Você chegou até aqui porque quer entender o que é o Inbound Marketing e qual o objetivo da metodologia. Certo!?
Agora pense: O que exatamente te fez clicar nesse link? Se a resposta for “parece que pode satisfazer a minha necessidade”, o nosso trabalho de Inbound Marketing foi muito eficiente. Em linhas gerais, a estratégia que adotamos conseguiu ganhar o seu interesse. E é exatamente esse o caminho que o Inbound Marketing percorre.
Vamos além?
Entenda o Inbound Marketing
O conceito de trabalho do Inbound Marketing (ou Marketing de Entrada) é planejado em torno de uma palavra: ATRAÇÃO! A finalidade de todo o esforço é conquistar e encantar, mas sem obrigar ninguém a nada. É construção de relacionamento mesmo.
Através do compartilhamento de conteúdo de qualidade direcionado à persona, é muito mais fácil conseguir o tráfego certo, converter leads, fechar negócios e fidelizar. Ou seja, o Inbound é a maneira mais eficiente de transformar estranhos em potenciais clientes.
AS QUATRO FASES DA METODOLOGIA
Para entender melhor como transformar a teoria em prática, é necessário que você conheça as quatro ações que regem a técnica:
ATRAÇÃO: a intenção aqui é atrair o tráfego certo.
CONVERSÃO: ok, você conseguiu visitantes. Agora é o momento de transformá-los em leads.
FECHAMENTO: Seus leads agora estão na etapa do funil que os torna clientes.
ENCANTAMENTO: Os clientes conquistados tornam-se promotores de sua marca, e instigam outras pessoas a procurarem o seu negócio.
As fases do Inbound Marketing são construídas e monitoradas através de ações, técnicas e ferramentas, que auxiliam o profissional a ser bem-sucedido. É o conjunto de trabalho em SEO + Blog + Landing Page + Mídias Sociais + E-mail Marketing + Automação + Análise (etc.) que compõe toda a estratégia. A grande sacada do Inbound é nutrir leads com conteúdos de valor, ser facilmente encontrado pelos motores de busca e ganhar a atenção.
COMO REALIZAR AS AÇÕES EM INBOUND MARKETING?
1 – Defina seu público;
2 – Crie suas personas;
3 – Atenção com a Jornada de Compra;
4 – Construa seu funil de vendas;
Por que o Inbound é importante para o seu business?
Como você pôde perceber até aqui, de fato a estratégia está promovendo uma mudança na forma dos negócios se comunicarem com seus públicos. Separamos alguns itens que farão você entender os motivos dessa estratégia ser tão importante:
- Redução de custos;
- Aumento da visibilidade = Tráfego certo = ROI positivo;
- Leads mais qualificados;
- Conexão com as personas em todas as fases da Jornada de Compra;
- Credibilidade frente o público;
- Leads ficam com uma imagem positiva da marca após o consumo de conteúdos qualificados;
- Métricas de todas as ações e qualificação do trabalho.
E o Outbound Marketing, para onde foi?
Ao contrário do Inbound, o Outbound Marketing tem como premissa deixar a organização no controle e não o consumidor. É uma forma mais cara de converter leads, promove uma comunicação unidirecional e não visa a educação ou o entretenimento do público. O seu declínio está intimamente ligado às mudanças nas formas de consumo. Ou seja, empurrar produtos ou serviços “guela abaixo” não funciona mais.
É preciso lembrar: o público escolhe O QUE e COMO quer consumir.
Quer qualificar suas estratégias de Inbound Marketing e mudar o ponto de vista dos seus negócios? Entre em contato com nosso time de especialistas e lhe daremos o melhor direcionamento para o sucesso.