O que é o E-commerce?

Sumário

Fale a verdade, você já visitou uma loja, viu o objeto do seu desejo e pensou: “verei o preço na internet”. Quem nunca comparou as diferenças de valores para um mesmo produto, que atire a primeira pedra. Veja bem, estamos falando do comércio virtual, popularmente conhecido como o E-commerce.

No entanto, antes disso, precisamos esclarecer que nem tudo o que está a venda na rede entra nesta categoria. Vamos entender!?

Para sermos claros, o E-commerce é o processo de venda que se dá totalmente online. De ponta a ponta, da escolha do produto ao despacho para a transportadora e entrega no endereço indicado.

A loja pode ser de uma marca específica ou estar em sites de terceiros, marketplaces e outras plataformas. Já os focos podem ser em B2B(venda exclusiva de fabricantes para empresas), B2C (visa o consumidor final) ou C2C (qualquer um pode vender e comprar).

Quem começou?

Apenas para satisfazer a sua curiosidade, o E-commerce é um jovem rapaz que ainda nem trintou. A propósito, a pioneira foi a gigantesca Amazon, criada por um americano despretensioso na garagem de sua casa no início dos anos 90.

No Brasil, primeiramente chamada Booknet, a primogênita foi a popular Submarino. Eita pessoal que gosta de vender livro, e a gente só agradece pela facilidade.

Quais as vantagens de empreender no E-commerce?

Imagine construir uma loja com sua fundações, paredes, chão, forro, janelas, portas, hidraúlica e elétrica. Ufa! O bolso já começou a gritar desesperadamente por socorro.

Para falar a verdade, vender em um local físico tem, na maioria dos casos, um alto custo. Sem falar do aluguel e outros itens indispensáveis como água, luz e internet, por exemplo.

Agora, visualize um universo no qual você só dependa de uma boa conexão com a internet, hospedagem em uma plataforma confiável, e alguns conhecimentos de negócios e marketing.

Uau, apaixonada, a conta bancária chegou a suspirar.

Além de tudo isso, existe um assunto a respeito do qual ainda não comentamos: a expansão. Para dizer o óbvio, não é nenhuma novidade que o mundo está na internet.

E para tornar a brincadeira mais séria, pense em um movimento 16% maior entre 2018 e 2019, somente no Brasil. Essa afirmação é da Associação Brasileira de Comércio Eletrônico (Abcomm) , que ainda fala em um faturamento de cerca de R$ 79,9 bilhões para o segmento de E-commerce.

A importância do Marketing Digital para o E-commmerce

É lindo poder vender em uma plataforma na qual qualquer ser humano tem acesso, a um clique de distância. Contudo, a facilidade não diminui a concorrência. Aliás, só aumenta.

Comprar online para o consumidor significa “obter vantagem”. Já deu para perceber a necessidade de ser estratégico, concorda!?

Mais do que conhecer o seu nicho, você precisa planejar formas de prender a atenção dos seus leads e levá-los ao fechamento promovendo encantamento. Além de vender, você quer gerar awareness (ou consciência de marca).

Para isso, você precisa ter autoridade no setor e ser confiável. É primordial conhecer sua persona e saber se comunicar com ela.

É exatamente por isso que o marketing digital é o melhor amigo do empreendedor de E-commerce. Confira agora os benefícios de aliar um ao outro:

  • Os consumidores estão conectados o tempo todo, buscando uma proposta irresistível;
  • O digital facilita a interação entre E-commerce e público-alvo;
  • Há cobrança do público sobre a presença de marcas na web e nas redes sociais;
  • Aquilo que as marcas têm a dizer interessa muito aos seus públicos, pois valores também são entregues junto aos produtos adquiridos;
  • Interação engaja o público-alvo e traz proximidade;
  • Distribuição de conteúdos relevantes através de blogs, sites e redes sociais tornam a marca autoridade no segmento e uma fonte confiável de informações;
  • Jornada de compra: você entende as formas como os usuários navegam em seu site e cria ações para captá-los de acordo com a necessidade.
  • Experiências de compra e comunicação personalizadas: simples de agradar ao perfil de compra do seu público.
  • Fidelizar é mais fácil e mais barato do que conquistar novos clientes.
  • Toda a jornada de compra pode ser medida, inclusive com o ROI e custos sobre aquisição e manutenção de clientes.

ESTRATÉGIAS DE MARKETING DIGITAL PARA O E-COMMERCE

Você pode utilizar algumas ferramentas do marketing digital para alavancar suas conversões no E-commerce. Confira algumas que são realmente muito eficientes:

  • Funil de Vendas
  • Inbound Marketing
  • Marketing de Conteúdo
  • Links patrocinados
  • SEO
  • E-mail marketing
  • Redes Sociais

_

Gostou do conteúdo e quer criar as melhores estratégias de marketing digital para o seu E-commerce?

Conte com o nosso time de especialistas para traçar as melhores estratégias e gerar as melhores taxas de conversão para o seu negócio.

Compartilhe

Compartilhe

Precisando de fôlego para chegar ao topo? Peça um diagnóstico do seu site.

Nossos especialistas farão uma análise profunda do seu site para identificar oportunidades de melhoria e propor soluções sob medida.

Precisando de fôlego para chegar ao topo? Peça um diagnóstico do seu site

Nossos especialistas farão uma análise profunda do seu site para identificar oportunidades de melhoria e propor soluções sob medida.
Abrir bate-papo
Olá 👋
Podemos ajudá-lo?