Métodos Ágeis: 6 benefícios que ele oferece e sua importância

Sumário

Os métodos ágeis têm sido cada vez mais imprescindíveis para conseguir agilizar as entregas e gerir a produtividade das equipes de Marketing. Isso porque, as mudanças que ocorrem nessa área são sempre muito rápidas e os métodos tradicionais de negócio não conseguem mais acompanhar os desafios atuais. Dessa forma, a solução que tem se mostrado mais eficaz são os métodos ágeis ou agile marketing.

Esses termos eram comuns apenas na indústria e na área de desenvolvimento de software, mas têm se tornado frequentes no cotidiano das agências de publicidade e comunicação. Nestes negócios, a ideia é conhecida como Agile Marketing.

Afinal, o momento de colocar as ações de marketing em prática pode ser complexo e apresentar diversos problemas como, uma equipe pequena, pouco tempo, orçamento enxuto, entre outros. E se não desenvolvermos uma boa organização, não é possível realizar as demandas e estratégias que esse setor exige. Por isso, no post de hoje, vamos conversar sobre os métodos ágeis no universo do marketing, sua importância, e 6 benefícios que ele oferece. Acompanhe!

O que são os Métodos Ágeis?

Os métodos ágeis foram criados na indústria de Tecnologia da Informação. Eles são utilizados para acelerar o desenvolvimento e os processos de um projeto, tendo como objetivo principal alcançar maior produtividade e redução de falhas, entre outros benefícios.

Dessa forma, os métodos ágeis utilizam ciclos curtos de trabalho, com uma abordagem iterativa e incremental, para gerar melhorias contínuas nas estratégias de marketing.

A proposta é não ficar parado no tempo diante das transformações do mercado e das respostas dos consumidores às estratégias, que, atualmente acontecem de maneira constante e acelerada. Assim, a metodologia gera algumas modificações na mentalidade, postura e condutas das equipes de marketing. Veja:

  • Métodos ágeis requerem mais colaboratividade e flexibilidade;
  • Práticas focadas no consumidor;
  • Planejamento e avaliações das estratégias em períodos mais curtos.

Os princípios que norteiam os Métodos Ágeis

  • Priorizar a satisfação do cliente com entregas rápidas e contínuas;
  • Aceitar mudanças em qualquer estágio do processo, mesmo que tardiamente;
  • Entregar softwares com mais frequência e na menor escala de tempo;
  • Alinhar gestores e desenvolvedores diariamente durante todo o projeto;
  • Oferecer ambiente, suporte e confiança para manter a equipe motivada;
  • Conversar com e entre a equipe de perto, presencialmente, cara a cara;
  • Entender o funcionamento dos softwares como principal medida de progresso;
  • Manter um ritmo de desenvolvimento constante e contínuo;
  • Ter atenção contínua à excelência técnica e ao bom design para ter mais agilidade;
  • Simplificar para ter mais eficiência;
  • Proporcionar autonomia para as equipes se organizarem;
  • Avaliar a efetividade em intervalos regulares para ajustar o projeto

 

Com esse conjunto de mudanças, o marketing consegue se tornar mais produtivo, maximizar a eficiência e melhorar as entregas.

MÉTODOS ÁGEIS X MÉTODOS TRADICIONAIS

Ao comparar os métodos ágeis com os métodos tradicionais, podemos notar as seguintes diferenças.

Métodos Ágeis

  • Construção de planejamentos enxutos e realizados em curtos períodos;
  • Busca das melhores soluções de forma ágil, aplicando uma maneira mais eficiente de testar as estratégias propostas;
  • Mensuração de resultados ao fim de cada ciclo e realização dos ajustes necessários para os seguintes;
  • Documentação dos aprendizados para que as conquistas sejam replicadas e os erros não sejam repetidos.

Métodos Tradicionais

  • Construção de planejamentos longos e com apresentações extensas;
  • Campanhas grandiosas, com altos recursos de pesquisa e processos burocráticos de aprovação;
  • Lançamento das campanhas após meses de trabalho;
  • Avaliação de resultados somente após o fim de todo o processo.

Métodos Ágeis: Por que investir nessa metodologia

Sabemos que os métodos ágeis são capazes de acelerar e gerir projetos, entregando resultados cada vez melhores. Essa metodologia, consegue pegar uma única tarefa e dividi-la em várias atividades.

Além disso, melhora a satisfação do cliente, uma vez que irá envolvê-lo e engajá-lo durante todo o projeto. A cada etapa o cliente será informado das conquistas e progressos do mesmo, com o propósito de agregar sua experiência e conhecimento, e assim, otimizar as características do produto final, obtendo em todos os momentos uma visão completa do seu estado.

