Você, com certeza, já teve a experiência de pesquisar algum produto ou serviço e depois começar a ver vários anúncios dele ou de outros complementares, não é? Sabia que isto não é coincidência? O nome disso é remarketing e ele é uma estratégia altamente eficiente para aumentar suas vendas.
No entanto, para ser beneficiado pelos efeitos de um bom remarketing é preciso entender do tema, do seu público e, claro, dos seus dados. Ficou interessado? Então veja abaixo mais sobre um dos segredos para vender mais.
Como funciona o Remarketing?
Você sabia que, de acordo com o Google Adwords, 97% dos visitantes de um e-commerce não convertem na primeira visita? Sim, uma porcentagem tão alta como esta requer uma estratégia de peso, não é? Este é o remarketing: uma técnica que foca em exibir anúncios para usuários que tiveram algum tipo de contato com a sua marca.
Quem não é visto não é lembrado! E, por isso, o remarketing é tão importante para ajudar o seu negócio a vender mais.
Na prática, ele atua da seguinte forma: você clica em um anúncio pago de um determinado produto. Ao acessar o site do anúncio, um cookie é armazenado no seu computador e possibilita que o Google identifique você e passe a exibir, posteriormente, anúncios deste site ou de outros.
Qual a diferença de Remarketing e Retargeting?
Você poderá se deparar com estas nomenclaturas em muitos momentos. Vale destacar que elas significam praticamente a mesma coisa. Remarketing é o nome que o Google deu para a sua ferramenta de Retargeting.
O Retargeting carrega a ideia de target, que, em inglês, significa alvo. Logo, sua ideia é a mesma: impactar a mesma pessoa em diferentes momentos a partir de um primeiro contato.
Como fazer Remarketing?
De forma simplificada, para fazer remarketing, você precisa ter um código instalado no seu site, seja via Google AdWords ou Facebook Ads. De forma mais profunda, existe muito trabalho envolvido.
O primeiro erro de quem se aventura a praticar remarketing é o tempo. É preciso calcular quanto tempo aquele anúncio irá aparecer para o usuário.
Há estudos que indicam que após a sexta exibição é praticamente nula a possibilidade de conversão.
Além disso, vale lembrar que você não está perseguindo o usuário. Apenas, em momentos estratégicos, fazendo ele lembrar de você e do produto que ele queria. Com moderação sempre!
Obter a segmentação certa também é a chave para um remarketing de sucesso. Você precisa falar com as pessoas certas e da forma certa.
Lembre-se disso: não basta ter o anúncio, é preciso que o anúncio apareça no lugar certo, com o conteúdo certo e na frequência certa.
Onde fazer Remarketing?
Você pode fazer Remarketing em algumas ferramentas como o Google Adwords, a partir das redes de display e pesquisa, no Facebook e no Instagram Ads.
Qual ferramenta oferece o melhor retorno? A resposta é: depende. Além da importância de testar onde o seu público responde melhor, o sucesso irá depender da sua estratégia como um todo.
Por isso, o ideal é fazer um diagnóstico completo da sua audiência, estudar como ela se comporta e onde ela passa mais tempo. Nunca irá existir uma resposta pronta: você precisará descobrir a partir de testes, ok?
Dicas rápidas para ajudar você a criar uma campanha de Remarketing
AUDIÊNCIA
Seu sucesso depende de uma audiência relevante: você precisa encontrar as pessoas certas para impactar.
SEGMENTAÇÃO
Segmentação é o segredo: segmente o seu público e converse com ele separadamente. Quanto mais próximo da sua audiência maior é a sua chance de converter.
LANDING PAGE
Muito cuidado com as landing pages: não basta fazer o anúncio perfeito. Ele precisa oferecer uma landing page completa e correspondente para ajudar na conversão.
MÉTRICAS
Não temos uma resposta certa para criar a campanha perfeita de remarketing. Assim, fique de olho nas métricas para ver o acompanhamento e seus resultados.
Remarketing: como vender mais?
Como você pode ver, o remarketing é uma técnica altamente eficiente e que apresenta resultados incríveis. Porém, não basta fazer. É preciso fazer corretamente e, caso você não tenha o conhecimento técnico necessário, busque ajuda profissional.
Na WebShare, por exemplo, você encontra um time altamente qualificado e preparado para por no ar uma campanha eficiente de remarketing. Entre em contato conosco!