Texto redigido pelo parceiro Danilo Nascimento, da Inbounder
Você já se perguntou como as estratégias de marketing vem mudando entre as empresas e, por que isso ocorre?
Basta uma rápida olhada nas atuais estratégias de marketing e publicidade para perceber que tudo está bem diferente de como era apenas uma década atrás.
Para profissionais de SEO e marketing digital, entender essas mudanças é fundamental, considerando que as empresas estão cada vez mais exigentes. O que é compreensível, afinal, a concorrência também é crescente.
Além disso, a própria clientela tem acesso a muitas informações sobre as empresas e seus produtos que antes não estavam facilmente disponíveis.
Portanto, é necessário que as empresas adotem uma nova postura em relação às estratégias de marketing escolhidas. Do contrário, as organizações podem ficar defasadas e serem facilmente ultrapassadas pela concorrência.
Entenda como a estratégia de marketing mudou nos últimos anos
A mudança mais importante que vem ocorrendo na estratégia de marketing das empresas nos últimos anos é a transição do Outbound Marketing para o Inbound Marketing. A seguir, explicaremos alguns detalhes sobre essas estratégias.
Durante, pelo menos, 5 décadas o marketing Outbound, ou “marketing de interrupção”, foi a principal abordagem utilizada em termos de marketing e publicidade. Seu conceito é simples: interromper um conteúdo ou ação do público para divulgar a marca, produto, serviço e fazer publicidade.
Seguem alguns exemplos:
- Intervalo comercial nas emissoras de TV e rádio;
- Outdoors;
- Patrocinar eventos;
- Anúncios em jornais e revistas.
Entretanto, isso mudou. Agora, em 2021, essas velhas estratégias de marketing não são mais suficientes. Pois, as inovações trazidas pela “internet” proporcionam novas fontes de informações, muitas delas em tempo real.
Como consequência, é preciso dialogar com o consumidor na mesma velocidade e estar presente em suas vidas através de outras estratégias de marketing.
As inovações trazidas pelo Inbound Marketing
Inbound Marketing significa marketing de atração, portanto, trabalha de uma perspectiva diferente do Outbound Marketing.
Aqui, a meta é oferecer valor ao público-alvo, para atrair e encantar o usuário. Ou seja, o foco está em criar uma conexão com o público, e para isso são utilizados 4 estratégias principais:
- Ter presença digital, seja através de um site ou das redes sociais;
- Produzir conteúdo de valor e relevância para os clientes;
- Adotar uma estratégia de SEO, buscando melhores resultados de ranqueamento e a melhor experiência do usuário;
- Fazer parcerias com influenciadores digitais.
O objetivo principal do inbound é aumentar as conversões da empresa, ou seja, captar mais “leads” e efetuar mais vendas. Para isso, a partir dessas estratégias são desenvolvidos conteúdos com objetivo de atrair o público-alvo da empresa.
Para que esse material seja efetivo, deve ser pensado estrategicamente considerando os interesses do seu público. Nessa etapa, é importante ter em mente a persona da sua marca, para que a ação seja bem direcionada.
Estratégia de marketing digital
Outro ponto fundamental, considerado um divisor de águas nas estratégias de marketing e que deve ser levado em consideração na sua estratégia, é o marketing digital.
Afinal, ele está em todo lugar, e é um dos segmentos que mais crescem no Brasil e no mundo. Pois, como já ficou claro até aqui, as empresas não podem mais ficar de fora da transformação digital.
Todavia, é importante entender que o Inbound Marketing e o marketing digital são coisas diferentes. Enquanto o primeiro visa a conversão, o foco do segundo está em desenvolver estratégias de comunicação e engajamento “online”.
Essa estratégia de marketing até pode visar a venda, mas também tem outros objetivos, como, por exemplo, melhorar o relacionamento da marca com seu público. Ou seja, fazer com que a marca tenha maior e melhor visibilidade no meio “online”.
O marketing digital por si, representa uma das principais mudanças nas estratégias de marketing das empresas justamente por ser produto da ascensão da “internet”, da nova era digital.
Estratégias de marketing para agência de marketing e SEO
Para saber como as estratégias de marketing vêm mudando nas empresas nos últimos anos, também é preciso olhar para as agências de marketing digital. Mas não apenas ela, hoje em dia já existem agências focadas em SEO, por exemplo.
E é justamente através delas que muitas inovações têm surgido, e o número de agências de marketing digital e agência de SEO também cresce cada vez mais.
Elas são responsáveis por analisar as situações de cada empresa, criar e direcionar estratégias que potencializam o marketing, marcam presença digital e atraem o público.
Como a estratégia de marketing vem mudando para empresas que vendem clareador dental
As mudanças na estratégia de marketing chegam para todas as empresas, de qualquer segmento, o que inclui aquelas que vendem clareador dental. Ou seja, quem não se adaptar, arrisca ficar para trás.
Uma boa parte disso se deve ao incrível poder que os consumidores ganham com o amplo acesso à “internet” e às tecnologias de informação.
Por exemplo: recentemente, a Colgate, uma das principais marcas brasileiras de produtos dentais, teve de ampliar sua linha de produção por exigências dos próprios consumidores. A informação foi publicada pela Revista Exame.
Portanto, aplicar estratégias Inbound Marketing, como o marketing de conteúdo, e investir em uma estratégia de marketing digital completa, é uma necessidade para as empresas do setor.
Além disso, as empresas que vendem clareador dental devem ficar de olho nas mudanças de gostos e preferências do seu público-alvo. Em outras palavras, se adaptar a elas sempre que necessário.
Pois, além de divulgar a marca, uma estratégia de marketing e SEO bem planejada deve dar retorno através de métricas e comentários do consumidor. Dessa forma, as empresas avaliam os dados que recebem e determinam mudanças necessárias.
Dicas finais
Qualquer empresa que queira se destacar dos concorrentes e crescer no mercado precisa ficar de olho em como as estratégias de marketing vêm mudando nos últimos anos.
O mesmo vale para qualquer agência de marketing digital e agência de SEO. Afinal, as mudanças não esperam e os consumidores têm cada vez mais informações.
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