Golden Circle: Como o conceito do Círculo Dourado pode ajudar o seu negócio

Sumário

O Golden Circle é uma excelente estratégia para quem quer criar uma empresa, desenvolver um novo projeto ou inovar nesse mercado extremamente competitivo.

O termo “Golden Circle”, em uma tradução literal para o português, significa “Círculo Dourado”. Mas o que ele realmente representa, e como pode ser utilizado em seu negócio?

Para responder tal questionamento é necessário ter em mente que o Golden Circle é uma metodologia que tem o intuito de melhorar a atuação das empresas no segmento em que elas atuam.

Ao adotar a metodologia proposta pelo Golden Circle ou Círculo Dourado, os gestores terão a oportunidade de trazer para a empresa um grande diferencial. Deixá-la mais competitiva e assegurar um impacto positivo entre os funcionários e na sociedade em geral.

Segundo o idealizador do Golden Circle, essa organização torna as empresas uma fonte de inspiração. Graças a isso, a marca se torna algo a mais na vida dos seus clientes além do que um mero fornecedor de produtos e serviços.

Quer saber mais? Então continue a leitura!

Golden Circle: O que é o Círculo Dourado?

Criado pelo especialista em liderança Simon Sinek, o golden circle nada mais é do que uma forma inovadora de pensar, agir e se comunicar. Sinek costuma dizer que ele não criou o conceito, apenas decodificou esse modelo que diferencia os grandes líderes (tanto pessoas quanto empresas) dos demais.

O autor é referência para empreendedores em todo o mundo, inspirando líderes a focarem no propósito de suas empresas e de suas vidas. Sinek, inclusive, já escreveu diversos livros.

Sinek é autor de best-sellers como “Comece pelo porquê” e “Encontre seu porquê”, além de ser fundador da Start With Why, uma empresa que oferece os recursos para inspirar pessoas a fazerem aquilo que mais as motiva.

Bom, mas não vamos nos dispersar. Foco no que esse termo significa.

O Círculo Dourado foi desenvolvido para elucidar onde está o diferencial de líderes e organizações inspiradoras que geram lealdade e criam autênticos movimentos.

E você pode e deve estar se perguntando, “como assim”?

Acompanhe o raciocínio: O Golden Circle é composto por 3 círculos.

  •  
  • Círculo 1: É o maior e simboliza o “o que”;
  • Círculo 2: É o menor e está dentro do primeiro, representando o “como”;
  • Círculo 3: É ainda menor e está dentro do segundo, representando o “porquê”.

Contextualizando para o universo dos negócios, isso mostra que grande parte ou todas as empresas sabem definir o círculo 1 com facilidade. Ou seja, “o que” vendem ou oferecem.

Já a quantidade dos que compreendem o círculo 2 “como” é menor. Isso envolve, entre outros fatores, os diferenciais do negócio e ter os processos bem estabelecidos.

Por fim, o número de empresas que têm noção do seu “porquê” é ainda mais baixo, afinal, defender uma causa ou ter um propósito forte é o mais complicado.

Ou seja, o que vemos na maior parte das empresas são decisões e ações de comunicação voltadas ao que é mais óbvio para elas e para o mercado (o “o que”) e menos preocupadas com um lado mais subjetivo (o “porquê”).

QUAL A IMPORTÂNCIA DO GOLDEN CIRCLE

Quando você tem um propósito claramente definido e consegue propagá-lo até os seus consumidores, automaticamente está gerando uma conexão com eles. Portanto, o Círculo Dourado faz com que você crie, acima de tudo, um vínculo emocional com os clientes.

As pessoas passarão a consumir a sua empresa não apenas pelo que você tem a oferecer, mas, principalmente, pelo que você pensa ou faz. Forte, não é mesmo?

A verdade é que no fundo todo mundo almeja ser uma marca que inspira e emociona. Pense em todas as marcas que você nutre uma admiração. O que as diferencia das demais é exatamente a ligação emocional que elas estabeleceram com o seu  público. E elas só foram capazes de fazer isso porque tinham um propósito claro. É isso que torna o conceito do círculo dourado tão simples e, simultaneamente, tão fantástico.

Segundo seu criador, Simon Sinek, as empresas devem começar a pensar de dentro para fora. Mas, no dia a dia, como isso funciona?

Bem, ele recomenda que, antes de qualquer iniciativa você consiga se responder o seguinte questionamento: “Por que a minha empresa deveria existir?”.

E então, talvez você diga: “Mas a minha empresa já existe”. Tudo bem, analise os 3 círculos do seu golden circle e confira se estão perfeitamente alinhados.

Círculo 1 : O que

Ainda que essa seja a etapa mais simples do golden circle, ela é fundamental. Você precisa ter a clareza do que faz. Não saber como explicar isso de modo simples e conciso é indicativo de grandes problemas.

Você sabe responder essa pergunta a respeito do seu negócio?

Círculo 2: O como

O segundo círculo se refere aos meios que você pretende ou utiliza para alcançar seus objetivos. Quais estratégias e ações estão sendo feitas para atingir o seu propósito?

O “como” está intimamente relacionado à sua proposta única de valor, ou seja, aquilo que diferencia você das demais empresas.

E fica aqui a indagação, o que faz com que a sua empresa seja singular?

Círculo 3: O por quê

Essa é a principal lição do círculo dourado. O porquê é o propósito, aquilo que justifica a existência da sua empresa. Depois que você definir o seu propósito, todas as suas ações, estratégias e comunicação devem ser baseadas nele.

Nunca esqueça: O verdadeiro propósito está muito mais relacionado a quem a sua empresa deseja SER, e, consequentemente a diferença que ela pretende fazer no mundo, do que com os lucros.

Em uma campanha de marketing, a maior parte das empresas costumam apresentar os seus serviços destacando-os como os melhores do mercado. Elas preferem enfatizar o resultado do empreendimento ao invés de expor sua missão e tentar inspirar os clientes e consumidores.

Entretanto, segundo o Círculo Dourado, para se ter sucesso elas precisam escolher o caminho inverso.

Exatamente! O objetivo de um negócio com propósito é vender para pessoas que acreditam na missão da empresa.

Sendo assim, os clientes vão comprar o seu produto porque compartilham dos mesmos valores defendidos pelo seu negócio.

Como funciona na prática o Golden Circle nos negócios?

Exemplos
Para entender melhor, confira alguns exemplos de empresas que despertam desejo e conseguem mobilizar clientes e colaboradores:

Apple

O que: Computadores, smartphones etc.

Como: Desenvolvemos produtos lindos e fáceis de usar

Por quê: Tudo o que nós fazemos é para desafiar o status. Acreditamos em pensar diferente.

Natura

O que: Através de fragrâncias, texturas e composição dos nossos produtos de beleza e higiene pessoal.

Como: A forma que expressamos nossa paixão é promovendo o bem estar das pessoas consigo e com os outros.

Por quê: Somos apaixonados pela cosmética e pelas relações.

Conclusão

O Golden Circle é uma excelente estratégia para quem quer criar uma empresa, desenvolver um novo projeto ou inovar nesse mercado extremamente competitivo.

Se você ficou com alguma dúvida ou sugestão, interaja conosco e deixe um comentário.

Ah, e aproveite para compartilhar o artigo com seus amigos e colegas nas redes sociais.

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