E-commerce Dia dos Pais: O que esperar do consumidor em 2020

Sumário

Uma pesquisa recente, realizada pela Boa Vista SCPC  para o Dia dos Pais, aponta o crescimento de 142%, em relação ao ano anterior, na intenção de compra via e-commerce.

Sabemos que as datas comemorativas representam uma excelente oportunidade de crescimento para o mercado. Nesse sentido, o E-commerce Dia dos Pais é um dos acontecimentos mais importantes para o varejo

Confira no post as expectativas referentes ao e-commerce 2020 e acompanhe nossas dicas de como preparar seu comércio virtual para o evento.

Uma pesquisa recente, realizada pela Boa Vista SCPC  para o Dia dos Pais, aponta o crescimento de 142%, em relação ao ano anterior, na intenção de compra via e-commerce. O estudo identificou que, apesar do aumento, trata-se de uma novidade para 58% destes consumidores, indicando uma mudança de hábito.

Em outra pesquisa, desta vez realizada pela Méliuz, empresa líder em cashback no Brasil, aponta que 69% dos brasileiros pretendem presentear na data, apesar de todas as mudanças ocasionadas pela pandemia.

Confira os dados:

  • 53% alegam que a pandemia afetou a decisão da compra do presente de Dia dos Pais;
  • 65% consideram o impacto pequeno;
  • 35% afirmam que a pandemia impactou muito na decisão;
  • Os que vão presentear na data, (36%) pretende gastar entre R$ 51 e R$ 100;
  • A média de valor que será investido não foi diferente do resultado da pesquisa realizada em 2019, com exceção da porcentagem de pessoas que buscam comprar presentes mais baratos (até R$ 50);
  • Apesar das consequências da pandemia, menos pessoas pretendem gastar pouco (7,7% em 2020 vs. 14,8% em 2019);
  • (51%) devem optar por comprar roupas para os pais;
  • A categoria Acessórios e Calçados ficou em segundo lugar (28%) nas escolhas, seguida de itens Eletrônicos e de Informática (25,1%), Perfumes e Cosméticos (22,18%) e Celulares (15,9%).

O que muda com a Pandemia

Segundo as pessoas que foram entrevistadas, 79% pretendem fazer a compra do presente exclusivamente em lojas virtuais.

É que essa modalidade de compra proporciona diversos vantagens ao consumidor, como:, economia de tempo e dinheiro, além de não precisar se expor ao risco de ser contaminado pela COVID-19.

E mesmo com o impacto que o Coronavírus gerou no comportamento de consumo do brasileiro, 52,7% dos respondentes afirmaram que as consequências não afetaram a escolha de onde comprar o presente. Desses, 83% vão fazer suas compras (e já comprariam) exclusivamente em lojas online.

Contudo, 74% destes consumidores afirmaram que preferiam ir às compras somente em lojas físicas ou dividir as compras entre lojas físicas e online.

Então, com base nesses dados, surge um questionamento referente ao E-commerce Dia dos Pais 2020: Afinal, como motivar um cliente a comprar online?

Calma, continue a leitura, vamos auxiliar você!

E-commerce Dia dos Pais: A expectativa do cliente em relação ao comércio virtual

Atualmente, a maior preocupação dos consumidores está relacionada à experiência que as marcas proporcionarão. Eles esperam serviços cada vez mais rápidos e eficazes. É isso que faz com que  optem pelo e-commerce.

Entretanto, nem tudo são flores. Dados apontam que pouquíssimos clientes voltam a comprar na mesma loja, apenas 2%. Logo, fica evidente a necessidade de criar estratégias não apenas para vender, mas para a fase pós-compra.

Você sabia que fatores como frete grátis, promoções e curto prazo de entrega aparecem entre os primeiros itens considerados sedutores pelos consumidores que compram pela internet?

Contudo, oferecer bons serviços de compra não é o suficiente. É preciso investir em um atendimento de qualidade, para obter êxito em seu negócio.

