Femvertising significa, em linhas gerais, a presença das mulheres no marketing digital e sua influência nas campanhas. Esse conceito vem crescendo com o passar dos anos, sendo adotado por muitas empresas que conseguiram enxergar a importância de proporcionar novas experiências ao público feminino.
Uma recente pesquisa realizada pelo Instituto Locomotiva sobre o consumidor brasileiro, é a prova de que as mulheres não estão sendo incluídas de maneira correta nas estratégias das organizações. O estudo apontou que cerca de 93% das mulheres do país não se sentem representadas pelas propagandas.
Com o femvertising as mulheres ganham voz , notoriedade e , de fato, se sentem representadas em ações realizadas pelas marcas. Mas para entender melhor sobre esse conceito e como deve ser feito, continue a leitura desse conteúdo que preparamos.
Qual o conceito e as características do Femvertising?
O termo Femvertising foi criado em 2014 pela empresa norte-americana She Media, que realiza inúmeras iniciativas e campanhas pela igualdade de gênero.Trata-se de união das palavras em inglês “feminine” (feminino) e “advertising” (anúncio). Ou seja: são propagandas voltadas apenas para mulheres.
Portanto, o movimento chegou para modificar conceitos de propaganda nos quais as mulheres não se identificam mais. São estereótipos femininos que eram retratados antigamente e por décadas fizeram parte da imagem das mulheres em comerciais e ações de marketing.
A partir do femversiting , mostrando que a comunicação precisa de mudanças e há espaço para isso, muitas organizações entenderam o recado, mudaram a mentalidade e refizeram as estratégias em ações que as mulheres se sintam inseridas e, principalmente, representadas nos dias atuais.
Até porque, um dos pontos bastante cobrados por clientes economicamente ativos, é o posicionamento das marcas sobre inúmeros assuntos e com elas estão se comunicando com os públicos.
Femvertising no Brasil
O Brasil, que antigamente era um dos clássicos na estereotipização da mulher em propagandas, apresenta mudanças de forma clara e significativa.
Um bom exemplo disso são as publicidades de cerveja. A marca Skol, por exemplo, transformou a linguagem. Atualmente as propagandas da marca são associadas a temas culturais e públicos diversos.
Outras marcas que mudaram a forma de comunicação
Muitas marcas pelo mundo transformaram a linguagem e tiveram que rever alguns conceitos, inclusive algumas que vendem produtos dedicados ao público feminino. A beleza praticamente inigualável, representada por modelos perfeitas, é uma das imagens mais difíceis de serem quebradas.
No entanto, há algum tempo, marcas como Avon, Dove e Natura Always têm feito isso. Estão quebrando esse conceito, renovando a comunicação e publicidade mais aproximada da realidade das mulheres.
A Dove, por exemplo, é conhecida por enaltecer a beleza real das consumidoras. Rugas, cicatrizes, deficiências , manchas na pele e muitas outras coisas já foram mostradas em suas peças publicitárias.
Mas como fazer marketing feminino corretamente?
Como em qualquer planejamento, é necessário saber quem é o público que a ação está sendo direcionada e o seu comportamento. Diante disso, uma pesquisa recente da PoderData revelou que as mulheres passam mais tempo nas redes sociais. Conforme os dados, cerca de 55% delas passam de 3 a 5 horas conectadas.
Outra questão, é que publicidades que insistam com aquele velho estereótipo feminino podem receber inúmeros comentários negativos e até mesmo ser “cancelado”. Isso representa algo muito negativo para a marca.
Portanto, separamos algumas dicas para fazer um marketing voltado para as mulheres de maneira correta e obter resultados positivos.
Elimine os estereótipos
Passe longe dos estereótipos. Como citamos anteriormente, isso é um dos pontos que afasta totalmente o público feminino, capaz de levar a rejeição de uma marca. Por isso, sempre tenha consigo o papel da mulher e sua representatividade na sociedade, além de entender que há variados tipos de comportamentos e corpos femininos.
Não tenha a ideia de que mulheres são um nicho de mercado
Mesmo que seu produto seja direcionado para o público em geral, não desconsidere as mulheres em suas ações de marketing. Lembre-se de duas coisas: Primeiro que elas também são fãs de esportes, cerveja, carros e outras tantas coisas assim como os homens. E segundo que elas representam mais da metade da população brasileira, segundo dados da pesquisa PNAD (Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios Contínua).
Entenda as necessidades
O público feminino tem suas dores como qualquer persona. Sendo assim, mostre a elas que seu produto ou serviço compreende, quer ajudar e atende às suas necessidades. Dessa forma, as ações e as estratégias de marketing ficam mais assertivas.
Faça campanhas inovadoras
Expandir a criatividade e sair dos padrões é tarefa essencial para realizar uma campanha de marketing eficiente. Claro que para esse público não seria diferente. Então, tenha claramente quais os objetivos da campanha, a mensagem que será transmitida e a linguagem utilizada. Faça um brainstorming de ideias e trace o planejamento.
Tire a ideia de que mulheres são um nicho de mercado
Mesmo que seu produto seja direcionado para o público em geral, não desconsidere as mulheres em suas ações de marketing. Lembre-se de duas coisas: primeiro que elas também são fãs de esportes, cerveja, carros e outras tantas coisas assim como os homens. E segundo que elas representam mais da metade da população brasileira.
E aí, curtiu saber mais sobre o conceito de femvertising e sua importância para a influência feminina no marketing digital? Para ficar por dentro de mais assuntos como esse, basta acessar o nosso blog e conferir tudo o que acontece no universo digital.