Métricas YouTube: Plataforma insere mais dados analíticos com a atualização do Studio Mobile App

Sumário

Neste conteúdo falaremos sobre a atualização do Studio Mobile App e as mudanças nas métricas YouTube, maior plataforma de vídeos do mundo. Acompanhe!

Lançada em 2005, quando os vídeos online eram praticamente inimagináveis, a plataforma que provocou uma transformação no modo como consumimos conteúdos, passou por mais uma atualização, dessa vez nas métricas YouTube.

Mas, antes de contarmos como a atualização do Studio Mobile impactará os influenciadores e criadores de conteúdos, vamos relembrar alguns dados importantes sobre o YouTube.

De acordo com estatísticas divulgadas pela própria plataforma, podemos perceber que ao decorrer do tempo o YouTube seguiu crescendo e de forma expressiva têm contribuído para que marcas, empresas, artistas, entre outros, dos mais variados segmentos sejam cada vez mais conhecidas e obtenham sucesso. Logo, o YouTube é, atualmente, o protagonista dos vídeos dessa era digital, tornando-se o segundo maior buscador da internet, atrás apenas do Google.

Para além das Métricas YouTube, conheça dados relevantes sobre a plataforma

Sucesso mundial, certamente no Brasil não seria diferente, assim, o YouTube se faz cada dia mais presente na vida de milhares de brasileiros, sendo praticamente uma unanimidade entre os usuários de internet do país. A plataforma é acessada pelo menos uma vez ao mês por 95% da população.

Os dados pertencem ao relatório “YouTube Insights”, que apresenta informações referentes às principais categorias do site com o intuito de disponibilizar matéria-prima para o planejamento de agências e marcas. Além da análise das categorias Games, Gastronomia, Música e Moda & Beleza, o estudo também leva em conta a modalidade Futebol e contou com pesquisa inédita realizada com 5.450 pessoas das classes A, B e C dos principais centros do país.

Veja alguns destaques:

  • 96% dos jovens de 18 a 35 anos acessam o YouTube;
  • 63% dos consumidores de afinidades no YouTube dizem que não conseguiriam viver sem a plataforma;
  • 87% concordam que é uma plataforma que permite o consumo de qualquer tipo de conteúdo, quando e onde quiser;
  • Quem assiste a afinidades é 1,3 vez mais propenso a comprar alguma novidade;
  • Quase metade dos usuários de YouTube tem filhos: 46%;
  • 50% dos usuários de afinidades curtem/avaliam um vídeo assim que assistem;
  • 96% dos consumidores de afinidades no YouTube acessam a internet todos os dias, principalmente por meio do smartphone (82%) e do computador (66%);
  • 4 em cada 10 consumidores do YouTube se conectam à plataforma entre 17h e 00h.

Métricas YouTube: Entenda porque a plataforma de vídeos é a mais utilizada pelos influenciadores e produtores de conteúdo

Com mais de dois bilhões de usuários (quase um terço da Internet), o YouTube se insere como um dos grandes protagonistas responsáveis por uma revolução no universo dos vídeos, ao lado das grandes redes de streaming, como a Netflix e o Prime Video. Contudo, algumas de suas características a tornaram a mídia social mais completa e fazem com que seus níveis de alcance e engajamentos sejam inigualáveis. Assim, a plataforma é vista por influenciadores e produtores de conteúdo como uma ferramenta extremamente lucrativa.

De acordo com uma pesquisa desenvolvida pela Statista, o YouTube é considerado a plataforma mais lucrativa para criadores de conteúdo. Conforme alguns dados, que avaliaram os serviços Etsy, Instagram, Amazon Publishing, WordPress, Tumblr, Twitch e eBay, profissionais no Youtube têm uma receita igual às receitas obtidas por criadores em todos os outros serviços principais combinados.

MÉTRICAS YOUTUBE EM NÚMEROS

Confira alguns dados disponibilizados pelo próprio YouTube!