E-commerce dia dos pais: Presentes mais procurados na quarentena

De acordo com uma pesquisa feita pelo Google, os itens que estão em alta para as compras de Dia dos Pais este ano são:

  • Tênis de corrida
  • Bicicleta
  • Smart watch
  • Camisetas tal pai, tal filho

E-commerce Dia dos pais: 5 dicas para preparar seu negócio para essa data

Confira as nossas 5 dicas de como preparar seu E-commerce Dia dos Pais:

  1.  1.Ofereça praticidade
    Provavelmente, você já ouviu diversas vezes que a primeira impressão é a que fica, correto?Portanto, nada de deixar as páginas de compras do seu site confusas e difíceis de manusear ou compreender. A ideia é fazer com que o cliente permaneça por lá..Disponibilizar processos rápidos e claros é o começo para atrair um possível comprador. Caso contrário, com tantas opções no mercado, ele encontrará outra opção  mais coerente e de fácil navegação. E não é isso que queremos, não é mesmo?
  2. Priorize o atendimento
    Seja na loja física ou virtual, é incrível quando somos bem atendidos e nos sentimentos acolhidos pela marca. Já bate aquela vontade desenfreada de seguir comprando outros itens e indicá-la para todos que conhecemos, como familiares e amigos.Sendo assim, esse é um ponto de extrema importância e que deve ser levado a sério para que o seu negócio virtual obtenha sucesso nesse Dia dos Pais.Uma experiência de qualidade é uma das principais práticas para conquistar fidelizar o cliente.  Além disso, estudar suas necessidades e criar estratégias para atender todas as suas exigências já são  considerados  pré-requisitos às empresas.
  3. Produza conteúdos relevantes
    Grande parte dos visitantes chegam até determinados sites de compras, por meio de páginas parecidas da internet ou de redes sociais. E, em datas específicas, muitos deles ainda não tiveram nenhum contato com a maioria dessas lojas.Dessa forma, uma ótima iniciativa é elaborar campanhas que atraiam a atenção dos consumidores. As datas comemorativas são ótimas oportunidades para estreitar as relações entre os clientes e as marcas.
    Então, nesse Dia dos Pais, produza ações cativantes e atraentes.A maioria desses visitantes chega através dessas campanhas e se sensibiliza com os conteúdos. E é exatamente isso que aumenta significativamente as chances do comprador finalizar uma compra. Ou seja, xeque-mate.
  4. Seja organizado e planejado
    É fundamental organizar e checar o estoque de sua loja antes de divulgar os seus produtos e promoções. Principalmente nessas datas em que a demanda costuma ser alta e intensa.
    Além disso, o frete grátis é um dos serviços que mais motivam o consumidor a seguir com a compra. Então, além de preparar e analisar cuidadosamente cada parte de seus serviços, ofereça boas propostas de negócio aos seus clientes.
    Também esteja atento às entregas. Cuide dos prazos com antecedência e invista em serviços de entrega rápida. E se, porventura, ocorrer de atrasar alguma, disponibilize brindes ou descontos em uma próxima compra.
    Isso evita que seu e-commerce perca clientes e faz com que ele se destaque em meio aos concorrentes.
  5. Invista no pós-venda
    A maioria das lojas esquecem que o pós-venda é uma das principais partes da jornada do consumidor, e é por isso que perdem seus clientes.
    Consequentemente, ao oferecer um relacionamento empático e personalizado, você atrai o comprador e o faz querer comprar mais vezes.
    Logo, supra todas as suas demandas e ofereça vantagens que evidenciem sua marca das demais. Ao fazer isso, seu e-commerce Dia dos Pais ganhará a atenção não só desses clientes, mas de possíveis compradores que ouvirão elogios e indicações.
    Com isso, o sucesso no mercado é praticamente uma garantia ao seu negócio!

Curtiu as nossas dicas para alavancar a sua loja virtual? Não esqueça de deixar o seu feedback nos comentários.

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