A nossa chamada não está errada. O Google AdWords pode ser uma ferramenta estratégica muito eficiente para aperfeiçoar seu SEO.
Aí, você deve estar perguntando mentalmente:
Mas, gente… um é pago e o outro não. Como eles podem ter alguma relação?
Calminha, aí! Não estamos dizendo que você terá que pagar para subir no ranking orgânico e nem que a mídia patrocinada será gratuita. Entretanto, você pode sim usar alguns recursos da plataforma AdWords para tornar seu SEO mais eficiente, além de testar performance.
Como aperfeiçoar seu SEO usando metodologias de tráfego pago?
Não é novidade que fazer SEO é direcionar conteúdo de um site ou blog para aquilo que o público mais pede no cardápio do motor de busca. Ou seja, você encontra a sua audiência conhecendo as suas dores e desejos, e entregando-lhe a melhor solução – e tem que ser boa mesmo, já que o Google adora fazer juízo de valor dos materiais que estão na web.
Como você faz isso!? Respeitando as diretrizes de algoritmo e construindo autoridade através de um posicionamento baseado em atração (o mantra do Inbound Marketing).
O caminho trilhado pelas mídias pagas é totalmente oposto. Você não tem que agradar o Google… mas SABER SEGMENTAR CORRETAMENTE SEUS FILTROS DE PÚBLICO NA FERRAMENTA ADWORDS. Afinal, você está injetando dinheiro para obter mais tráfego e essa é a forma mais rápida de consegui-lo.
Entretanto, compreenda…
Nenhuma das metodologias para ganhar leads/prospects é mais correta que a outra. Tudo vai depender do seu target.
Nosso objetivo aqui não é falar dos fundamentos de cada uma das estratégias. Outros artigos aqui no blog (como esse) fazem muito bem esse papel. Mas precisávamos relembrar-lhe esses conceitos, para prepará-lo para a leitura que virá a seguir.
Pronto para compreender como unir o útil ao agradável para obter insights e tornar seu SEO o protagonista dos resultados online de sua marca? Veja os hacks que separamos!
1 – Criação de conteúdos baseados em dados de localização geográfica
Sabe qual é a tecnologia que mais dá subsídios para a eficiência do marketing de proximidade? O SMARTPHONE! Na palma da mão, o público consegue encontrar produtos e serviços rapidamente, atestar suas qualidades e, depois disso, deslocar-se minimamente (ou nada).
É um sucesso!
E sabe o que o Google faz com esses Searchs? Contabiliza em seus relatórios de análise de comportamento, fornecendo dados ricos e detalhados para que as empresas consigam fazer publicidade regional com assertividade e eficiência. E já que estamos falando dele, o AdWords mensura resultados como ninguém!
Se a Gigante sabe muito bem por onde passamos e o que queremos, por que não tirar proveito disso tudo para sua estratégia orgânica também?
Entendendo o que o público próximo ao seu negócio precisa, fica muito mais fácil atingi-lo. Preocupar-se em propagar a sua marca nas imediações (mesmo que você não tenha uma loja ou escritório físicos) é uma ótima maneira de começar a gerar tráfego qualificado.
PROXIMIDADE É PODEROSA PARA GERAR SEGURANÇA QUE, CONSEQUENTEMENTE, DESCOMPLICA A CONFIANÇA.
O que fazer para otimizar meus conteúdos com os dados de localização do AdWords
A ferramenta é ótima em lhe dizer que áreas geográficas estão mais propensas a cliques e conversões para o seu nicho. Depois, dirija-se ao Google Trends – que, aliás, é totalmente gratuito – e confira quais assuntos e palavras-chave os usuários estão buscando mais nessas regiões.
Aí fica facinho construir muitos conteúdos de valor, né!?
2 – Insights da correspondência ampla promovem seu SEO
A busca através de uma linguagem natural é a bola da vez. E a forma como as pessoas conversam, mesmo na barra de Search pode variar muito. Ciente disso, o Google AdWords disponibiliza um recurso chamado de “correspondência ampla”.
