O que é Teste A/B? – Glossário WebShare

Sumário

Esse conceito não é novo, mas tem ficado famoso entre as estratégias de marketing digital. 

Talvez você já tenha escutado falar, mas será que sabe mesmo para que serve e como fazer um Teste A/B? 

A seguir, vamos te contar o que você precisa saber antes de começar a conduzir esse experimento.

O que é?

internas A glossario teste ab webshare

Atualmente o Teste A/B é uma das maneiras mais conhecidas e eficientes de verificar e validar qual versão do seu projeto é, definitivamente, a melhor. Ele possibilita que você compare às variáveis a fim de descobrir qual entrega os melhores resultados. 

Sabemos que no marketing digital existem milhares de fórmulas genéricas para o seu negócio, mas no fundo, cada empresa possui um público específico.

Nesse sentido, o Teste A/B é uma das formas mais precisas de colher feedbacks com base em dados reais do mercado, não meramente em achismos.

Você já deve estar se perguntando: por onde começar?

Alguns princípios para conduzir um bom Teste A/B

internas B glossario teste ab webshare

Como dissemos, o Teste A/B consiste em comparar uma variável do seu projeto, com o objetivo de descobrir qual oferece mais conversão.

Mas antes que você comece, devemos alertar que não é recomendado testar mais de uma variável por vez, pois dessa maneira você não conseguirá identificar qual alteração possibilitou alcançar os melhores resultados.

Na prática, seu público é segmentado em dois grupos com a mesma quantidade de pessoas. Cada grupo receberá uma das variáveis do seu teste. Geralmente, testamos a atual versão de um projeto em comparação com a nova variável proposta.

O que eu preciso para fazer um Teste A/B?

Bom, o primeiro passo é ter uma quantidade de acessos suficiente para que o teste tenha validade estatística, sem isso, é possível que você visualize resultados equivocados.

Para alcançar resultados sólidos, recomenda-se que você recorra a uma ferramenta ou software especializado. O Google Optimize é uma ferramenta que pode te ajudar nesse processo.

Em caso de teste com e-mails, é possível realizá-lo sem o auxílio de ferramentas, mas dará mais trabalho já que o processo não será automatizado.

O tempo de duração do teste também deve ser definido. Cada formato, seja um e-mail marketing ou um CTA, apresenta resultados dentro de um determinado período de tempo. 

No caso dos exemplos citados acima, ao testar duas versões de um e-mail marketing, podemos ver os resultados em poucas horas. No caso de um CTA, o processo pode ser bem mais longo, podendo durar meses.

O que testar?

internas C glossario teste ab webshare

Se você chegou até aqui, já percebeu que essa não é mais uma fórmula genérica, e sim,  um método consistente que lhe trará resultados reais de acordo com seu objetivo.

Com isso em mente, você precisa pensar estrategicamente o que deve ou não testar. 

Alguns dos testes mais utilizados buscam validar otimizações relacionadas aos pontos listados abaixo:

  • Títulos;
  • CTAs;
  • Elementos;
  • Imagens;
  • Cores;
  • URL;
  • Opções de formulários.

Pode até parecer uma estratégia um tanto complicada, mas podemos afirmar que é uma das que lhe trará resultados mais consistentes e apropriados para o seu negócio.

Pronto, agora você já tem em mente tudo que precisa para começar a planejar seu Teste A/B. 

Compartilhe

Compartilhe

Precisando de fôlego para chegar ao topo? Peça um diagnóstico do seu site.

Nossos especialistas farão uma análise profunda do seu site para identificar oportunidades de melhoria e propor soluções sob medida.

Precisando de fôlego para chegar ao topo? Peça um diagnóstico do seu site

Nossos especialistas farão uma análise profunda do seu site para identificar oportunidades de melhoria e propor soluções sob medida.
Abrir bate-papo
Olá 👋
Podemos ajudá-lo?