Já estamos em clima de 2019 e, sendo assim, vamos aproveitar para falar sobre o que vem por aí em termos de redes sociais. Nesse ano vimos muitas novidades sendo lançadas, com recursos e ferramentas que potencializam a experiência do usuário e também a possibilidade de resultado do empreendedor.
E agora, quais são as tendências para as redes sociais em 2019?
As grandes tendências
Como nós falamos, este se mostrou um mercado altamente dinâmico, principalmente a partir do Instagram, que viveu seu ano de ouro. No entanto, podemos perceber algumas linhas de trabalho surgindo e outras se tornando mais consolidadas.
Vamos ver quais são?
#Conteúdo feito pelos usuários
Se você trabalha com redes sociais com certeza notou uma mudança brusca nos principais interesses das pessoas ao consumirem conteúdo, não foi? Então essa é primeira tendência que vamos falar.
A internet dá justamente esse poder, de forma igualitária para todos: o de gerar conteúdo. Acontece que esse conteúdo gerado por pessoas ganhou um poder enorme.
Isto porque os usuários querem mais do que ver um post, eles querem fazer parte da construção da marca, serem ativos e se sentirem importantes e reconhecidos pela empresa.
Logo, dar voz para o seu público é essencial. Incentivar que ele produza conteúdo e usar esse mesmo conteúdo é ainda mais essencial. É simples e efetivo.
#Conteúdo efêmero I: as stories
Elas conquistaram o seu lugar ao sol e mais: jogaram o feed para a sombra. As stories já são um dos tipos de conteúdo mais consumidos. E elas são excelentes para o seu negócio, pois trabalham um gatilho muito eficiente: o de urgência.
Combinado com todos os recursos que o Instagram liberou para stories, você deve começar a dominá-la já. É possível vender, anunciar, fazer promoção ou postar algo divertido. Tudo sem sair da plataforma!
#Conteúdo efêmero II: as lives
As lives são outro tipo de conteúdo efêmero que deverão conquistar ainda mais espaço em 2019. Tanto que elas merecem um tópico somente para elas. Este é um recurso essencial para você, enquanto empreendedor, porque ele trabalha outro pilar essencial nos dias de hoje: a autoridade.
Ao fazer uma live, você disponibiliza seu tempo ao seu público para falar diretamente com ele, mostrando que você domina o tema e tem segurança para lidar com qualquer cenário. É claro que uma boa live exige um roteiro e um estudo prévio do tema!
#Conteúdo em vídeo
Não, nós não estamos falando no Youtube. Os vídeos invadiram de vez a forma de difundir conteúdo e são a grande aposta para o ano de 2019. O que isso quer dizer? Que você precisa começar a pensar no seu conteúdo em formato vídeo, de todos os estilos, produções e formatos. Comunique-se por vídeo.
Inclusive, algumas pesquisas indicam que até 2020, 80% da interação na internet será por meio de vídeos e que as pessoas conseguem absorver 95% do que é compartilhado no formato vídeo, em comparação com 10% com relação a textos. Isto é muito, não é? Por isso, não perca tempo.
Como se preparar para as tendências de redes sociais 2019?
Como você viu, muitas mudanças estão vindo. Principalmente, no quesito formato e plataforma. Investir em vídeos e no Instagram é básico para gerar resultados e isto deve se tornar ainda mais forte em 2019.
Porém, toda ação precisa estar embasada em uma estratégia. Ou seja, não basta fazer sem ter um planejamento de execução e avaliação antes. Por isso, conte com ajuda profissional. Aqui na WebShare você encontra isto. Converse com os nossos profissionais!