O que são Leads e Prospects?

Sumário

É comum se deparar com esses termos tanto na área do marketing, quanto no setor de vendas. Mas você sabe o que são Leads e Prospects e o que cada um significa separadamente?

Praticar marketing digital e estratégias de venda passa pelo conhecimento de um caminho muito característico: a jornada do consumidor ou o famoso funil de vendas.

Caminhar para dentro desse funil, onde muitos entram e alguns chegam ao final, vai do conhecimento da marca até a compra efetiva de um produto ou serviço. Ao passar as etapas desse funil, o simples visitante de um site vai fazendo conversões e em cada momento recebe um nome.

Leads e prospects são dois deles e servem como uma etiqueta para que a pessoa ou o sistema responsável façam uma análise mais certeira sobre a estratégia de vendas.

Ainda que algumas pessoas – que não utilizam diretamente essas expressões no seu cotidiano – acreditem que elas se equivalem, seus atributos são diferentes.

Sendo assim, para evitar qualquer dúvida, é importante conhecer cada uma delas e identificar suas funções no processo de marketing e vendas. Vamos lá?

Lead

Basicamente, é um contato que manifestou interesse em algo disponibilizado pela sua empresa, ou seja, um potencial consumidor.

Esse interesse é definido através do preenchimento de formulários para download, acesso de conteúdos ou pelo contato direto em busca de mais informações sobre a oferta.

Porém, apesar disso, não significa que tenham real intenção de compra, ou que ao menos sejam o público-alvo ideal para adquirir os produtos ou serviços da empresa.

De modo simplificado, um lead é um usuário que está ao alcance da empresa, independentemente do canal digital ao qual ele está conectado.

PROSPECT

Significa perspectiva.

É um contato que está em fase de decisão de compra pelo seus produtos e serviços e muito próximo de se tornar cliente. Geralmente, tem as condições para adquirir o produto/serviço.

E qual a inter-relação entre Leads e Prospects?

lead é um visitante que encontrou você através de algum canal de comunicação e deixou os dados de contato.

Inicialmente, você não tem como saber se ele reúne todas as características para tornar-se um consumidor/cliente.

Precisará, então, organizar um fluxo de nutrição de leads para compreender melhor quais são as necessidades deste lead e como seu negócio pode ajudá-lo.

Ou seja, o lead ainda é uma pessoa indecisa, em busca de informações que esclareçam suas dúvidas e anseios.

O que você tem a fazer é compartilhar conhecimento e experiência de mercado para auxiliá-lo em sua jornada.

Já o prospect é um lead que já passou pelo processo de qualificação e reuniu todas as informações que necessitava para tomar uma decisão.

Desse modo, ele parte para outra etapa: o momento de escolher o melhor fornecedor de soluções do mercado.

Você pode criar uma Landing Page para gerar leads ou para venda direta de algum produto. Independentemente do objetivo, para converter ela precisa ser eficiente. Isto implica em ser simples e direta.

Os Leads e Prospects fazem parte da jornada de compra. Compreender as fases dela é fundamental para montar a sua estratégia de negócio e saber lidar com seus clientes em cada etapa da prospecção.

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