Você, com certeza, já ouviu falar que a regra de ouro hoje é o Mobile First, certo? O foco na experiência que os usuários têm a partir de smartphones é obrigação para quem quer estar bem posicionado no Google. Tanto que a mais nova atualização do gigante de buscas comprovou isto: a partir de agora o buscador irá processar primeiro a versão móvel do seu site.
Traduzindo: ter um site móvel que seja funcional e otimizado é prioridade de quem não deseja ser penalizado pelo buscador. Logo, se você não está em dia com seu público mobile, chegou a hora de mudar isto.
Para entender mais sobre a mais recente mudança do algoritmo do Google e tudo o que você precisa fazer para não perder rankeamento na internet, continue lendo!
A mudança no algoritmo do Google
A prioridade para a experiência mobile já vem sendo trabalhada pelo Google desde 2016. Desde então, o gigante de buscas vem buscando maneiras de analisar os resultados dos sites a partir da versão móvel primeiramente.
Segundo o próprio Google, a grande preocupação é que devido a exibição limitada das páginas nos celulares, muitas vezes há prejuízos no conteúdo e algumas funcionalidades deixam de operar.
Um dos grandes problemas é que, para economizar e fazer uma versão sem muito esforço, diversos sites apenas removem conteúdos e recursos. Porém, isto torna a experiência pouco amigável e ainda atrapalha para o próprio Google analisar o que há na página.
Para eliminar esta brecha, o buscador implementou a mudança que chamou de Mobile-first Indexing. Desde o ano passado a transição para o novo algoritmo já estava sendo feita aos poucos e agora passou a valer para todos os sites.
A nova metodologia de indexação entrou oficialmente para a lista de fatores a ser considerado na hora de posicionar um endereço dentro do Google.
E agora? Qual o próximo passo?
O seu próximo passo, sem dúvidas, é focar no Mobile First-Indexing e começar a analisar sua versão mobile. Algumas dicas preciosas que você pode seguir são:
- Mantenha o mesmo conteúdo no computador e celular
O Google recomenda que todas informações, conteúdos e recursos estejam disponíveis em ambas versões do site. Isso inclui: textos, imagens e seus atributos alternativos e vídeos. - Conteúdo otimizado
Outra preferência do buscador é pelo conteúdo otimizado para dispositivos móveis, isto inclui adaptar títulos, metadescrições e cuidados com a URL. - Dados estruturados
Sabe as informações adicionais do seu site? Data, nota do produto, categorias e outros? Estes são os dados estruturados e eles devem aparecer também em ambas versões do seu endereço.
Devo realmente me preocupar com a experiência mobile?
Tudo bem, você deve estar se perguntando se todo esse esforço e mudanças que o Google está cobrando é mesmo necessário. A resposta é: muito. Para se ter ideia, se você está lendo este texto no computador, você já é uma minoria dentro das estatísticas.
Segundo o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), 95% das pessoas que acessaram a internet em 2016 usaram o celular para se conectar. Em segundo, vem o computador com 64% e o tablet com 16%. Vale apontar que, somados, os números são maiores do que 100% porque uma pessoa pode acessar a internet por mais de um dispositivo.
A mesma pesquisa também mostra a dominância dos smartphones no território brasileiro. Em 97% das casas com conexão à internet, o celular era usado para navegar, enviar mensagens, fazer compras, entre outras atividades. O computador vem em segundo, com 58% da fatia, mas o mais alarmante é que em 39% dos domicílios no Brasil o celular era o único meio de conexão à internet.
EM PRÁTICA
O mais importante agora é ir para prática. Você precisa considerar o cenário de internet móvel no país, os hábitos dos consumidores e trabalhar tudo isso dentro do seu site, associado com as regras do Google.
Pode até parecer muita coisa e, acredite, realmente é. Mas com o pensamento estratégico correto por trás, esta missão fica ainda mais fácil. E, para isto, você pode contar com a gente. Aqui na WebShare, temos profissionais qualificados e antenados em tudo o que está acontecendo no mercado. Entre em contato conosco.