Sabemos que o Facebook está constantemente atento às iniciativas dos concorrentes, como o Snapchat, TikTok e o Clubhouse. Assim, ao observar as funcionalidades, repercussão e sucesso do Clubhouse nos últimos meses, o Facebook anunciou recentemente que irá lançar novas ferramentas de áudio em sua plataforma, com o intuito de competir com o mesmo.
Criado em meio à pandemia, o Clubhouse se tornou uma febre, e segundo pesquisa realizada pela empresa, em fevereiro deste ano o aplicativo atingiu a marca de 8,1 milhões de downloads na App Store. Isso porque até o momento o software ainda não estava disponível para Android, e sim para iOS.
O motivo de tanto sucesso se deu devido ao fato do aplicativo mesclar elementos como, podcasts, grupos de áudio por Whatsapp e o tradicional rádio. Além disso, a plataforma é baseada em bate-papos trocados por usuários em tempo real, e segmentados por salas temáticas, incentivando a interação e a troca de ideias, bem como o compartilhamento de experiências.
Continue a leitura deste conteúdo que preparamos e conheça as novas ferramentas previstas pelo Facebook para concorrer com o Clubhouse!
Mas afinal, o que é o Clubhouse e como funciona?
O Clubhouse é uma rede social só de áudios, disponível para iPhone (iOS) e Android. Considerado um app exclusivo, os interessados somente conseguem criar uma conta após receberem um convite de algum contato que já utilize a rede social. Também é importante salientar que o número de convites é limitado.
Para quem ainda não possui ideia de como a plataforma funciona, nós explicaremos. O Clubhouse possui a finalidade de permitir que os usuários se comuniquem através de clubes e salas em grupo, onde os participantes conseguem conversar somente via áudio. Assim, o aplicativo não permite o envio de fotos ou mensagens de texto nas conversas. Além disso, os chats ocorrem sempre ao vivo, e as salas possuem os “speakers”, usuários que podem falar durante a conferência, e os “listeners”, que são os ouvintes da conversa.
De forma geral, o Clubhouse é uma mistura de conferências de áudio, podcasts e chamadas ao vivo, permitindo que grupos ou eventos sejam criados para discutir um tema específico, que é sugerido aos participantes com base nos tópicos de interesse que estes selecionam na rede social ao criar um perfil.
E como será o ‘Clubhouse do Facebook’?
Visando aproveitar a moda crescente em torno do Clubhouse e demais plataformas de áudio social, o Facebook está planejando lançar uma série de ferramentas baseadas em áudio nos próximos meses.
A ideia surgiu após o CEO do Facebook, Mark Zuckerberg ter tido acesso a uma sala de bate-papo apenas com áudio. A novidade em relação a funcionalidade de conversas por áudio para rivalizar com o Clubhouse é focada na criação de salas somente para bate-papo por voz ao vivo, mas também oferecerá um recurso para troca de mensagens de áudio curtas e suporte para criação de podcasts.
Ao que tudo indica, as salas de áudio (Live Audio Rooms) não devem divergir muito do que já está presente nos concorrentes: locais onde palestrantes falam ao vivo por voz e usuários ouvem e interagem via chat. E não foi confirmado ainda pelo Facebook se existirá a possibilidade dos ouvintes participarem das conversas de áudio ou se apenas os selecionados previamente poderão interagir deste modo.
Já as mensagens curtas de áudio serão chamadas de Soundbites, que quer dizer, (Pedaços de som). Elas são basicamente pequenas pílulas de conteúdo de áudio diário que irão ser disponibilizadas no feed do Facebook. Dessa forma, o objetivo destes “pedaços de som” é apresentar uma transcrição completa dos áudios proporcionando que qualquer usuário que veja ele consiga usufruir do conteúdo mesmo sem som.
No que diz respeito ao Podcast, acredita-se que ele permitirá navegar, baixar e ouvir os programas favoritos no próprio aplicativo do Facebook, enquanto o app está aberto ou em segundo plano. Atualmente a hospedagem é feita em sites de streaming de músicas tradicionais, como o Spotify, Apple Music, entre outros, e os criadores utilizam o Facebook somente para divulgar seus programas.
Outra grande novidade é que, por ter consciência da rentabilidade gerada por meio da criação de conteúdos, o Facebook começará a testar recursos de monetização em todas essas novidades de áudio. Acredita-se, inclusive, que haverá funcionalidades para enviar doações aos criadores de conteúdo e ferramentas para assinatura de salas com conteúdos exclusivos do Live Audio Rooms. Não bastasse isso, o Clubhouse do Facebook também trabalha para criar um fundo para remunerar influenciadores dispostos a produzir Soundbites diários.
Qual a previsão para a chegada do ‘Clubhouse do Facebook’?
De acordo com informações divulgadas pelo Facebook em diversos veículos, estima-se que, devido à urgência em competir com os rivais como o Clubhouse, as mudanças previstas aconteçam já em Junho.
Logo, a intenção do Facebook com tais medidas é oferecer adições extras para conquistar o público que possa ter migrado para os concorrentes, atraídos pela possibilidade do chat de voz. Assim, as novas salas de áudio vão suportar a participação ilimitada de usuários e poderão ocorrer tanto na rede social quanto no Messenger.
O Facebook também almeja testar o recurso dentro dos grupos, o que certamente será um enorme trunfo para aproveitar a audiência qualificada desses locais. Outra grande sacada é a de selecionar alguns influenciadores para experimentar a novidade e fornecer feedbacks sobre a ferramenta com o propósito de aprimorá-la.
E se você ficou interessado(a) em conhecer melhor o Clubhouse, leia também o artigo “Clubhouse: Uma criação de sucesso que está viralizando no mundo das redes sociais”, que escrevemos sobre o tema. Não esqueça também de interagir conosco e deixar um comentário ou sugestão!