Com o passar dos anos, as estratégias de marketing evoluem, as ferramentas mudam e novas técnicas acabam surgindo. No entanto, existe um recurso poderoso e que não sai de moda: o e-mail marketing. Porém, mesmo com um histórico incrível, muitos profissionais de marketing ainda duvidam do seu poder.
A rejeição pela estratégia talvez aconteça porque há alguns anos o e-mail marketing ainda era sinônimo de spam, abordagens invasivas e até mesmo fraudes. Entretanto, com a evolução da tecnologia permite que os e-mails sejam utilizados de maneira muito mais assertiva. Ou seja, eles podem ser endereçados para as pessoas certas, na hora certa e com a mensagem certa.
É por isso que nesse conteúdo queremos te explicar tudo a respeito do e-mail marketing. Vamos explorar o seu significado, o papel dentro do trabalho de comunicação, além de cinco motivos para investir nessa estratégia e muito mais. Então, vem com a WebShare, primeira e única empresa SEO First, para aprender sobre o assunto.
O que é e-mail marketing?
Podemos dizer que e-mail marketing é um estilo de marketing direto que utiliza o e-mail para promover produtos ou serviços, desenvolver relacionamentos com atuais e potenciais clientes, além de incentivar a fidelização. As campanhas feitas em e-mail marketing podem incluir boletins informativos, promoções, atualizações de produtos ou conteúdos informativos que agregam valor ao público-alvo.
Sendo assim, o e-mail marketing vai além de enviar mensagens para a lista de contatos de sua empresa. Trata-se de uma estratégia muito bem planejada que envolve a criação de conteúdos relevantes, personalização das mensagens, segmentação do público e análise dos resultados.
Ele permite que as empresas mantenham um canal de comunicação direto com seus consumidores, oferecendo informações valiosas que podem incentivar as compras, inscrições ou compartilhamentos.
Qual o papel do e-mail marketing na sua estratégia?
O e-mail marketing desempenha um papel crucial nas estratégias de marketing integrado. Ele serve de complemento para outras táticas, como SEO, mídias sociais e marketing de conteúdo, auxiliando no trabalho de nutrir leads e na conversão de prospects em clientes.
Além disso, uma estratégia de e-mail marketing bem planejada se torna excelente ferramenta para a retenção de clientes, promovendo a fidelização. No próximo tópico iremos nos aprofundar mais sobre os fatores pelos quais vale muito a pena o investimento em e-mail marketing.
5 motivos para investir em e-mail marketing
O e-mail marketing é considerado uma das ferramentas mais utilizadas e eficientes, pois proporciona um leque de benefícios para as organizações. Portanto, separamos cinco motivos para você fazer o investimento em e-mail marketing. Acompanhe abaixo
1 – Uma estratégia consagrada
A pesquisa feita em meados de 2023, pelo site Statista, especializado em inteligência de mercado, apontou cerca de 4,3 bilhões de usuários de e-mail em todo o mundo, gerando a troca de milhares de mensagens por dia, sejam de caráter pessoal ou profissional.
Ainda não ficou convencido? Segundo um estudo da McKinsey&Company uma campanha de e-mail marketing chega a ser 40 vezes mais eficiente do que a conquista de clientes por meio de redes sociais.
Ou seja, o e-mail até pode parecer uma alternativa obsoleta, mas com esses dados você tem que concordar que ele está mais vivo do que nunca, não é?
2 – Segmentação
A partir do momento em que você tem uma boa base de lead, ou seja, contatos qualificados, é possível segmentar estes e-mails. Isto pode ser de diversos formas: por idade, localização, interesses, serviços que consome e etc.
Assim, é possível trabalhar campanhas segmentadas, de acordo com cada um destes itens e potencializar ainda mais o alcance da sua estratégia. Esta possibilidade permite criar ações específicas e obter resultados incríveis.
Há pesquisas que indicam resultados 14% maiores para campanhas de e-mail marketing que segmentam o público. A taxa de clique de campanhas segmentadas também chega a ser 100, 95% superior.
Logo, o e-mail marketing permite que você trabalhe de forma personalizada e ainda potencialize seus ganhos. E esta é a melhor estratégia para obter resultados concretos e atingir suas metas.
3 – Mensuração de resultados
A base de qualquer estratégia eficiente de marketing digital são os resultados. Analisar os acertos e aprimorar os erros é a base para ter sucesso dentro da comunicação da sua marca e o e-mail marketing permite fazer isto.
A partir dele você pode analisar quantos receberam seu e-mail, quantos abriram e também qual foi a taxa de clique. Logo, você tem uma visão ampla e detalhada de onde estão os acertos, os erros e do que precisa ser melhorado no próximo envio.
Tudo isso permite você alcançar resultados incríveis, devido a facilidade de mudança na estratégia e nos dados gerados em tempo real.
