Como Usar Emojis Para Aumentar O Engajamento Nas Redes Sociais?

Sumário

Como Usar Emojis Para Aumentar O Engajamento Nas Redes Sociais?

Quem nunca se deparou com aqueles famosos símbolos com formas de expressões, objetos, animais e até mesmo clima nas redes sociais? São os chamados emojis! E eles não servem apenas para dar um tom mais descontraído para a publicação. É possível utilizá-los de maneira estratégica para engajar as suas publicações nas redes. Quer saber como? Descubra neste artigo!

shutterstock 407290795

 

Identifique a sua persona:

Não adianta fazer uma publicação utilizando

emoji se a sua persona não gosta desse tipo de comunicação. Por isso, estude a preferência do seu público, aplique testes e pesquisas para conhecer seus gostos.

 

Pesquise os significados dos emojis:

Para começar a utilizar as famosas carinhas, é necessário saber do que se trata. No marketing é comum ver erros com o uso inadequado dos emojis. É importante identificar o que mais combina com a mensagem que você quer transmitir para seus seguidores.
Para que não haja nenhum ruído na comunicação, vale a pena utilizar o Emojipedia, uma ferramenta ideal para entender os significados dos emojis, assim como identificar quais os mais utilizados pelos usuários nas redes sociais e o seu contexto.

Além da Wikipedia dos emojis, você pode passar a usar o Emoji chart (Unicode), que possui a função de identificar se o emoji escolhido funciona em todos os sistemas operacionais.

Outra ferramenta que pode ser utilizada na prática é WebMoji, onde é possível fazer a cópia com maior rapidez para a área de transferência.

shutterstock 490430770 min

Fique atento aos novos símbolos:

Os emojis mudam de um dia para o outro, por isso é fundamental se atentar as novidades para não utilizar um que já é considerado ultrapassado. Estude e busque as tendências, como quais os públicos têm usado mais para expressar as suas emoções.

Responda sua persona com emojis:

Caso os emojis combinem com as características da sua persona, uma maneira de começar a utilizá-los como ferramenta estratégica é responder seus seguidores com os símbolos.

Humanize sua marca:

Os emojis foram criados para transmitir emoções que não eram possíveis ser passadas no texto, a fim de deixar as mensagens mais próximas do leitor.

shutterstock 563975998

Por isso, é uma excelente alternativa a utilização de símbolos para interagir em tempo real com o seu público, ainda mais quando a interação for informal. Isto pode ser feito quando algum cliente elogiar a sua empresa ou alguma publicação, por exemplo.

Vale ressaltar ainda que estratégias como essas trazem maior engajamento para a sua página. Uma pesquisa apontou que o uso de emojis pode aumentar em até 33% o número de comentários, ajudam ainda no compartilhamento e o botão de “curtir”, comparado a publicação sem os símbolos.

No Twitter, é possível contar com o engajamento do público em até 25,4% por conta dos emojis.

Na dose certa:

Agora que você viu a importância do uso dos emojis para aumentar o engajamento das suas publicações, não deixe de utilizar os símbolos de forma estratégica. Porém, tome cuidado e não abuse do uso, para que não irrite o leitor. Os emojis devem ser usados como um complemento. Lembre-se disso!

Compartilhe

Compartilhe

Precisando de fôlego para chegar ao topo? Peça um diagnóstico do seu site.

Nossos especialistas farão uma análise profunda do seu site para identificar oportunidades de melhoria e propor soluções sob medida.

Precisando de fôlego para chegar ao topo? Peça um diagnóstico do seu site

Nossos especialistas farão uma análise profunda do seu site para identificar oportunidades de melhoria e propor soluções sob medida.
Abrir bate-papo
Olá 👋
Podemos ajudá-lo?