Se o SEO permite aumentar a visibilidade de pesquisa da sua marca e as redes sociais oferecem caminhos de acesso aos links de exposição dos seus conteúdos, já pensou como essa união entre SEO e Redes sociais pode trazer melhores resultados a partir de estratégias de conteúdo adequadas para a sua empresa?
As técnicas de SEO são bases que sustentam um blog ou site de sucesso e também devem estar conectadas às aplicações nas mídias sociais. Apesar de ainda não fazerem parte dos fatores de rankeamento de uma página, as redes sociais exercem grande influência na descoberta e na propagação de conteúdos.
Se você possui uma conta em redes como Facebook e Instagram, ao navegar pelas postagens dos seus amigos virtuais, já deve ter encontrado diversos conteúdos em que estes se identificaram e decidiram compartilhar com outros leitores.
Esse compartilhamento não revela apenas a identificação da pessoa com a temática, contribui também para o aumento do alcance dos post e da taxa de engajamento do produto, dando um sinal positivo para os algoritmos dos buscadores.
Ou seja, as redes sociais são fatores diagnósticos sobre os interesses dos seus clientes e até, avaliadores ideias da ampliação da visibilidade da sua marca. Isso é possível no momento em que o maior ou menor compartilhamento de seus conteúdos nas redes sociais indica que seus posts são interessantes e necessários para seus clientes.
Avaliar suas operações de marketing nas Redes Sociais significa prevenir prejuízos e ampliar aperfeiçoamento de seus negócios. A quantificação do desempenho da visibilidade da sua empresa responderá pelos possíveis lucros alcançados a partir de atividades nas redes sociais.
Pesquisas da CognitiveSEO já identificaram relações crescentes entre a interação das pessoas nas redes sociais a partir de ações como compartilhamentos e curtidas com o ranqueamento de sites através do Google e de outros mecanismos de pesquisa.
SEO e Redes sociais: Faça sua marca se tornar conhecida e difundida
Sabe aquele público alvo que curte o produto da sua marca, mas ainda não conhece a sua empresa? As redes sociais, se bem desenvolvidas e aliadas ao SEO, oferecem essa descoberta da maneira mais pessoal e confortável ao leitor.
Através dessas redes, é possível criar engajamentos com os leitores, proporcionar conteúdos de identificação da sua marca, e assim, alcançar potentes geradores de tráfego de novos clientes para seu blog ou site.
Para além dos momentos de busca em plataformas digitais de pesquisa, o leitor pode ser “fisgado” ao encontrar um conteúdo de seu interesse que esteja agregado a valores, em sua opinião. E as redes sociais hoje são espaços que oferecem esses diálogos, permitindo às pessoas demonstrarem se gostaram ou não do que foi oferecido.
Esses métodos de respostas são as chaves de impulsionamento do reconhecimento da sua marca.
Invista em conteúdos que aumentem a visibilidade do seu negócio
A conexão entre SEO e redes sociais exige material online de qualidade e com frequência para uma visibilidade maior do seu negócio. Produza conteúdos com temáticas aprofundadas e conectadas com seu público alvo.
Se os leitores encontram valor no que está sendo ofertado em seus posts, eles fazem o material alcançar amigos, familiares e outros parceiros comerciais. A circulação dos conteúdos aumenta e a procura por mais materiais também, permitindo uma duradoura vida útil para as suas postagens e trazendo boa reputação para sua empresa.
Por isso, para além da união de SEO e Redes sociais, é importante conhecer seu público alvo, identificar os valores e a missão da sua marca e criar conteúdos bem desenvolvidos a partir desses conhecimentos.
Pois, se o conteúdo não ofertar impacto significativo para as pessoas, ele passará despercebido e demonstrará o quanto suas estratégias de marketing digital estão ineficientes.
Essas respostas, positivas, negativas ou neutras do público sobre seu material informam indiretamente as plataformas de pesquisa sobre a qualidade do que você está produzindo e sobre a reputação que a sua marca está alcançando.
SEO e redes sociais: Em quais redes sociais investir?
O segredo é investir nas redes em que o seu público está!
Seja Youtube, Instagram, Facebbok, Linkedin, Whatsapp ou outra, é importante primeiro ter clareza do seu produto ou serviço, identificação do seu público alvo e entendimento de quais aspectos dialogar para escrever com estratégia, segurança, persuasão e compromisso.
Cada rede tem uma linguagem própria. Então, é interessante pensar que se um mesmo leitor interagir em diferentes plataformas de comunicação da sua marca, ele irá esperar que você atenda a linguagem adequada de cada canal que ele acessou.
É preciso lembrar também das pessoas que escolhem ter poucas ou apenas uma rede social, exigindo serem contempladas nos meios escolhidos. Personalização de cada rede e, ao mesmo tempo, interligação são as chaves do investimento em redes sociais.
Após você definir quais redes sociais irá criar, reforce atividades de interação por meio de grupos sociais, enquetes, fóruns, campanhas de promoção, entre outras, para que você não fique só esperando o seu público chegar. Encontre-o! E apresente o que há de melhor na sua marca em todos os posts e a cada chamada para o diálogo.
Como desenvolver material de qualidade em redes sociais? 5 dicas
1 | Comece!
É preciso investimento de tempo em pesquisas, definição de temas, títulos e diversos outros fatores que podem gerar conteúdo relevante através de canais espontâneos que facilitam o compartilhamento social.
2 | Escolha bem suas imagens
Aquele lance de que “uma imagem vale mais que mil palavras” se enquadra bem para as trocas de informações rápidas em redes sociais. Imagens objetivas e fáceis de serem interpretadas, com mensagens claras e atraentes é ideal para conquistar um leitor.
3 | Aproveite seu conteúdo pronto para cativar seu público
Um exemplo de relação entre SEO e Redes sociais é a divulgação de seus blog-posts mais acessados. Basta adaptar a linguagem usada nas legendas, para aumentar o engajamento. Desta forma, você consegue cativar seu público com envolvimento a partir de links externos, incentivando o compartilhamento da sua marca e estimulando os critérios de SEO.
4 | Alinhe seus diversos canais de comunicação e otimize seus perfis
Ao encontrar sua marca, seu cliente se sentirá seguro e confortável em navegar por uma página que oferece o que a sua empresa promete. Ofereça também atendimento rápido, prático e eficiente através de todos os seus canais. A credibilidade e a fidelidade vem com a qualidade do produto ou do serviço junto com uma ótima performance na resolução de problemas.
5) Organize seu conteúdo através de hashtag
As hashtags agrupam assuntos em categorias e facilitam o encontro de conteúdos relacionados a determinados temas, servindo como ferramenta de pesquisa e divulgação.
Por isso, defina as palavras principais do seu conteúdo e as transforme em hashtag! Isso facilitará outras pessoas a encontrar seu produto nas categorias de assuntos que descrevem a sua marca.
Ter sua equipe de marketing com a cara da sua empresa é garantir as melhores estratégias para o seu negócio. O time da WebShare é o maior especialista em Google do mercado. Traga o seu negócio para a nossa equipe, e vamos juntos traçar as estratégias necessárias para levá-lo ao topo da SERP.