Uma boa estratégia de SEO (Search Engine Optimization) é feita a partir da combinação de muitos elementos. As palavras-chave, ou keywords, são peças fundamentais nesse processo, contribuindo muito para que a sua página tenha melhor posicionamento nos motores de busca. Entretanto, é preciso contar com uma boa densidade de palavras-chave para que o seu conteúdo tenha bem mais possibilidades de figurar, pelo menos, na primeira página do Google.
Mas você sabe o que isso significa? Então, para não errar a mão no momento de criar conteúdos relevantes para o seu público, é fundamental compreender o que é densidade da palavra-chave e como utilizá-las de maneira correta nos textos. E é exatamente essas questões que iremos explicar ao longo desse conteúdo.
Venha aprender sobre a densidade de palavra-chave com a WebShare, primeira e única agência de SEO First do Brasil!
O que é densidade de palavra-chave?
Densidade de palavra-chave é um termo muito utilizado nas estratégias de SEO. Se refere à quantidade de vezes que uma palavra-chave específica é usada, em relação ao total de palavras de algum conteúdo, como blog post. Esse número é importante para sinalizar aos buscadores que a página está cumprindo com o objetivo de busca dos usuários. Dessa forma, as páginas se posicionam melhor nas páginas de busca, tornando-as mais relevantes para as consultas específicas dos usuários.
Como calcular a densidade?
Fazer o cálculo para saber a densidade da palavra-chave não é uma tarefa complexa e ajuda na otimização do seu conteúdo.De maneira geral a densidade é expressa em porcentagem, indicando quantas vezes o termo aparece a cada 100 palavras no texto.
Para deixar a explicação mais clara, veja um exemplo: se uma palavra-chave é mencionada 10 vezes em um artigo de 100 palavras, a densidade da palavra-chave é de 10%.
E para calcular a densidade da palavra-chave no seu conteúdo, basta seguir esses passos:
- Identifique a palavra-chave: selecione a palavra-chave principal do seu conteúdo, aquela que você deseja que o texto seja encontrado nos motores de busca.
- Conte as ocorrências: conte quantas vezes essa palavra-chave aparece no texto. Inclua variações próximas se forem relevantes para o seu objetivo de SEO.
- Determine o total de palavras: saiba o número total de palavras presentes no conteúdo. Ferramentas de edição de texto geralmente fornecem essa informação automaticamente.
- Aplique o cálculo: calcule a porcentagem da densidade de palavra-chave, como o exemplo citado acima.
As ferramentas de SEO também podem ajudar a automatizar o cálculo, tornando a análise mais fácil e rápida.
Qual a densidade ideal?
Determinar a densidade ideal de uma palavra-chave não é uma ciência exata. Isso porque, há a variação conforme o contexto, o conteúdo e os algoritmos dos motores de busca, que evoluem constantemente. Entretanto, no meio do marketing digital, grande parte dos especialistas mais renomados acreditam que esse número gire em torno de 1% e 3%. Isso quer dizer que para cada 100 palavras do seu conteúdo, por exemplo, deve aparecer de uma a três vezes.
Além desse critério, é importante saber que esses termos precisam ser incluídos da forma mais natural possível no texto. Não esqueça que o conteúdo deve ser feito primeiro para o seu público e depois para os motores de busca. E, claro, desenvolva conteúdos de qualidade. Os motores de busca priorizam conteúdos ricos, originais e de relevância.
Fique atento ao exagero
Mas preste atenção: o uso em excesso de palavra-chave, prática conhecida como “keyword stuffing” ou “Black Hat”, pode causar penalizações pelos buscadores, resultando em uma classificação mais baixa nas páginas de resultados de pesquisa. Sendo assim, é importante manter um equilíbrio na densidade, buscando a naturalidade no conteúdo e otimização para os motores de busca. Uma boa dica aqui é utilizar sinônimos para proporcionar mais equilíbrio.
Por que a densidade da palavra-chave é importante?
Repetir o termo principal algumas vezes no decorrer do conteúdo, ou ter uma densidade da palavra-chave boa, é importante é importante por vários aspectos que ajudam a sua página a performar melhor nos principais motores de busca. Confira agora alguns desses motivos.
1 – Melhora a visibilidade nos buscadores
A densidade equilibrada de palavra-chave é muito importante, pois ajuda os motores de busca a entenderem sobre qual assunto o seu conteúdo trata, aumentando as chances de ser bem posicionado no ranking da página de busca.
2 – Relevância sem perder qualidade
A utilização equilibrada de palavra-chave, garante que o conteúdo seja relevante para as buscas do público, sem perder a qualidade e naturalidade.
3 – Otimiza a experiência do usuário
A utilização de maneira estratégica das palavras-chaves resulta no melhoramento da experiência do usuário,tornando mais fácil para eles encontrarem as informações que buscam no seu conteúdo.
4 – Competitividade
No mercado que se encontra cada vez mais acirrado, uma densidade de palavra-chave otimizada pode ser o diferencial que coloca o seu conteúdo à frente dos concorrentes nos resultados de busca.
5 – Suporte à estratégia de otimização
A densidade de palavra-chave é um dos pilares de uma estratégia de SEO eficaz, ajudando a alinhar o seu conteúdo com as práticas recomendadas para uma melhor indexação e ranking.
Essas são apenas alguns fatores que comprovam a grande importância da densidade da palavra-chave utilizada de maneira correta, equilibrada.
Como a WebShare pode ajudar você
Como dissemos ao longo do artigo, medir a densidade da palavra-chave é apenas um dos fatores cruciais nas estratégias de SEO para que o seu site consiga desempenhar bem no ranqueamento dos principais motores de busca. Portanto, para que o seu negócio realmente atinja outro patamar no mundo digital e gere resultados incríveis, conte com quem tem experiência e credibilidade. A WebShare, a partir da abordagem holística do SEO First, trabalha em todas as frentes para o seu site prosperar.
Somos a primeira e única agência a desenvolver esse método de trabalho revolucionário e inovador. E através de uma equipe de especialistas altamente qualificada e dedicada, desenvolvemos as melhores soluções personalizadas para a sua empresa.Garantimos um trabalho diferenciado.
Então, não perca mais tempo. Entre em contato conosco, solicite um diagnóstico completo do seu site e descubra como podemos transformar a presença online do seu negócio.