5 dicas poderosas para fidelizar clientes em e-commerces

Sumário

Fidelizar clientes é complexo e desafiador para quem está no comando de um e-commerce. A concorrência, os valores, a facilidade de, com um clique, trocar de loja. Uma corrida interminável para encantar, em poucos segundos, aquele usuário que busca um produto específico.

Pensando nisso, listamos 5 dicas poderosas para fidelizar clientes em e-commerces e vamos explicar, a seguir, como colocá-las em prática e fortalecer o seu negócio.

Para fidelizar clientes, que tal um programa de vantagens?

Aposte no seu cliente.

Invista em programas de vantagens, ou seja, benefícios para quem compra com frequência no seu e-commerce. Esta é uma ação consolidada em termos de resultados e ajuda na recorrência e no aumento do ticket médio de consumo.

Como fazer isso? Crie cupons, programas de pontos, frete grátis, cashback… ideias não faltam para beneficiar seu cliente abrindo mão de muito pouco.

Que tal considerar uma ação dessas?

Atendimento é a alma do negócio (e quando bem feito é ótimo para fidelizar clientes)

Sem um forte e eficaz atendimento, você está sozinho no seu e-commerce. Coloque-se no lugar do cliente e lembre de quantas vezes empresas já deixaram você na mão.

Pense naquele suporte demorado ou na falta de solução de problemas por falta de eficiência. Acaba com o dia de qualquer um, né?

Por isso, é essencial ter um atendimento próximo do cliente: na linguagem, na postura, nas soluções. Além de estar presente em todas redes sociais.

Um bom atendimento pode marcar seu cliente para sempre e ajudá-lo na sua jornada de compra: tornando-o um fiel embaixador (mesmo que informalmente) de sua empresa.

A diferença entre valor e preço

Você provavelmente já ouviu falar nisso, mas saiba que estamos reproduzindo por um bom motivo.

Cada vez mais as pessoas buscam por experiências. Claro, o custo sempre será um fator importante, ainda mais considerando seu público-alvo possua baixa renda.

Mas, a verdade é que a forma como você vende algo muda tudo. Vender um colchão é diferente de vender uma noite tranquila e confortável de sono. Percebe?

Atribuir valor ao seu produto é a melhor forma de encantar e fidelizar um cliente.

Mobile é o presente, foco nele para fidelizar clientes

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Você já deve ter percebido o quanto os smartphones estão presentes no nosso dia a dia. Eles estão afetando até mesmo a forma de pesquisar e fazer compras. Por isso, muitos acessos ao seu site apresentam como origem o mobile.

Logo, você precisa estar atento a dois itens:

  • o primeiro é a importância de ter um site rápido e responsivo, cada segundo que ele demora carregando é uma chance do seu potencial cliente ir embora.
  • O segundo é apostar no marketing para mobile. O que isso quer dizer? Que tal desenvolver um aplicativo e criar promoções específicas para esse canal? A facilidade do serviço ajuda a fidelizar e encantar seus clientes com a praticidade e benefícios oferecidos pelo seu negócio.

Dados, dados, dados para estudar como fidelizar clientes

Sem dados é difícil estar no controle do seu e-commerce. Na verdade, de qualquer negócio.

É a partir daí que você poderá enxergar as ações de sucesso ou não, quem está acessando seu site e clicando onde e compreendendo melhor esse perfil.

Os dados ajudam você estudar os resultados, o atendimento, as vendas e ver no que é preciso focar. Não esqueça deles!

Com estes números é possível acompanhar outras métricas, aquelas que dizem respeito à sua concorrência, à sua campanha de marketing e mesmo no Google, para atingir posições cada vez melhores.

Fidelizar clientes em e-commerces em 3, 2, 1…

Que tal colocar essas dicas em prática e começar agora mesmo a testar a resposta do seu público?

O ideal é provocar e testar: cada persona responde a um tipo de ação e a melhor forma de descobrir isso é fazendo pequenos experimentos.

Quer uma ajudinha? Consulte nosso time de especialistas e encontre a solução certa para você e seu negócio!

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Karine Tavares

Coordenadora dos times de conteúdo e SEO na WebShare, tenho formação em jornalismo há mais de 10 anos. Sou especialista em comunicação corporativa e marketing de conteúdo. Minhas experiências nas áreas incluem redação jornalística, redação SEO e copywriting, além de UX Writing, Inbound Marketing e análise de dados.

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