PDCA.
Neste post você vai compreender mais sobre esse sistema de gestão chamado ciclo PDCA. Boa leitura!
Ciclo PDCA: O que significa?
O ciclo PDCA foi criado na década de 20 por Walter Andrew Shewhart, um físico norte-americano conhecido por ser pioneiro no controle estatístico de qualidade.
Entretanto, ele foi popularizado no mundo todo por outro americano, o professor William Edwards Deming, na década de 50.
Considerado o “filósofo do movimento de qualidade”, Deming foi reconhecido por sua importância para a melhoria dos processos produtivos nos EUA durante a segunda guerra. Além disso, recebeu em 1951, o Prêmio Nacional da Qualidade: Prêmio Deming, em sua homenagem, por seu trabalho de consultoria com executivos japoneses.
O ciclo PDCA é chamado assim devido ao nome em inglês de cada uma das 4 etapas que o compõem:
Plan (Planejar), Do (Executar), Check (Verificar), Act (Agir).
- P: do verbo “Plan”, ou planejar.
- D: do verbo “Do”, fazer ou executar.
- C: do verbo “Check”, checar, analisar ou verificar.
- A: do verbo “Action”, agir de forma a corrigir eventuais erros ou falhas.
Ou seja, essas 4 etapas que integram o ciclo PDCA são utilizadas para melhorar produtos, serviços e processos. Quando você “planeja, executa, verifica e age”, está trabalhando no aprimoramento contínuo do seu negócio, diminuindo custos, acelerando rotinas e eliminando erros.
Portanto, o ciclo PDCA têm como princípio tornar mais ágeis e claros os processos de gestão, fazendo com que cada um dos seus 4 passos sejam importantes. A intenção é gerar uma conexão aprofundada entre suas formulações e usos, deixando bem claro que não há como elaborar um ciclo PDCA sem uma de suas partes.
Ele é aplicado principalmente nas normas de gestão e deve ser utilizado em qualquer empresa de forma a garantir o sucesso nos negócios. Independentemente da área ou departamento, traz para dentro da organização a facilidade de observar quais melhorias podem ser realizadas, que ações tomar, como executar um projeto e planejar.
Como o nome mesmo indica, o “ciclo PDCA” é cíclico. Então, deve ser aplicado repetida e sistematicamente para que tenha efeito a médio e longo prazo. Assim, as suas etapas devem ser sempre executadas na ordem da sigla.
O ciclo PDCA começa pelo planejamento. Em seguida a ação ou conjunto de ações planejadas são executadas. Logo após checa-se o que foi feito, se estava de acordo com o planejado, e toma-se uma ação ou é feita a amenização dos defeitos na execução.
É por isso que o ciclo PDCA é tão simples e eficiente, e conquistou espaço entre os modernos métodos ágeis.
CICLO PDCA: QUANDO FAZER?
O ciclo PDCA deve ser executado para problemas em que a solução está difícil de ser encontrada.
Ele pode ser utilizado em sua configuração original para o planejamento da qualidade. Nele, são definidos novos padrões para a melhoria da qualidade, e quando os padrões já existentes serão alterados com o objetivo de atingir determinado resultado.
Ciclo PDCA: Como ele afeta o Marketing da sua empresa?
Os profissionais que atuam na área do Marketing costumam ter um perfil multitarefa no seu trabalho, o que gera um grande desafio para organizar as milhares de ações e processos que são desenvolvidos.
Por isso, a aplicação do ciclo PDCA vem sendo muito utilizada nesse setor. Para corrigir todos os equívocos relacionados à gestão.
É que diferente de outros departamentos em uma organização, não é comum o setor marketing ser visto operando sob qualquer metodologia de gestão.
Sendo assim, implantar um acompanhamento de ações como o ciclo PDCA vai contribuir significativamente para refinar a operação de marketing aplicando uma visão de longo prazo baseada em pesquisa, orçamento, objetivos estratégicos, recursos operacionais e financeiros, sem nunca perder o acompanhamento diário como essência.
Então, se você trabalha no marketing ou possui um em sua empresa, a dica é focar na estruturação e no acompanhamento. Pare de criar novas ações e foque primeiro em implementar por completo cada uma para só depois partir para novos planejamentos.
O objetivo do ciclo PDCA é garantir um processo de melhoria contínua, em que se garante o tratamento das anomalias visando aumentar a produtividade e otimizar o gerenciamento dentro das empresas.
Aplicando o Ciclo PDCA
Agora que você sabe o que é e como funciona o ciclo PDCA, chegou o momento de saber como aplicá-lo em seu negócio.
Veja:
1. PLANEJAR
O planejamento é a base de qualquer negócio de sucesso. Exatamente por isso esta é a primeira etapa para executar com qualidade o ciclo PDCA.
Desse modo, a primeira etapa do PDCA busca:
- Identificar um problema;
- Encontrar um processo;
- Estabelecer metas;
- Analisar o problema;
- Planejar uma ação.
2. EXECUTAR
Na segunda fase o plano de ação criado começa a ser praticado, por essa razão é necessário que você saiba exatamente como fazer um PDCA.
Isso porque a execução do projeto é a parte mais importante do ciclo PDCA, tendo que ser acompanhada de perto o tempo todo. Desse modo, você garante o PDCA de qualidade, além de conferir se todas as ações foram tomadas.
Portanto, faça anotações e tente colher todos os resultados, sejam eles bons ou ruins, de cada tarefa executada pela sua equipe. E jamais esqueça: Se não deu certo da primeira vez, aprenda com os erros e melhore na próxima.
3. VERIFICAR
Assim que você tiver executado todas as ações do seu PDCA administração, é o momento de verificar quais foram os retornos obtidos.
É importante salientar que esta etapa pode ser tomada a partir do momento em que você começa a executar (Do) o seu plano de ação, uma vez que fica mais fácil mensurar o que está acontecendo.
No entanto, também é possível colher todos os resultados assim que o plano de ação tiver terminado.
E isso graças às ferramentas que verificam se os processos estão alcançando o objetivo proposto desde o planejamento.
No fim, assim que você souber PDCA como fazer, vai entender que esta etapa serve para encontrar erros e acertos de todo o processo.
4. (AGIR): Como usar o ciclo PDCA nos projetos?
Além da gestão da sua agência, é possível e importante realizar treinamentos na empresa para que o ciclo PDCA não seja apenas uma ferramenta de escritório. O método deve ser absorvido pela cultura da empresa, que terá uma mentalidade focada no desenvolvimento contínuo e na otimização dos processos.
Dessa forma, também é possível explorar o ciclo PDCA na gestão de projetos. Como as agências digitais costumam dividir equipes para melhorar o relacionamento e aumentar o sucesso com seus clientes, uma forma de contar com a estratégia é levá-la a esses times.
Ter um gerente de projetos é fundamental, afinal ele é responsável por:
- Definir metas;
- Acompanhar o desenvolvimento das campanhas;
- Entender se a lógica de produção está de acordo com o cronograma;
- Garantir as entregas dentro dos prazos estipulados;
- Avaliar a qualidade do que é desenvolvido para os clientes.
Seu papel tem muitas atividades em comum com o gestor da agência, e o ciclo PDCA pode ser uma oportunidade de otimizar o desempenho dos times que ele monitora. Para isso, é importante que todos entendam como funciona o processo e sejam estimulados a colaborar, sugerindo soluções ou apontando possíveis falhas.
Conclusão:
Conforme vimos ao longo do artigo, o ciclo PDCA ajuda a tornar as empresas que vivenciam sua filosofia mais competitivas, buscando a melhoria constante e a visão de longo prazo. Gostou deste material?