Uma estratégia de conteúdo certeira é o coração do Inbound Marketing. Entretanto, alguns produtores ficam confusos sobre como ranquear dentro dos motores de busca e ainda assim conseguir focar no cliente ideal. A pergunta correta é: Personas ou SEO? Devo mesmo travar uma disputa entre ambos?
Tráfego é essencial e leads qualificados são necessários. Ao chegar a essa conclusão, percebe-se algo desesperador: o time de conteúdo não tem ideia sobre onde concentrar seus esforços.
Uns agradam gregos, outros satisfazem troianos. Entretanto, na verdade, ninguém têm a mínima noção sobre qual é o caminho mais adequado. São dardos atirados em um alvo que está totalmente no escuro.
Essa também é a sua dor? Bem-vindo ao clube. Vamos desvendar juntos esse mistério, e descobrir qual é a estratégia verdadeiramente poderosa para tornar seus conteúdos um ímã de clientes.
Os especialistas em Google da WebShare estão em seus postos. Vamos lá!?
A relevância das personas nas estratégias
Imagine que você é psiquiatra e um paciente quer iniciar um tratamento com você.
Ao chegar, ele expõe o que está sentindo sem ter ideia das causas. Então, como médico, você começa a administrar a situação fazendo algumas perguntas estratégicas, procurando entender o contexto de vida do paciente e conhecê-lo melhor.
Através deste levantamento de dados, você consegue não somente determinar onde tudo começou, como a melhor forma de ajudá-lo a superar seus problemas. Você sabe que tem o que ele precisa.
Persona é o cliente ideal de qualquer negócio. Para o marketing, ela é a diretriz de todas as estratégias, independente da área de atuação. Em outras palavras, ela é o paciente que precisa solucionar uma dor e encontra na sua empresa o remédio.
É desenhada a partir de um conjunto de características comuns do seu público-alvo, o que a torna mais humanizada.
Não limite-se: uma mesma marca pode ter algumas personas . Porém, se uma é pouco, várias são demais. Concentre-se nos aspectos importantes, para não perder o foco.
CUIDADO, NÃO CONFUNDA!
A persona não é um grupo de pessoas das quais você adquiriu informações gerais como cidade onde mora, sexo e idade. É um perfil personalizado, que permite a você tratá-la como se fosse uma amiga próxima. Ela tem nome, endereço, estado civil, profissão, hobbies, desejos, desafios e anseios.
O que o SEO tem a ver com conteúdo?
Agora que você conheceu melhor o papel das personas, vamos à importância do Search Engine Optimization, o nosso inestimável SEO. Esse é o cara que está do outro lado do nosso ringue, né!?
Dúvida metódica:
WebShare, canso de ver por aí artigos de blog que repetem alucinadamente a palavra-chave de foco. Isso é o SEO no conteúdo?
Resposta categórica:
NÃO!
Na época dos dinossauros da internet, isso até poderia fazer um certo sentido. Todavia, hoje é um erro colocar essa prática em jogo, pois os buscadores odeiam páginas extremamente otimizadas. Aliás, esse é um fator preponderante para a desclassificação.
Sim, eles têm sentimentos e sentem-se enganados.
TUDO BEM, JÁ SABEMOS DISSO. MAS E O CONTEÚDO?
É aí que está a grande sacada.
É necessário prestar atenção às otimizações existentes: On Page e Off Page.
A partir do momento que ambas são levadas em consideração, o algoritmo do Google começa a julgar que sua página tem valor e começa a apresentá-la em seus resultados.
Isso quer dizer que…
Ao entregar conteúdo de qualidade, aliado a um SEO bem feito, você tem tudo o que os motores amam para levá-lo ao encontro dos pesquisadores.
Agora, após toda essa explicação necessária, chegamos onde queríamos: é melhor mirar em personas ou SEO? Veremos a seguir!
Quem deve receber minha atenção: personas ou SEO?
Você deve estar extremamente indeciso. Afinal, vimos que realmente precisamos das personas em nossas estratégias, e que o SEO é fundamental para sermos encontrados.
