Desde que o Facebook anunciou a troca de nome para Meta, em outubro do ano passado, o termo metaverso começou despertar a curiosidade de muita gente. Afinal de contas, o que significa o conceito?
Trata-se de uma extensão da vida no universo virtual. Ou seja: trata-se de uma realidade paralela, onde é possível criar um avatar e realizar diversas ações como comprar em lojas, assistir shows e interagir com os demais participantes.
Em outras palavras, o metaverso é um mundo virtual que integra o real, onde aqueles que estão lá podem vivenciar experiências diferentes. Tudo isso por meio de tecnologias de realidade virtual ou aumentada.
O metaverso pode estar em diversas áreas como na educação, por exemplo. Nesse caso, é capaz de promover simulações de ambientes permitindo que os alunos tenham vivências reais das atividades. Já no e-commerce, os consumidores podem experimentar roupas e outros acessórios de maneira virtual e remota.
Quando surgiu o conceito?
Ao contrário do que se imagina, o metaverso não é uma ideia nova. O conceito foi utilizado pela primeira vez em 1992, no livro de ficção científica “Snow Crash”,do escritor norte-americano Neal Stephenson.
A história da obra é sobre a possibilidade das pessoas se ausentarem da realidade, irem para um mundo paralelo e lá assumirem uma vida diferente .
Mais tarde, algumas tentativas de realidade virtual para promover um tipo de metaverso foram feitas. Um bom exemplo é o jogo “Second Life”, desenvolvido em 2003.
Como funciona o metaverso?
Para participar desse universo, primeiro é preciso fazer um avatar e acessar o ambiente. Essa imersão é feita através de um óculos de realidade aumentada. Entretanto, há muitos metaversos desenvolvidos e os detalhes de acesso variam.
A intenção é que os avatares possam fazer quase tudo nesse ambiente, desde ir ao cinema, fazer compras e conversar com outras pessoas.
É importante salientar que há transação de valores no virtual. Portanto, tudo o que você compra lá, tem preço no mundo real. O pagamento no metaverso precisa ser realizado com algum tipo de criptomoeda.
Futuro do metaverso
Com a nova revolução tecnológica, o metaverso passa a ser um futuro próximo à nossa realidade. Declarações de especialistas também dão conta disso. Não é à toa que empresas multinacionais como Nike e Microsoft já anunciaram investimentos na área.
Apesar disso, as coisas ainda estão incertas. A realidade virtual vai ser tema por muito tempo e o jeito é seguir acompanhando as novidades que irão surgir.
Gostou de saber sobre o metaverso e como essa tecnologia funciona? Acesse nosso glossário e entenda o significado de todos os termos utilizados no marketing digital.