Outra vantagem dos métodos ágeis é a melhoria da motivação e envolvimento da equipe de desenvolvimento. Mas essa melhoria não é acidental: os métodos ágeis permitem que todos os membros da equipe conheçam o status do projeto a qualquer momento, de modo que os compromissos são negociados e aceitos por todos os membros da equipe.

Trabalho com maior velocidade e eficiência. Uma das máximas de sua aplicação é que ela funciona através de entregas parciais do produto, desta forma, é possível entregar uma versão muito mais funcional do produto no menor tempo possível.

Quando bem otimizada, ela consegue criar um equilíbrio entre um planejamento bem estruturado, práticas flexíveis (não é porque você está com dificuldades financeiras que precisa ter todas as práticas engessadas) e mais uma série de benefícios ao time de Marketing.

Métodos Ágeis: 6 vantagens de aplicá-los

Agilidade

Os métodos ágeis podem ser uma ótima solução para quem busca bons resultados em um curto prazo. A cada etapa de entrega, o produto é apresentado ao consumidor com funções implementadas. Assim, ele pode determinar aquilo que está conforme seus desejos ou não. Como consequência disso, você consegue realizar alterações logo no início do processo de criação. Ademais, não precisa gastar grandes recursos em processos de especificações de requisitos longos e demorados.

Flexibilidade

Um dos pontos mais relevantes dos métodos ágeis é a flexibilidade. As mudanças são sempre bem vindas e administradas com muito cuidado com o intuito de evitar gargalos para o desenvolvimento. A colaboração e as reuniões com o cliente, por exemplo, ajudam a garantir essa tranquilidade.

Gerenciamento de riscos

Imprevistos podem acontecer, por mais capacitada que a sua gestão seja. Nesses momentos é primordial que todos os envolvidos estejam engajados e alinhados no seguinte objetivo: criar um produto de qualidade e que atenda às necessidades do mercado.

Os métodos ágeis garantem sucesso do projeto ao ofertar ao cliente pequenas amostras do resultado. Desse modo, os riscos de fracasso são reduzidos, e a estratégia da sua empresa torna-se mais competitiva.

Redução de custos

Os métodos ágeis implicam menor incidência de erros e, consequentemente, a diminuição de custos. São processos mais simples, com menos documentação, maior interação e uma produção mais rápida e eficiente. Com isso, a empresa é capaz de reduzir o consumo de recursos e o tempo de desenvolvimento.

Alinhamento com os clientes

Os métodos ágeis privilegiam o constante alinhamento às especificidades do cliente, bem como uma gestão de mudanças mais inteligente. Dessa maneira, é possível alinhar-se melhor aos requisitos definidos e às expectativas de cada consumidor. Com efeito, a cada ciclo, a equipe se torna mais próxima daquilo que o contratante deseja.

Diminuição de falhas

Através desse alinhamento entre equipe e clientes, as falhas também diminuem. Isso porque cada membro conhece melhor sua função e coopera com o resultado de maneira mais engajada, participando ativamente da construção da solução. Desse modo, a qualidade dos resultados aumenta.

Métodos ágeis: Quais os mais utilizados?

Scrum

O Scrum é um dos métodos ágeis utilizados pelos gestores para controlar a evolução das etapas de trabalho. A ideia é auxiliá-los no acompanhamento dos prazos e na qualidade com que as atividades são entregues.

Na prática, o Scrum acontece por meio de etapas de atividades programadas, também chamadas de Sprints. Para colocá-lo em desenvolvimento, é necessário planejar as tarefas, definir os times, estabelecer cronogramas e estipular datas de início de conclusão, tanto para cada tarefa quanto para a finalização do projeto.

Kanban

A estratégia Kanban é muito útil para os gerentes de projeto. Consiste na elaboração de uma tabela ou diagrama no qual três colunas de tarefas são refletidas; pendente, em processo ou concluído. Esta tabela deve estar disponível para todos os membros da equipe, evitando assim a repetição de tarefas ou a possibilidade de esquecer qualquer uma delas. Portanto, ajuda a melhorar a produtividade e a eficiência da equipe de trabalho.

As vantagens que essa metodologia fornece são o planejamento de tarefas, melhoria no desempenho do trabalho em equipe, métricas visuais e prazos de entrega contínuos.

Conclusão

Como você pôde ver, optar pela aplicação dos métodos ágeis oferece grandes vantagens para qualquer empresa ou profissional que as escolha em qualquer projeto.

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