4 – Muito mais vendas
Ao enviar campanhas frequentes de e-mail marketing você mantém seu lead aquecido. Isto é, em contato com a sua marca e seu conteúdo poderoso. Afinal, você está enviando um material rico e focado especificamente voltado para ele.
Logo, toda vez que ele abre um e-mail seu ele está apenas a um clique de solicitar um orçamento ou mesmo comprar de você. Este pode nem ser o foco daquela mensagem específica, mas ao se fazer presente, você facilita o processo dele procurar você, porque você está indo até ele.
Assim, uma campanha eficiente de e-mail marketing está diretamente ligada ao aumento das vendas do seu negócio.
5 – A tão sonhada fidelização
Ter clientes fiéis é o sonho de qualquer negócio, não é? Através do e-mail marketing é a forma mais eficiente de fazer isto. Sabe como? O que torna um cliente fiel é o relacionamento, o pós-venda, a sua atenção e relevância.
Assim, através do e-mail marketing é possível manter um contato frequente com esse cliente, mantendo ele informado e atualizado sobre você e também conteúdos relevantes.
Então todo e-mail marketing é eficiente?
A resposta certa é: depende. Não basta apenas disparar e-mails sem uma estratégia eficiente, um banco de leads atualizado e sem analisar os resultados. É preciso conhecer o seu público, sua linguagem, que tipo de conteúdo ele quer ler e como criar um material que seja atrativo para ele.
Vamos agora nos aprofundar em algumas ações necessárias para desenvolver uma campanha de e-mail marketing eficaz. Acompanhe.
- Defina seus objetivos: antes de começar, é fundamental ter o entendimento claro do que você quer alcançar com sua campanha de e-mail marketing. Seja aumentar as vendas, engajar clientes ou promover novos produtos, ter objetivos claros ajuda a direcionar todas as ações.
- Construa uma lista de contatos qualificada: a forma para construir uma lista de contatos que tenha interesse genuíno nos seus produtos ou serviços, é sempre utilizar métodos éticos e eficazes. Evite comprar listas, pois isso pode prejudicar sua reputação e resultados.
- Segmente seu público: aqui, você pode dividir a sua lista de contatos em segmentos com base em critérios relevantes, como comportamento de compra, interesses ou demografia. Isso permitirá a criação de mensagens mais direcionadas e eficazes.
- Crie conteúdo relevante e valioso: tenha a garantia de que o conteúdo dos seus e-mails tenha valor para quem recebe. Isso pode ser feito através de ofertas exclusivas, conteúdos informativos ou atualizações relevantes.
- Teste e otimize: testar o que funciona com o seu público é fundamental para melhores resultados. Por isso, realize testes A/B para descobrir e utilize métricas disponíveis para ajustar e melhorar suas campanhas de forma contínua.
Ao seguir essas dicas, a sua campanha de e-mail marketing será muito mais assertiva e trará mais impactos positivos para a sua organização.
Erros que você precisa evitar no e-mail marketing
Além das medidas fundamentais que citamos no tópico anterior, a criação de uma boa campanha de e-mail marketing envolve muita atenção para não cometer erros cruciais que podem comprometer todo o resultado. Listamos aqui alguns dos principais para que você não esqueça.
- Não segmentar a sua lista de contatos: enviar o mesmo e-mail para todos os seus contatos é um erro grande e pode resultar em baixas taxas de engajamento. A segmentação permite que você envie mensagens mais relevantes e personalizadas para diferentes grupos de clientes.
- Ignorar a personalização: desenvolver e-mails genéricos tendem a ser ignorados. Use o nome do destinatário e adapte o conteúdo com base nas preferências e no comportamento do usuário para criar uma conexão mais próxima e aumentar a eficácia da comunicação.
- Design mal planejado: e-mails com um design confuso ou pouco atrativo podem afastar os leitores. Invista em um design limpo e responsivo, que seja agradável aos olhos e fácil de ler em dispositivos móveis.
- Não realizar testes: enviar e-mails sem testar é um dos erros mais vitais. Realize testes A/B para diferentes linhas de assunto, conteúdos e horários de envio para descobrir o que funciona melhor com seu público.
- Desconsiderar as métricas: se você desconsiderar as métricas de sua campanha, não irá entender o que realmente está dando certo ou não. Utilize dados de desempenho para otimizar suas estratégias e melhorar resultados.
Evitar esses erros pode fazer uma diferença enorme no resultado de suas campanhas de e-mail marketing, garantindo melhores resultados e mais engajamento.
Conte com a expertise da WebShare
O e-mail marketing é uma potente ferramenta para divulgar produtos ou serviços da sua empresa, construir relações com os clientes, além de ajudar diretamente no incentivo da fidelização. No entanto, de nada adianta se essa estratégia não seja feita com muito planejamento e expertise. Caso contrário, os resultados positivos não virão e seu negócio poderá até mesmo perder clientes. Então, conte com a WebShare, primeira e única agência SEO First, para ajudar você nessa tarefa.
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