As redes sociais são peça chave na divulgação. E engana-se quem pensa que basta ter um grande número de seguidores para ter sucesso.
Mais importante do que a quantidade, que pode mudar a qualquer momento, é a qualidade. Ou seja, é preciso alcançar o público alvo e manter o seu interesse. E o segredo para realizar isso é a produção de conteúdo para redes sociais.
Se você está com dúvidas, não sabe por onde começar e quais devem ser as prioridades, então saiba que tudo começa por um mesmo ponto: categorias.
Para que a mensagem seja transmitida de forma clara e objetiva e o público alvo tenha facilidade em acompanhar as publicações, é preciso dividir o conteúdo para redes sociais em categorias de assunto.
1. CONTEÚDO ORIGINAL
Essa categoria inclui todas as postagens que forem feitas pela empresa. Podemos dividi-la em três subcategorias:
EDUCAR
Todo conteúdo produzido com o objetivo de levar informações importante sobre determinado tema entra nessa classificação. Artigos, dados, curiosidades, dicas, tudo que possa manter o leitor bem informado.
As explicações sobre como a empresa funciona e como utilizar cada produto se encaixam na categoria de educação, ao mesmo tempo em que já abrem as portas para as vendas.
VENDER
E nessa opção vale encaixar qualquer empresa e qualquer negócio. Afinal, não são apenas as lojas virtuais que vendem pela internet, qualquer marca com perfis em redes sociais tem como objetivo último a venda, seja de produtos, serviços ou ideias.
ENTRETER
O público acessa as redes sociais buscando uma forma leve de passar o tempo, por isso, é fundamental postar conteúdos de entretenimento. São essas postagens que vão manter o interesse dos leitores e a venda acabará sendo um resultado natural.
Ao dividir o conteúdo em porcentagens, reserve a maior parcela para entretenimento. Assim, o visitante terá prazer em acompanhar a página, os conteúdos de educação darão credibilidade à marca e, por último, as postagens de venda fecharão negócio.
2. PARCERIAS
Uma ótima forma de obter um bom posicionamento nos resultados de pesquisa na internet é a produção de conteúdo para redes sociais em parceria com especialistas no tema.
Fornecedores, consumidores, revendedores, todos podem ter potencial para colaborar nessa etapa. Avalie o posicionamento online do parceiro e o poder de alcance que a colaboração pode ter.
Um exemplo dessa categoria são as marcas que fecham parceria com jovens considerados influenciadores digitais. Assim, eles testam produtos e fazem postagens mostrando essa experiência. A maior vantagem da parceria é alcançar novos públicos e ampliar a credibilidade do negócio.
3. ENGAJAMENTO
O engajamento é a cereja do bolo nas postagens. Quando o leitor responde, compartilha e conversa com a empresa, é possível avaliar se o conteúdo para redes sociais está alcançando o público alvo e se a resposta é positiva.
Além disso, essa é uma ótima forma de atrair novos seguidores e expandir o alcance dos perfis da marca no mundo virtual. Aposte em postagens que façam perguntas e incentivem o leitor a participar, como sorteios, memes, questionários.