Esse conceito não é novo, mas tem ficado famoso entre as estratégias de marketing digital.
Talvez você já tenha escutado falar, mas será que sabe mesmo para que serve e como fazer um Teste A/B?
A seguir, vamos te contar o que você precisa saber antes de começar a conduzir esse experimento.
O que é?
Atualmente o Teste A/B é uma das maneiras mais conhecidas e eficientes de verificar e validar qual versão do seu projeto é, definitivamente, a melhor. Ele possibilita que você compare às variáveis a fim de descobrir qual entrega os melhores resultados.
Sabemos que no marketing digital existem milhares de fórmulas genéricas para o seu negócio, mas no fundo, cada empresa possui um público específico.
Nesse sentido, o Teste A/B é uma das formas mais precisas de colher feedbacks com base em dados reais do mercado, não meramente em achismos.
Você já deve estar se perguntando: por onde começar?
Alguns princípios para conduzir um bom Teste A/B
Como dissemos, o Teste A/B consiste em comparar uma variável do seu projeto, com o objetivo de descobrir qual oferece mais conversão.
Mas antes que você comece, devemos alertar que não é recomendado testar mais de uma variável por vez, pois dessa maneira você não conseguirá identificar qual alteração possibilitou alcançar os melhores resultados.
Na prática, seu público é segmentado em dois grupos com a mesma quantidade de pessoas. Cada grupo receberá uma das variáveis do seu teste. Geralmente, testamos a atual versão de um projeto em comparação com a nova variável proposta.
O que eu preciso para fazer um Teste A/B?
Bom, o primeiro passo é ter uma quantidade de acessos suficiente para que o teste tenha validade estatística, sem isso, é possível que você visualize resultados equivocados.
Para alcançar resultados sólidos, recomenda-se que você recorra a uma ferramenta ou software especializado. O Google Optimize é uma ferramenta que pode te ajudar nesse processo.
Em caso de teste com e-mails, é possível realizá-lo sem o auxílio de ferramentas, mas dará mais trabalho já que o processo não será automatizado.
O tempo de duração do teste também deve ser definido. Cada formato, seja um e-mail marketing ou um CTA, apresenta resultados dentro de um determinado período de tempo.
No caso dos exemplos citados acima, ao testar duas versões de um e-mail marketing, podemos ver os resultados em poucas horas. No caso de um CTA, o processo pode ser bem mais longo, podendo durar meses.
O que testar?
Se você chegou até aqui, já percebeu que essa não é mais uma fórmula genérica, e sim, um método consistente que lhe trará resultados reais de acordo com seu objetivo.
Com isso em mente, você precisa pensar estrategicamente o que deve ou não testar.
Alguns dos testes mais utilizados buscam validar otimizações relacionadas aos pontos listados abaixo:
- Títulos;
- CTAs;
- Elementos;
- Imagens;
- Cores;
- URL;
- Opções de formulários.
Pode até parecer uma estratégia um tanto complicada, mas podemos afirmar que é uma das que lhe trará resultados mais consistentes e apropriados para o seu negócio.
Pronto, agora você já tem em mente tudo que precisa para começar a planejar seu Teste A/B.