Google Analytics: tudo sobre a nova política de dados da ferramenta

Sumário

Proteção de dados é o assunto do momento. Após o Facebook protagonizar um escândalo gigantesco envolvendo a segurança dos seus usuários, iniciou-se uma mobilização de líderes e órgãos mundiais.

Restrição de dados

Por isso, a partir do dia 25 deste mês, o Google Analytics passará a operar com uma nova política de privacidade. Isto porque, nesta data, entra em vigor o novo o Regulamento Geral sobre a Proteção de Dados (RGPD), da União Europeia (UE).

E qual a relação entre a UE e o Google? Bem, a UE foi a primeira organização a agir com relação à política e segurança de dados. Ao alterar o regulamento, acabou obrigando diversas plataformas, inclusive o Analytics, a mudar algumas práticas realizadas até então.

Apesar do regulamento ser criado para os habitantes da UE, as mudanças serão aplicadas no mundo todo. A medida, por parte do Google, tem como objetivo também evitar uma crise de insegurança nos usuários como ocorreu no Facebook.

Quer saber o que vai mudar a partir de agora? Nós vamos explicar.

A partir do dia 25 entra em vigor uma nova política de compartilhamento de dados do Google Analytics. Uma das maiores mudanças é que agora haverá uma restrição com relação ao tempo de armazenamento de dados.

Na prática, todas as informações armazenadas pela ferramenta terão um prazo de validade e não poderão ser consultadas após um certo período. Ou seja, os dados ficarão retidos por um tempo, a ser definido pelo administrador, e depois serão excluídas automaticamente do sistema.

Esta mudança não inclui as informações sobre origem de tráfego e volume.

Como determinar o prazo de retenção de dados?

Nova politica de dados GA 21 1030x474 1
Nova politica de dados GA 1

Excluindo informações específicas

Agora será possível excluir completamente as informações de um usuário em específico do Analytics. Para isto, a ferramenta irá buscar cookies padrão do Analytics, App Instance ID e o user ID.

Sobre este recurso, mais informações serão disponibilizadas em breve.

Norma de Consenso de Usuários Europeus

Apesar do título, as modificações aqui também valem para todo o mundo. E estas diretrizes dizem que é necessário cumprir as normas do Google para consenso de usuários.

Isto quer dizer que os anunciantes têm responsabilidade em promover e conseguir concordância dos usuários das plataformas e sites.

Para isto, é essencial revisar os termos da ferramenta, principalmente itens sobre processamento de dados e também o que prevê o regulamento da UE.

Alterações de contrato no Google Analytics e Analytics 360

Esta é a principal atualização prevista na ferramenta. Você deve ler o novo contrato, que já está disponível no Analytics.

Basta acessar a página de administrador e clicar em configurações da conta. Após a leitura é preciso confirmar a concordância com as novas regras.

Esteja preparado

A dica mais importante com relação ao tema é não perder tempo. Deixando para a última hora é possível que você seja surpreendido negativamente.

Leia com calma o regulamento e o novo contrato para não ser penalizado mais tarde.

Na WebShare estamos acompanhando de perto todas mudanças e mantendo todas as informações dos nossos clientes seguras e protegidas, para que nenhum resultado seja prejudicado. Quer saber mais? Entre em contato com a gente.

Compartilhe

Compartilhe

Precisando de fôlego para chegar ao topo? Peça um diagnóstico do seu site.

Nossos especialistas farão uma análise profunda do seu site para identificar oportunidades de melhoria e propor soluções sob medida.

Precisando de fôlego para chegar ao topo? Peça um diagnóstico do seu site

Nossos especialistas farão uma análise profunda do seu site para identificar oportunidades de melhoria e propor soluções sob medida.
Abrir bate-papo
Olá 👋
Podemos ajudá-lo?