Vamos à nossa pegadinha do malandro:
AMBOS DEVEM SER SUA PRIORIDADE.
MAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAS, QUE? COMO?
Simplesmente, porque um complementa o outro. Você tem que escrever suas copys focando em suas personas e adicionando o máximo de táticas para otimizá-las.
Os mecanismo avaliam muitos pontos para ranquear um conteúdo. Entre eles a relevância e a autoridade. Você só consegue tornar-se importante, se os públicos lhe encontrarem e permanecerem com você.
Portanto:
- Para ser descoberto, você precisa aparecer no topo da SERP;
- Para criar relacionamento e audiência, é obrigatório conhecer suas personas e saber para quem escrever.
Personas ou SEO: acostume-se a pensar nos dois como irmãos inseparáveis.
Personas ou SEO: Onde construir conteúdo
Quando falamos em conteúdos você pensa logo em blog, né!? Tudo bem, esse é um dos principais canais para difundi-los, porém, entenda que não é o único. Considere:
Construir e-Books;
Embora você precise de um pouco mais de fôlego – e tempo à disposição -, um e-book é ótimo para nutrição de leads. Eles são perfeitos para aquisição de novos contatos, abastecendo a sua base. Você pode posicioná-los em uma Landing Page e divulgá-los dentro de blogs, do seu site, em e-mail marketing, em suas redes sociais, etc.
Jogar conteúdo nas Redes Sociais;
Sabia que todas elas também podem ser otimizadas? Aqui mesmo, no Blog, temos alguns conteúdos que falam sobre SEO para Instagram ou SEO para Youtube, por exemplo. Despertar a curiosidade, caprichar no design e fazer copys que façam sentido para suas personas são estratégias de ouro. Convenhamos, quase todo mundo está lá!
Publicar vídeos e imagens;
Eles engajam e muito as personas. A produção de conteúdo em vídeo ou as imagens atrativas são fontes excelentes para propagar conteúdo. Aliás, eles podem ser utilizados em diversos canais e são muito fáceis – mesmo – de serem multiplicados. Aliás, captar a atenção através deles é uma das formas mais rápidas de obter retorno e medir as estratégias.
Produzir infográficos.
Eles são mais trabalhosos, exigem bons conhecimentos em design, porém, transformam o texto de forma positiva. Lembre daquele conteúdo maçante, cheio de dados e números extensos, que você leu nos últimos tempos. Um bom infográfico certamente ajudaria a melhorar as interpretações, tornaria a leitura mais dinâmica e deixaria tudo mais agradável, concorda!?
Personas podem melhorar o desempenho do seu SEO
- Fazer conteúdo sem sentido vai lhe levar onde você quer chegar? Responda você mesmo essa pergunta.
- Apenas para lhe auxiliar no raciocínio, vamos pontuar as seguintes informações:
- Disponibilizar um conteúdo que satisfaça suas personas, auxiliando no seu objetivo de marketing digital, é melhor do que produzir diversos materiais sem propósito;
- Para aparecer no Google, é essencial que você otimize suas produções, sem esquecer de dar-lhes um direcionamento, mostrando as dores que você consegue resolver;
- Não gaste tempo criando soluções que não convertem. Promova os seus melhores conteúdos, atualize-os e mostre o seu valor aos leads e aos motores de busca;
- Queira aparecer organicamente. Investir em anúncios patrocinados também é bom, mas o melhor de tudo é ser reconhecido por pessoas e algoritmos por sua autoridade e qualidade.
Os especialistas em Google lhe ajudam a criar suas personas e fazer o SEO mais eficiente
Vamos bater o martelo: É ineficiente produzir conteúdos direcionados somente para SEO ou personas. Ambos precisam estar em seu planejamento, sendo companheiros de jornada. Nunca separe-os!
Aqui na WebShare, você conta com o time mais qualificado do mercado. Venha traçar suas estratégias de Marketing Digital com a gente. Com o nosso auxílio, sua marca estará sempre no topo.