O Instagram cresceu de uma forma surpreendente do último ano para cá: em audiência, ferramentas e resultado. Com isso, um fenômeno recente ganhou ainda mais força: os influenciadores digitais. Pois, a rede social se tornou uma extensão dos canais no YouTube. E, vendo isso, você provavelmente já cogitou uma parceria dessas, não é? Mas, afinal, eles são mesmo importantes para o seu negócio?
Na verdade, influenciadores não são novidade. Sempre as marcas utilizaram famosos em suas campanhas, certo? Com efetividade comprovada. No entanto, o meio digital provocou mudanças nesse modelo e é sobre isso que vamos falar a seguir.
Boa leitura!
Qual o peso dos influenciadores digitais para as marcas?
Sabe aquela palavra mágica para qualquer empresa: engajamento? Então, este é o peso dos influencers nos dias de hoje. Eles ditam o consumo e da melhor maneira: a informal. As dicas de produtos e relatos de experiências com marcas atinge um universo gigante de pessoas, de consumidores do seu negócio.
Em artigos anteriores, explicamos como a forma das pessoas consumirem conteúdo mudou. Elas não são mais passivas, elas querem interagir e até mesmo produzir. Elas querem conteúdo humano. Pessoas falando para pessoas. Venda de experiências e não de produtos.
Foi assim que o mercado dos influenciadores digitais despontou. Afinal, eles se encaixam perfeitamente nesse novo modelo de comunicação e sim, são capazes de gerar um grande engajamento com muito pouco.
Quais são os tipos de influenciadores digitais?
Podemos classificar os influenciadores em três grandes grupos: os artistas, os famosos da internet e os microinfluenciadores. Mas o que isso significa?
ARTISTAS
Para além das propagandas de televisão e outdoor, os artistas também são uma enorme fatia dos influenciadores digitais. Afinal, são seguidos por milhões de pessoas no Instagram devido a carreira consagrada.
Pró: autoridade, alto número de seguidores e audiência engajada.
Contra: custo de investimento varia conforme cachê do artista.
FAMOSOS DA INTERNET
Sabe aquelas pessoas que ficaram famosas na internet por algum vídeo, canal ou até mesmo sua história conturbada? Eles representam o segundo grupo de influenciadores, que pode ter um pouco menos de alcance, mas é igualmente poderoso.
Pró: autoridade, audiência engajada e segmentada.
Contra: –
MICROINFLUENCIADORES
Estes são aquelas pessoas que não possuem um grande alcance e normalmente sua audiência é bastante segmentada, porém conquistaram um grupo fiel de seguidores dentro de um tema.
Pró: Alto poder de engajamento e autoridade.
Contra: Número de seguidores limitado
Como escolher o influenciador digital para o meu negócio?
O segredo é pesquisar. O ideal é analisar o mercado e quais são as contas que dialogam melhor com o seu público. Existem influenciadores de todos os tipos de segmentos, mercados, produtos. Outra dica importante é considerar os comentários, ou seja, o engajamento real daquele perfil. Isto importa mais do que o número total de seguidores.
Caso você esteja na dúvida, entre em contato conosco. Nossa equipe pode orientar você, analisar qual a melhor estratégia e ajudar na melhor escolha dos profissionais para as parcerias. Assim, você garante uma experiência positiva e bons resultados para o seu negócio.