Explicando de uma maneira simples, as heading tags são os títulos e subtítulos de um texto na internet. Elas ajudam você a organizar e hierarquizar um artigo publicado em seu site.
Você sabe que é muito melhor ler um texto na internet que esteja organizado, dividido em tópicos, com subtítulos, bem hierarquizado, do que simplesmente um conteúdo que seja corrido de pura escrita.
Pois saiba que o Google pensa o mesmo! Portanto se sua página tem um artigo organizado, “respirável”, ele tem muito mais chances de subir no rankeamento do buscador.
Preocupada em sempre preparar ótimos conteúdos sobre marketing digital, a WebShare vai explicar tudo que você precisa saber sobre heading tags e porque elas são uma ferramenta importante para o rankeamento do seu site. Acompanhe!
O que são as heading tags
Já resumimos na introdução o que são as heading tags, agora partiremos para uma definição mais técnica delas.
Elas são ferramentas de programação HTML aplicadas para destacar títulos e subtítulos de uma página. Elas são utilizadas na estrutura e na hierarquização do conteúdo.
Quais são as heading tags?
Existem seis heading tags (H1,H2,H3,H4,H5 e H6) e são bem simples de entender. Elas contêm uma hierarquia, sendo a H1 a mais importante e a H6 a menos importante.
A H1 é o título principal da página. Uma H2 é um subtítulo da H1. H3 é um subtítulo de uma H2. H4 é um subtítulo de uma H3 e assim por diante, até chegarmos na H6.
É muito difícil que uma página chegue até o H6, pois o assunto abordado teria que ser muito compartimentado para isso. O normal é encontrarmos textos até H3, muito raramente H4.
Exemplos de heading tags
Uma boa referência para você entender como funciona a hierarquia das heading tags é a geografia. Qual a ordem correta do local de residência de um cidadão de Santos?
- H1 Mundo
- H2 América do Sul
- H3 Brasil
- H4 São Paulo
- H5 Santos
- H6 Gonzaga (Bairro de Santos)
Perceba que há uma hierarquia clara de que um local pequeno está inserido em um local maior e assim por diante.
Qual a importância do uso das heading tags
Você já deve ter ouvido falar em SEO. É um conjunto de técnicas que serve para otimizar sites com o objetivo de alcançar um rankeamento maior no buscador do Google.
Essa estratégia é essencial para gerar leads, aumentar seu número de clientes e consequentemente o seu faturamento.
Dentre essas técnicas, está o conteúdo do seu site. As páginas precisam ter uma boa qualidade. Os artigos precisam ser bem escritos, organizados, hierarquizados e padronizados.
Nesse momento, utilizar as heading tags pode te ajudar a melhorar o seu site. Deixando o seu conteúdo mais agradável ao leitor e ao Google.
Outro fator que agrega importância à utilização das heading tags é o emprego correto das palavras-chave ao longo da página, incluindo nas H1, H2, H3, H4….
Portanto, organizar um texto com título e subtítulos é muito importante para a leitura, mas também para a estratégia de SEO, destacando bastante a palavra-chave.
Erros mais comuns
Porém você precisa ter alguns cuidados para que as vantagens de utilizar as heading tags não se tornem desvantagens na verdade.
Keyword stuffing
Acabamos de incentivar que você use as palavras-chave na H1, H2, H3… mas cuidado! Não exagere. Essa é uma prática chamada de keyword stuffing, a tradução livre é “entupimento de palavra-chave”.
Os bots do Google entendem que ao repetir exageradamente a palavra-chave em um texto ou nos títulos e subtítulos, você está tentando enganá-los dando prioridade a keyword em detrimento do conteúdo em si da página.
Se não houvesse esse “limite”, algum espertinho poderia fazer um texto contendo apenas a palavra-chave repetida infinitamente e a página estaria muito bem rankeada.
Mas o Google é esperto e inclusive pode punir seu site de acordo com os termos e condições. Use palavras-chaves, mas não exagere!
Não repita heading tags em páginas diferentes
Cada página sua deve ser única. Repetir heading tags em diferentes textos seus é muito prejudicial. Isso confunde o leitor e todo o esforço para convencer o usuário a entrar na página pode ser em vão.
Portanto, seus textos e principalmente suas heading tags devem ser originais e únicas. Assim você terá segurança em proporcionar uma boa experiência ao leitor.
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O bom uso das heading tags aliado a uma estratégia correta de SEO pode impulsionar o seu site nas buscas do Google, trazendo usuários para a sua página e possibilitando leads e conversões para o seu negócio.
Mas montar esse plano não é algo fácil, o certo é contratar profissionais capacitados para essa missão. Aqui na WebShare somos especialistas em SEO. Não perca tempo e entre em contato conosco.
E aí, curtiu esse artigo sobre heading tags? Quer saber mais sobre o mundo do marketing digital? Acesse nosso blog e veja diversos artigos sobre o tema!
Ressaltando que a Webshare é uma SEO First Company, especializada em gerar as melhores estratégias digitais para nossos clientes.