O que significa?
Browser ou Navegador é um programa criado para permitir a navegação pela internet. É o que torna possível o acesso a sites, como um caminho que leva até o que você procura na rede.
Ele pode processar diversas linguagens, como HTML, ASP, PHP. Essas linguagens, hospedadas nos servidores de internet, ficam disponíveis para serem acessadas e transformadas em linguagem comum e imagens.
Por exemplo, quando você digita o endereço de um site ou acessa um link, o navegador faz uma requisição daquela página. Este pedido é enviado para o servidor onde o site está hospedado e cabe a este responder com os arquivos que compõe a página.
Existem casos em que uma página na internet pode ser mostrada de forma diferente ou até funcionar de forma ligeiramente diferente de acordo com o navegador, devido à variação na interpretação de leitura para cada modelo de browser.
De onde veio?
Em inglês, browse é um verbo que tem como um de seus significados “procurar ou olhar casualmente para alguma coisa”. Desta forma, o browser é um navegador que liga você ao infinito disponível na internet. Ele é responsável pela comunicação com os servidores da internet, processando os dados recebidos e suas respostas.
Exemplos de browser ou navegador
Os recursos e o visual de cada browser variam de acordo com cada modelo, permitindo que o usuário escolha o que lhe é mais ágil ou de fácil acesso.
Um dos primeiros foi o World Wide Web, que deslanchou o protocolo WWW, utilizado até hoje pelos sites. Criado em 1990, ele não se manteve no mercado por muito tempo.
Alguns exemplos de browsers atuais são o Internet Explorer, Google Chrome, Mozila Firefox, Opera e o Safari, para usuários do sistema operacional Apple.