Você sabe qual a relevância do mapeamento de conteúdo para o seu negócio? No post de hoje vamos conversar sobre este tema. Acompanhe!
E para começar, podemos dizer que se no universo da música o Marcelo D2 está “à procura da batida perfeita”, no mundo do marketing digital milhares de profissionais estão em busca do conteúdo perfeito. Entretanto, de início já podemos adiantar que essa é uma missão praticamente impossível se não houver um mapeamento de conteúdo conforme os interesses e objetivos da sua empresa.
Lembre-se a todo momento que o foco não é produzir pelo fato de simplesmente produzir, mas de criar conteúdos capazes de gerar conexões profundas, atraindo e engajando tanto aqueles que são clientes quanto os potenciais novos consumidores.
O que é o mapeamento de conteúdo?
Quando falamos em mapeamento de conteúdo estamos nos referindo ao ato de listar e analisar todos os conteúdos produzidos e publicados, com o intuito de descobrir como aperfeiçoar a jornada do cliente.
Aliás, você sabia que para montar uma estratégia de ranqueamento para blogs, uma das primeiras etapas consiste em fazer um mapeamento de conteúdo? Isso acontece porque esse é um momento determinante para que através das ferramentas e estratégias de SEO se consiga encontrar os temas mais relevantes para a persona.
Todo esse empenho tem como objetivo conquistar tráfego, autoridade e ranqueamento orgânico nos motores de busca. E falando nisso, de acordo com uma pesquisa realizada pela Safari Digital, 70% dos cliques nas páginas do Google são orgânicos, ou seja, não pagos por anúncios.
Dito isto, podemos então definir o mapeamento de conteúdo como uma busca que utiliza ferramentas especializadas para encontrar as melhores palavras-chave para o seu negócio, possibilitando um direcionamento eficaz nas suas estratégias de marketing.
Por que fazer o mapeamento de conteúdo é importante?
Como falamos no início do nosso texto, um dos principais objetivos dos profissionais e empresas que trabalham com marketing digital é a produção de conteúdos. Todavia, o maior desafio está em realizar esse trabalho de uma forma que gere valor para o público e crie uma conexão com ele. Afinal, atrair e impactar a audiência não é uma tarefa fácil, concorda?
E é por isso que fazer o mapeamento de conteúdo é tão importante. Ele serve como um guia para que seja possível desenvolver os melhores conteúdos e assim, ajudar o seu público-alvo, esclarecendo suas principais dúvidas e resolvendo seus maiores problemas. E é exatamente esse o segredo para atingir efetivamente a sua audiência: mostrando que as dores deles são importantes também para você.
Logo, com um mapeamento de conteúdo sua empresa não investirá energias escrevendo sobre temas que os clientes e potenciais consumidores poderiam vir a gostar, mas sim sobre assuntos que eles verdadeiramente desejam conhecer e se aprofundar mais.
Benefícios que o mapeamento de conteúdo oferece
O mapeamento de conteúdo oferece diversas vantagens, trazendo valor real e imediato para a sua estratégia digital. Confira os principais que listamos!
| Atinge sua audiência na hora certa
Com o mapeamento de conteúdo você consegue impactar o seu público-alvo no momento ideal, ou seja, durante a jornada de compra. Isso ocorre porque ele auxilia a descobrir quais são as dores da sua persona.
| Eleva a taxa de conversão
Como mencionamos anteriormente, essa prática ajuda você a criar conteúdos de valor, e é justamente por isso que a taxa de conversão nos seus canais digitais aumenta.
| Cria uma linha editorial organizada e coerente
Quem trabalha com marketing de conteúdo sabe que não se trata de um trabalho temporário, e sim contínuo. Desse modo, o ideal é que os temas apresentados se relacionem bem entre si e sejam coerentes, agregando valor como um todo e não isoladamente.
O mapeamento de conteúdo é responsável por organizar a linha editorial da sua empresa e fazer com que o seu planejamento estratégico seja bem sucedido.
| Personaliza sua estratégia
Escrever mais do mesmo já não gera resultados. Para se diferenciar dos concorrentes e se destacar em meio a um ambiente extremamente competitivo é fundamental personalizar a sua estratégia de marketing.
E com o mapeamento de conteúdo você pode olhar para assuntos já conhecidos sob uma nova perspectiva e ângulo sem que seja necessário grandes esforços ou investimentos.
Conheça o processo de mapeamento de conteúdo
Veja o que é preciso para fazer o mapeamento de conteúdo:
👉 Criação de personas
A primeira etapa do mapeamento de conteúdo é a criação de personas. Muitos acreditam que o termo pertence unicamente ao universo das estratégias de marketing digital. No entanto, a verdade é que todo negócio precisa entender o termo e, claro, ter suas próprias personas bem estruturadas. E quando falamos de personas, estamos nos referindo a uma representação fictícia daquela pessoa considerada a cliente ideal de um negócio. A estruturação de uma persona é feita a partir de dados reais sobre o comportamento, características, motivações, desafios e problemas.
Estas informações funcionam como um guia para a produção de qualquer estratégia de marketing, vendas e posicionamento no mercado. É com ela que você deve se comunicar para conquistar seus objetivos. E é com ela também que você começará o seu mapeamento de conteúdo para solucionar dores e problemas dela.
👉 Compreensão da jornada de compra
A jornada de compra nada mais é do que um modelo usado para compreender em qual estágio comercial o consumidor está. Dessa forma fica mais fácil planejar estratégias de marketing de conteúdo que se adequem melhor a cada etapa da jornada.
Ela é dividida em 4 etapas: aprendizado e descoberta, reconhecimento do problema, consideração do problema e decisão de compra.
Pesquisas apontam que aproximadamente 70% da decisão de compra de um cliente já está completa antes que ele entre em contato com um vendedor. Isso quer dizer que o momento perfeito para entregar os conteúdos relevantes é quando ele está buscando por informações.
E por isso que o mapeamento de conteúdo é tão benéfico. Graças a ele você conseguirá entregar na hora exata tudo o que a sua persona deseja. E quanto mais você abastecer seus prospects com informações de valor, maiores as chances deles se tornarem clientes.
👉 Criação do mapa
Criando o mapeamento de conteúdo você está estimulando os potenciais clientes a entrarem em contato com você utilizando o Inbound Marketing. É disso que se trata essa estratégia!
Precisa fazer um mapeamento de conteúdo e não sabe por onde começar? Entre em contato conosco e converse com um dos nossos especialistas!