Google Core Update: Tudo sobre o último update de Novembro e sua Volatilidade

Google Core update de novembro

Sumário

O Google Core Update é a atualização do algoritmo central do Google. As inovações sempre tem o objetivo de aprimorar os resultados de busca no ranqueamento, fazendo com que os usuários acessem  sites relevantes e de alta qualidade.  

Em meados de novembro, o Google anunciou via twitter a última atualização do Core Update de 2021. Os updates costumam gerar impactos significativos no posicionamento orgânico dos sites por conta das novas regras,  É  por isso que os analistas nas técnicas de  SEO precisam sempre ficar atentos para compreendê-los.

Portanto, nesse artigo, vamos te mostrar os pontos chaves dessa atualização do Google Core Update de novembro de 2021. Continue a leitura e saiba como prevenir a perda de posicionamento do seu site, algo que pode causar muitos prejuízos. 

Google Core Update, o que é?

O Google Core Update, o que é?

Todas as atualizações do Core Update visam aperfeiçoar os resultados de busca, mostrando conteúdos relevantes e confiáveis. Dessa forma os usuários podem ter uma melhor experiência ao navegar pelo buscador.  Esses aprimoramentos são constantes, acontecendo algumas vezes ao longo dos anos, trazendo mudanças relevantes na forma de otimização e produção de conteúdos.

 Portanto, é importante prestar atenção aos novos padrões de ranqueamento, sempre que as atualizações do Google ocorrem.  Isso porque uma página que estava no topo do ranking, pode cair. Por outro lado, sites que não estavam tendo uma  boa performance podem se beneficiar com o update.

 

Entenda o Core Update de novembro

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A última atualização do ano passado foi focada na diretriz  E-A-T e em conteúdo. Dentro desse cenário, separamos algumas dicas para você obter bons resultados com o update de novembro. 

  

Preste atenção na qualidade do conteúdo

O conteúdo é um dos pilares mais importantes de sustentação de uma boa aplicação das técnicas de SEO. Portanto, é necessário ser extremamente cuidadoso no momento da produção e otimização do texto, evitando a perda de posicionamento com o novo Update. 

Para isso não ocorrer, também entendemos que é importante prestar atenção em alguns itens que podem melhorar seu conteúdo como: descrição completa e abrangente sobre o tema, inclusão de pesquisas, informações originais, análises pertinentes que adicionam mais  valor ao material e não utilize exageros nos títulos, além de usar corretamente as palavras-chaves.  

Faça uma análise da apresentação do conteúdo

A apresentação do conteúdo é importante para a experiência do usuário que acessa seu blog. Uma boa leitura também é um fator relevante para manter os usuários em seu site e contribuir para o posicionamento de forma orgânica. 

Portanto, construa textos bem elaborados. Faça revisões para evitar problemas ortográficos, passando a ideia de desleixo. Quando terminar de escrever, procure ler o material, se certificando de que o texto não está truncado. Frases e parágrafos mais curtos ajudam a proporcionar esse dinamismo à leitura.  

Também é recomendável verificar se o material é apresentado corretamente em dispositivos móveis. Isso porque , hoje em dia, grande parte das pessoas utiliza smartphone para acessar os conteúdos. 

 

Mantenha seu site preparado para o E-A-T

As letras da sigla E-A-T significam Expertise ( especialização), Authority (autoridade) e Trust (confiabilidade) dos conteúdos publicados em uma página. Essa diretriz do Google,que chegou em meados de 2018, exigiu que as produções online ficassem mais aprofundadas e desenvolvidas a partir de fontes confiáveis. 

Portanto, cresce ainda mais a importância de que pessoas especializadas possam assinar os textos nos blogs. Isso gera mais confiabilidade da marca, crescimento e fidelização dos clientes. Sempre apresente conteúdos claros, com informações aprofundadas, mostrando conhecimento de causa e atualizando os materiais quando for necessário. 

Outra dica é oferecer canais de comunicação para que os usuários possam fazer comentários e sugestões. O E-A-T fica atento nas boas reputações das marcas e nas avaliações dos clientes. 

A volatilidade da atualização de novembro

A volatilidade do Update de novembro
O update de novembro se mostra mais volátil do que a atualização anterior

Na época da atualização, algumas grandes empresas  de marketing digital e conceituadas mundialmente, apresentaram relatórios sobre a volatilidade referente às atualizações de novembro do Google Core.

A pesquisa realizada pela  Semrush mostrou que na atualização de novembro, os rankings dos mecanismos de busca foram cerca de 12% mais voláteis em comparação com as do mês de julho.  

De acordo com o estudo da Ranger, houve bastante volatilidade nas posições de busca do 1º ao 10º lugar, tanto no mês de julho ( 98%) quanto em novembro ( 97%) No entanto, o update de novembro apresentou ser mais variável nas posições entre 1 e 5 que ficou em 73% de volatilidade contra os 53% de julho. 

 

Consiga se antecipa às atualizações e planeje suas estratégias

Ao ler  esse subtítulo  você deve estar se perguntando: como posso fazer isso?  Calma, não é nada complicado. 

Em primeiro lugar, estar sempre acompanhando o Google pelas redes sociais ou pelo Blog da Central de Pesquisas Google, onde você encontra várias dicas e notícias de atualizações futuras. Essa ação é essencial, pois o Google sempre anuncia as mudanças que estão vindo por aí. 

Além disso, é importante a realização de auditorias em sua página e utilizar as ferramentas de SEO que geram relatórios atualizados sobre o acesso orgânico. Dessa forma, você estará agindo com prevenção e conseguirá alinhar suas estratégias às atualizações do Google quando chegarem. 

E aí, gostou de saber mais sobre o Google Core Update de novembro do ano passado? Quer saber mais dicas de como ter boa performance no Google? 

Acompanhe nossos conteúdos em nosso blog ou fale com um de nossos especialistas para melhorar seus negócios online. 

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Guilherme Tubino Jorge

Redator da equipe de conteúdo da WebShare. Sou jornalista graduado pela PUCRS, com experiência em Marketing de Conteúdo, Inbound Marketing, atuando também como copywriting sempre buscando apresentar as melhores narrativas para sites e blogs de acordo com estratégias de SEO.

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