Alcance global

  • Mais de dois bilhões de usuários conectados ao YouTube acessam a plataforma todos os meses. Diariamente, as pessoas assistem mais de um bilhão de horas de vídeo e geram bilhões de visualizações;
  • Mais de 70% do tempo de exibição do YouTube vem de dispositivos móveis;
  • O YouTube lançou versões locais em mais de 100 países;
  • Os usuários podem navegar no YouTube em até 80 idiomas diferentes.

Investimento em criadores de conteúdo

  • O número de canais que tiveram receitas anuais de seis dígitos no YouTube cresceu mais de 40% ano a ano;
  • O número de canais que tiveram receitas anuais de cinco dígitos no YouTube cresceu mais de 50% ano a ano;
  • O número de canais com mais de um milhão de inscritos cresceu mais de 65% ano a ano.

Além disso, em evento recente onde o YouTube fez um balanço da pandemia e projetou 2021, a plataforma apresentou a 1º edição da pesquisa denominada “Why Video”. Feita de forma remota, no Brasil e em demais países que o YouTube opera, o estudo tem o como propósito não apenas coletar dados sobre o consumo de vídeos, mas, especialmente, fazer um panorama das mudanças de hábitos ocasionadas pela pandemia do novo coronavírus.

O estudo foi realizado em agosto de 2020 pela Talkshoppe com cerca de dois mil entrevistados de 18 a 65 anos no Brasil, apontou que 2020 foi o ano em que o YouTube alcançou o topo das plataformas que os consumidores dizem não conseguir viver sem.

  • Durante a pandemia, 91% dos entrevistados confirmaram ter aumentado seu tempo de navegação do canal;
  • E 54% afirmaram que vão passar a usar ainda mais a plataforma.

O período não só representou um aumento do fluxo para o YouTube como um todo, mas os canais também cresceram em inscrições (1.800 perfis já contam com mais de um milhão de seguidores).

YOUTUBE MÉTRICAS: ATUALIZAÇÃO DO STUDIO MOBILE APP PROPORCIONA NOVAS VISUALIZAÇÕES SOBRE OS VÍDEOS PARA PRODUTORES DE CONTEÚDO

Graças a uma atualização recente feita pelo YouTube no Studio Mobile App, agora os criadores de conteúdo têm acesso às novas métricas sobre as visualizações do vídeo.

Mas o que é o Studio Mobile App? Trata-se de um aplicativo para Android e iPhone (iOS) que leva para a tela do celular todas as informações importantes para gerenciar seus canais do YouTube. Assim como a versão desktop do serviço, o app permite verificar a popularidade dos vídeos subidos no canal e se engajar com os fãs, entre outros recursos.

Assim, repaginado, o app permite então que os dados analíticos sejam averiguados de forma muito mais eficiente. Isso ocorre devido ao fato da ferramenta disponibilizar informações granulares sobre as fontes de visualizações dos vídeos que, até pouco tempo, não estavam disponíveis. O propósito dessa mudança consiste em, quem sabe em breve, fazer com que o Studio Mobile ofereça tantos recursos aos criadores de conteúdo quanto o YouTube Studio em um PC.

Fique de olho nas métricas YouTube que podem ser impactadas com essa mudança:

  • Impressões extraídas de fontes como videogames e TV estarão disponíveis na contagem analítica do canal;
  • Impressões de vídeo conectadas a TVs e consoles de jogos também serão contadas;
  • Os dados da taxa de cliques podem mudar, pois a impressão de TVs conectadas e consoles de jogos não serão mais agrupados com as categorias. Isso causa uma diferença na taxa de cliques;
  • As métricas Youtube de espectadores permitirá que os criadores vejam quem está voltando ao seu canal ou quem está vendo o conteúdo pela primeira vez. Esses dados serão valiosos para auxiliar os produtores de conteúdo sobre estratégias futuras;
  • Quando um criador de conteúdo abrir o aplicativo Studio Mobile e acessar a seção de análise, ele poderá ver um cartão em tempo real. Este cartão está presente há muito tempo, porém, agora é capaz de classificar os vídeos por contagem de visualizações. O cartão inclui um máximo de quinze vídeos, que é mais do que o limite anterior.

Gostou de ficar por dentro da atualização do Studio Mobile e conhecer as novas métricas YouTube? Então interaja conosco e deixe seu feedback ou sugestão sobre o tema.

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