Um chatbot é um software capaz de simular e manter uma conversa de maneira semelhante aos seres humanos. O recurso tem sido utilizado por empresas para atender clientes, responder dúvidas, dar informações e, em alguns casos, até para vender por meio de sites ou redes sociais.
São ferramentas que usam inteligência artificial e acabam otimizando processos e tornando o atendimento das empresas mais eficiente.
Como funciona um chatbot?
Apesar do termo “inteligência artificial”, um chatbot funciona como qualquer programa. É como a Siri, da Apple, por exemplo. As perguntas e respostas são organizadas no bot por meio de um fluxograma. Ou seja, é possível escolher alguns processos, como dúvidas frequentes, por exemplo, estruturar o formato do diálogo e cadastrar na ferramenta.
O melhor a fazer é criar menus que possam ir guiando aquele usuário através de respostas simples. Além disso, a linguagem programada precisa ser próxima daquela usada pela sua persona.
Quais as vantagens de um chatbot?
A maior vantagem de um chatbot é que, com ele, há um canal permanente de atendimento para todos que entram na sua página do Facebook ou site. A comunicação inicia já no primeiro contato da pessoa com a sua marca e não só depois de fazer uma compra ou deixar um contato.
Além disso:
-Disponibilidade 24h por dia, 7 dias por semana;
-Automatização dos processos;
-Múltiplos canais de atendimento.
Um chatbot substitui o atendimento humano?
É claro que um chatbot é muito eficiente, mas o atendimento humano jamais deve ser dispensado. Por isso, o objetivo dessa ferramenta deve ser otimizar processos e a perda de tempo com questões que podem ser resolvidas de forma automatizada.
Porém, existem problemas mais complexos, os quais uma ferramenta não é capaz de compreender e solucionar. Quanto mais avançada uma situação, mais necessário se faz o suporte humano, principalmente para ser eficiente com aquele cliente em questão.
Ficou interessado pelo tema e quer saber mais? Entre em contato com a nossa equipe de especialistas para tirar suas dúvidas. Ou, retorne ao nosso Glossário e aprenda mais sobre Marketing Digital.