Como o algoritmo do Google pode impactar o seu negócio? Saiba aqui!

Sumário

Se antes, era mais interessante trabalhar apenas palavras-chave e comportamento de buscas, hoje a inteligência do algoritmo do Google vai além e avalia diversos aspectos centralizados no usuário.

Não restam dúvidas de que o Google se tornou um dos principais buscadores no mundo, e a ferramenta ideal para as empresas captarem clientes através do tráfego gerado.

Por exemplo: se um usuário pesquisa por estrutura metálica para telhado, pode encontrar o produto que deseja, obter informações sobre o item ou fazer sua aquisição de forma rápida e simples, apenas porque utilizou como recurso uma pesquisa no Google.

Isso pode ser realizado tanto via mobile ou através de qualquer outro dispositivo, como um computador.

Contudo, é o poder do algoritmo do Google que irá decidir se seu site ou o do seu concorrente ganhará destaque na briga pelo topo do ranking.

Por isso, é importante entender como ele funciona e o que fazer para posicionar a empresa entre as primeiras posições. O resultado disso é, nada mais, nada menos, que o aumento da visibilidade da marca e o crescimento da receita através de conversões.

Acompanhe este conteúdo e entenda o que é preciso fazer para potencializar a quantidade de acessos qualificados ao site da sua empresa.

Entenda como funciona o algoritmo do Google

Antes de explicarmos seus impactos, é importante ressaltar como funciona o algoritmo do Google.

Esse é um fator determinante, que auxilia na aplicação de estratégias que façam seus conteúdos serem vistos e tenham sua importância reconhecida entre os resultados.

Digamos que um usuário tenha a intenção de adquirir um purgador de vapor. No entanto, para isso, ele necessita de informações. Diante de tantas empresas que oferecem o mesmo produto, ele vai procurar aquela que fornecer a melhor experiência de compra.

Se antes, era mais interessante trabalhar apenas palavras-chave e comportamento de buscas, hoje a inteligência do algoritmo vai além e avalia diversos aspectos centralizados no usuário.

Logo, é possível compreender porque determinados sites estão entre as primeiras posições.

Para ranquear um site ou conteúdo, é necessário utilizar estratégias de otimização que estejam alinhadas com as regras impostas pelos buscadores.

Impactos do algoritmo do Google no seu negócio

Ao entender como funciona o algoritmo do Google para posicionar um site, fica mais fácil perceber quais são os possíveis impactos em suas estratégias.

Por isso, é importante seguir as atualizações! Pois é, o Google gosta de mudar de vez em quando e você precisa estar por dentro.

Uma empresa de elevadores residenciais, por exemplo, pode obter excelentes resultados orgânicos, ao proporcionar uma boa experiência durante a navegação no site e aplicar corretamente as diretrizes de Search Engine Optimization (SEO).

Nesse contexto, os impactos seriam muito positivos para a organização. Afinal, quanto maiores os números de visitas e permanência na página, melhor para posicionar a marca entre os principais resultados de pesquisas.

A influência do algoritmo do Google nas posições do seu site

Quer ter visibilidade no mercado e aumentar o número de vendas? Esse é um dos impactos do algoritmo do Google, o principal mecanismo de busca da atualidade.

O Google possui uma série de especificações que devem ser seguidas pelas empresas, a fim de posicionar uma página que oferece conteúdos qualificados e de relevância aos usuários.

Veja algumas outras situações que proporcionam resultados positivos:

Rastreamento (Crawling): é realizado a todo momento por robôs que buscam URLs a serem indexadas no banco de dados. É uma etapa primordial a ser analisada, antes de aplicar as estratégias de otimização de site para ser rastreado pelo principal mecanismo de busca;

Indexação (Indexing): outro fator que acontece a todo momento, seguindo o rastreamento das URLs. Logo, é direcionado ao índice de pesquisa. O tempo de publicação e carregamento do conteúdo são considerados nesta etapa;

Rankeamento (Ranking): momento em que o algoritmo do Google realiza o posicionamento dos sites a fim de entregar os melhores resultados para as pesquisas feitas com o uso da palavra-chave.

No entanto, há mais vindo por aí, e você já pode começar a aplicar em suas estratégias. Neste conteúdo, mostramos a você de forma direta e de fácil compreensão a reviravolta que ocorrerá nos próximos meses com a consolidação das Core Web Vitals.

As principais (últimas) atualizações do algoritmo do Google

  • Panda (2011): atualização que puniu conteúdos de baixa qualidade e excesso de palavras-chave;
  • Penguin (2012): atualização do Google com o objetivo de penalizar site com backlinks de baixa qualidade, valorizando os sites que geram autoridade e qualidade de conteúdo;
  • Hummingbird (2013): atualização para aprimorar os resultados e compreender o uso exato de palavras-chave;
  • Mobilegeddon (2015): mobile-friendly, com foco em tornar sites responsivos bem posicionados na SERP;
  • RankBrain (2015): a inteligência artificial e o machine learning passam a ser usados para entender melhor a busca do usuário;
  • Bert (2019): sistema de inteligência artificial especializado para processar linguagem natural e compreender como o ser humano realiza buscas.
  • Core Web Vitals (2021): está para acontecer uma das maiores alterações de algoritmo do Google que o mundo já viu. Com toda a revolução digital que vem acontecendo nos últimos anos, as pessoas já entenderam como podem se relacionar com o Google. E a inteligência do algoritmo, por sua vez, busca cada vez mais interpretar e lhes entregar uma experiência satisfatória, totalmente focada nos usuários.

Dica bônus: contrate um especialista para lhe auxiliar a compreender este vasto universo de regras do algoritmo do Google

Contrate uma empresa especialista em Google para impulsionar o seu negócio ao topo da página de resultados. Afinal, criar um site e gerar autoridade não é uma tarefa fácil.

Por isso, a WebShare auxilia o seu negócio com as melhores estratégias de otimização, para potencializar os seus resultados.

Agora que você compreendeu como o algoritmo do Google pode impactar o seu negócio, pare de perder posições no ranking e tenha alta visibilidade no mercado.

Agende uma consultoria com nossos especialistas.

Esse artigo foi escrito em parceria com Thais Teixeira, criadora de conteúdo do Blog Soluções Industriais, com contribuição da Head de Conteúdo da WebShare, Karine Tavares.

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