Desde o surgimento da pandemia ocasionada pela Covid-19, os negócios dos mais variados segmentos têm diariamente passado por inúmeras batalhas para conseguir tocar os negócios e driblar os problemas que têm surgido. E se, nesse período, muitos setores sofreram quedas, cortes e até fechamentos, houveram também aqueles que conseguiram crescer e expandir mesmo em meio ao caos e às adversidades.
Mas o que isso tem a ver com as tendências pós-pandemia? Absolutamente tudo, pois, de acordo com pesquisas, essas empresas que conseguiram se manter firmes na pandemia e ainda aumentar seus lucros foram exatamente aquelas que investiram em marketing de maneira correta.
Continue a leitura e fique por dentro das tendências pós-pandemia e das previsões do Google para descobrir quais dentre todas as mudanças vividas pelos empreendedores seguirão presentes.
Os hábitos dos consumidores nunca mais serão os mesmos após a pandemia
Dizem que quem passar por essa pandemia e se mantiver o mesmo está vivendo esse momento de forma errada, e essa é uma verdade considerada praticamente unânime. Isso porque a Covid-19 obrigou o mundo inteiro a rever uma série de pensamentos, posturas, valores, conceitos e condutas que a sociedade até então tinha. Além disso, mudou não apenas o modo como as pessoas se relacionam, mas também a forma como elas consomem. Assim, o que se vê atualmente são consumidores com hábitos completamente transformados.
Um dos fatores que impulsionou tais mudanças foi a crise financeira, que impactou diretamente na vida das pessoas, e as fez aderirem a filosofia de que “menos é mais”, reforçando também um movimento que já vinha acontecendo, onde consumir por consumir ficou no passado.
Uma mudança que veio para ficar
Como falamos acima, essas mudanças de comportamento vão guiar os consumidores daqui para frente, e isso significa que as marcas precisam estar constantemente atentas a isso para conseguir satisfazê-los. Dessa maneira, uma das tendências pós-pandemia é rastrear os insights em tempo real para aumentar as descobertas a respeito dos interesses dos clientes e consequentemente agilizar os processos que envolvem fornecer respostas rápidas aos mesmos. Essa nova realidade tem como propósito garantir que as marcas estejam posicionadas para liderar utilizando os insights.
Pós-pandemia: Eventos e experiências serão virtuais
Sabemos que as pessoas estão ansiosas pela volta dos eventos físicos, como jogos de futebol, aulas presenciais, shows, teatros, cinemas, entre tantos outros. Entretanto, a pandemia mostrou que é possível produzir belíssimos eventos online, como por exemplo, o desfile de hologramas da C&A, realizado em sua última aparição no programa de TV Big Brother Brasil (BBB) utilizando a realidade aumentada para levar um desfile para o reality.
Essa ação fez com que durante o programa, o fluxo de clientes no aplicativo da marca aumentasse 70%, além de um acréscimo de mais de 60% em usuários únicos.
A previsão é que após a pandemia esse comportamento evolua para o que se pode chamar de experiências culturais imersivas, que visam conectar o real com o virtual a partir do uso de tecnologias que já estão por aí e devem se propagar, como essa da realidade virtual utilizada pela marca de roupas.
Pós-pandemia: O home office seguirá sendo uma realidade
Se antes já pandemia as empresas já estavam aderindo a esse modelo de trabalho, a tendência é que a partir de agora o home office siga ainda mais presente na sociedade e conquiste novos adeptos. Isso porque neste período de isolamento o trabalho remoto se mostrou benéfico tanto para as empresas quanto para os colaboradores.
No Brasil, o home office tem sido valorizado pelas empresas que, além de buscarem uma mudança de cultura organizacional inovadora, também acreditam que proporcionar qualidade de vida aos seus funcionários é importante.
O home office permite uma maior flexibilização na rotina dos profissionais, o que gera maior produtividade nas atividades e redução de custos, sem queda na qualidade. Além disso, auxilia na redução de desperdícios de recursos; permite a contratação dos trabalhadores independente de distância, evita aglomerações em espaços públicos, como ônibus e metrôs, especialmente em horários de pico, e muito mais.
Pós-pandemia: O online seguirá crescendo
Devido ao isolamento social as vendas online têm crescido continuamente, refletindo não somente o aumento na demanda por conta da pandemia, mas também o maior número de empresas que decidiram entrar no comércio eletrônico. Assim, a tendência é que os consumidores sigam comprando tudo pelo celular devido aos benefícios proporcionados como, maiores descontos, praticidade, segurança, conforto e comodidade.
Gostou de conhecer as tendências pós-pandemia previstas pelo Google? Interaja conosco e deixe um comentário ou sugestão!