“Experiência do usuário” ou simplesmente “UX” é um conceito que tem protagonizado eventos de tecnologia, marketing e desenvolvimento ao redor do mundo. Mas por que todos estão falando nisso e qual a importância dessa ideia para quem trabalha na internet?
O conceito tem um princípio básico: melhorar como as pessoas utilizam os produtos, sistemas e serviços. Como dizem, trata-se da psicologia da tecnologia.
A experiência do usuário é muito mais do que apenas eficiência. É sobre a facilidade e agilidade com que uma pessoa consegue realizar tarefas no seu site, aplicativo ou qualquer outra plataforma, sem se sentir pressionada ou frustrada.
É claro que, hoje, muitas marcas priorizam a UX na hora de lançarem qualquer novidade, além de otimizarem os serviços já oferecidos. Logo, se você ainda não está familiarizado com o conceito, você está perdendo (muito) tempo.
Os pilares da experiência do usuário
Este tema ainda gera bastante debate. Mas, é claro, existem itens que são indiscutíveis. A estética é um deles. O visual não é o conceito mais importante dentro da experiência do usuário, mas será a primeira impressão.
Logo, ao apresentar uma boa interface, já se cria uma certa confiança de que o restante da experiência será positiva.
A usabilidade é outro. Aqui, a ideia é facilitar ao máximo a navegação. Sem que este conceito seja bem trabalhado, é bastante provável que o usuário deixe sua página.
Na sequência entra a arquitetura da informação. Ou seja, as informações devem conseguir direcionar o usuário para os lugares certos, além de estarem distribuídas conforme a sua importância.
Por fim, ainda é preciso considerar o fluxo de interação e o conteúdo. O primeiro diz respeito a um mapa com os possíveis caminhos que o usuário poderá percorrer dentro da página. Já o segundo, é sobre relevância. Para proporcionar uma experiência completa e positiva, você precisa oferecer algo relevante ao usuário.
UX sempre fez parte das nossas vidas
Por mais simples que pareça, o UX está em toda parte. Isso é visto em suas tarefas diárias. Seja pedindo uma pizza por um aplicativo ou até mesmo navegando pela internet, o UX está lá. É apenas despercebido pela maioria das pessoas.
Um exemplo disso seria o recurso “Salvar ” que o Facebook adicionou em 2014. Este é um dos melhores exemplos de aplicação do UX.
As pessoas estão postando, comentando, twittando e compartilhando conteúdo em toda a web, o tempo todo. Mas às vezes, não temos tempo para ler ou assistir a esses conteúdos. É aqui que entra o recurso de salvar.
Assim, a rede social não só livrou as pessoas de seus problemas, como também criou uma experiência melhor para os seus usuários.
É disso que se trata a experiência do usuário. Com o UX, podemos criar soluções para os problemas diários das pessoas.
Como criar boas experiências
A UX é sobre como as pessoas usam um produto, o que sentem quando o usam, as suas impressões.
As experiências são valiosas porque vemos como as pessoas percebem, sentem, reagem e se comportam em relação a algo. Em UX, analisamos essas experiências e as usamos para melhorar ainda mais a implementação de fluxos de projeto e tarefas em nossos produtos.
Quando você começar a aprender sobre o tema, aprenderá a fazer as perguntas certas.
“Que problemas estou resolvendo?”
“Para quem eu estou fazendo isso?”
“Como as pessoas se sentem sobre o produto?”
“O design do produto está alinhado com seu propósito?”
Imagine ir a um lugar onde você nunca esteve antes. Você não sabe como chegará lá, o que verá e o que fará. Sem mapas ou sinais, você ficará frustrado, perguntando a estranhos aleatórios aonde você irá. Sem detalhes ou informações sobre o local, você não sabe o que esperar ou quais atividades você fará.
É aqui que entra o UX. Um produto, seja um website, um aplicativo ou um sistema, deve ter a estrutura, o design e os campos adequados para orientar o usuário na compreensão do produto. Isso, por sua vez, ajudará o usuário a ter uma melhor experiência com ele.
UX em primeiro lugar
Na WebShare, nós priorizamos a experiência do usuário em todos os projetos que trabalhamos. Você quer saber mais sobre o tema ou aplicar os conceitos na sua página para conseguir resultados melhores? Entre em contato com a gente.