Isso quer dizer que o conteúdo relacionado – e que não necessariamente contenha as exatas palavras escritas ou faladas pelos usuários – será apresentado na SERP. Hoje, o aprendizado de máquina já consegue entender contextos, o que facilita para o motor de busca ser mais assertivo em suas respostas.
MAS EM QUE A “CORRESPONDÊNCIA AMPLA”, UM RECURSO PAGO, PODE APERFEIÇOAR O SEO?
Entender a forma como, literalmente, o seu público se comunica (vocabulário e construção de frases) é valioso para o futuro do SEO. Essa espontaneidade está cada vez mais clara na interação entre humanos e máquina.
Conhecer as variações da pesquisa – já que não há uma regra específica para as pessoas fazê-lo – permite construir conteúdos qualificados e com as palavras-chave corretas e pertinentes às intenções dos usuários. Essa é a verdadeira otimização em um texto!
3 – Destacando atributos e chamando para a ação para aperfeiçoar seu SEO
No Google AdWords, existe um instrumento muito eficiente no quesito detalhar o negócio atrativamente: as extensões. Dentro de uma campanha de Anúncios Patrocinados, são pequenos botões que levam o usuário a uma próxima etapa dentro do funil, na qual ela pode converter diretamente ou conhecer mais sobre os benefícios de fechar negócio com uma marca.
QUE PROVEITO O SEO PODE TIRAR DISSO!?
Observando as extensões que possuem a melhor performance (em cliques e conversões) em campanhas pagas e aplicando-as em consonância com um Call to Action (CTA) comprovadamente eficiente.
4 – Aproveitando-se dos termos negativos para aperfeiçoar seu SEO
Aqueles termos que você dispensou da sua campanha de mídias pagas podem muito bem servir para gerar conteúdo direcionado ao tráfego orgânico. Afinal, você pode ter produtos ou serviços para variadas personas.
Peraí que a gente explica melhor!
Exceto em casos que exista a absoluta convicção que esses termos excluídos de uma campanha não são pertinentes para o seu nicho, há outros usuários os quais certamente você poderá impactar.
Entretanto, fique atento. Apenas concentre tempo para essa estratégia quando, efetivamente, você constatar que há bom volume de buscas dentro das pesquisas relacionadas. De nada adianta escrever sem a orientação por dados.
5 – Testando Title Tags e Meta Descriptions para obter mais cliques e aperfeiçoar seu SEO
Todo profissional de marketing já ouviu diversas vezes essa mesma expressão: “teste o máximo que puder”. Aqui não é diferente.
Veja bem, se o usuário é primeiramente impactado por seu Título de SEO e por uma Meta Descrição, qual a importância que você atribui a ambos? Claro que altíssima, né!? Então, vale a pena sempre conferir como anda a performance e sempre otimiza-los.
É desafiador, a gente sabe! Mas os resultados podem ser bem satisfatórios.
OK… MAS COMO O GOOGLE ADWORDS PODE APERFEIÇOAR O SEO NESSES QUESITOS?
Primeiramente, você precisa conhecer quais Title Tags estão bem ranqueadas, mas nem sempre geram conversões. Faça uma visitinha ao Google Search Console. A partir daí, foco total nelas.
O AdWords, através de sua eficaz ferramenta de mensuração, poderá lhe entregar o pote de ouro no final do arco-íris. Crie uma campanha e teste a efetividade de novos títulos e metas pertinentes aos assuntos. Naturalmente, aquelas que apresentarem melhor performance devem ser adotadas como substitutas dos atributos antigos.
Você entendeu a jogada!? As estratégias não são rivais, mas parceiras. Como especialistas, aprendemos muito, todos os dias, com tantas possibilidades incríveis oferecidas pelo próprio Google.
Quer aperfeiçoar seu SEO com quem leva a busca orgânica verdadeiramente a sério!? Entre em contato com a WebShare e inicie, para ontem, a mudança que você tanto quer ver no seu negócio