CAC e LTV: Entenda a relevância destas métricas para a sua empresa

Sumário

Se você quer saber o quanto sua empresa está rendendo, identificar os erros pontuais a serem corrigidos, apontar tendências e aproveitar as oportunidades, está na hora de você conhecer o CAC e LTV.

Esses são dois grandes indicadores que fornecem a visão geral de como está o desempenho da sua empresa, e contribui ativamente para o planejamento comercial. Portanto, ao dominar bem ambas as métricas, conseguirá potencializar as ações que resultam em ainda mais receitas para o seu negócio.

Mas você sabe o que estas siglas, CAC e LTV representam, e por que elas são tão significativas para a sua organização? Não? Então continue conosco, pois é sobre isso que falaremos no post de hoje!

CAC e LTV: O que é CAC e como se calcula?

Esta sigla, que significa Custo para Aquisição de Clientes (CAC), é uma métrica utilizada para descobrir o quanto uma empresa investe para adquirir um novo cliente.

Esse indicador aponta todos os investimentos que o empreendedor fez nos setores de marketing e vendas para gerar receitas com os produtos e serviços de um negócio.

Para calcular o CAC, basta computar seu custo total de aquisição de clientes (marketing, custo do time comercial etc) dividido pelo número total novos de clientes.

Para facilitar o cálculo do CAC, você pode criar uma planilha com todas as despesas e investimentos realizados em um determinado período. Para conhecer esse valor, basta você colocar os dados mapeados na fórmula:

CAC = soma de investimentos/quantidade de novos clientes

Por exemplo, se os investimentos em marketing e vendas foram de R$20 mil em um ano e a empresa obteve 200 novos clientes, então seu CAC será de R$ 100,00.

CAC E LTV: POR QUE CALCULAR O CAC?

Quando você conhece o valor do CAC, a tomada de decisões estratégicas se torna mais assertiva, uma vez que é possível definir metas que garantam um bom faturamento. Isso se deve ao fato desta métrica identificar quais canais e estratégias de marketing trazem mais clientes a um menor custo.

Com essa informação, você consegue direcionar melhor seus investimentos, estabelecendo o budget para as campanhas de marketing e também cortar gastos desnecessários, garantindo que a sua empresa tenha uma boa saúde financeira. Para isso, o cálculo deve ser feito sempre considerando os investimentos e os clientes adquiridos no mesmo período.

Porém, é necessário entender que existem dois fatores que precisam ser considerados antes de aplicar a fórmula de cálculo do CAC. O primeiro diz respeito a origem do cliente. Entram no cálculo apenas os clientes advindos das estratégias de marketing e vendas.

O segundo tem relação direta com as estratégias de marketing e vendas que você implementou. Como existem diversas formas de utilizar a verba, todos os investimentos relacionados à divulgação, relacionamento e vendas devem ser somados.

Essa métrica tem muita relevância para o seu negócio, mas sozinha não consegue indicar se o resultado obtido é bom ou não à sua empresa. Para ter essa referência, temos que analisar uma outra métrica de vendas, o LTV.

CAC e LTV: Entendendo o que é LTV

Entendido como funciona o Custo de Aquisição de Clientes, você deve estar querendo descobrir o que é o LTV, não é mesmo?

Bem, o Lifetime Value (LTV) ou “Valor do Tempo de Vida do Cliente” é uma métrica do marketing e vendas que estima a potencial receita e lucro futuros gerados por um cliente. Este cálculo leva em consideração o valor e recorrência de compras, incluindo aí produtos e serviços derivados.

Em outra palavras, ele identifica o valor que cada cliente deixou em sua empresa ao longo do período que ele consumiu seus produtos e serviços.

A análise desse dado exige uma atenção especial quanto ao tipo do negócio.

Bens de valor reduzido e utilização recorrente costumam gerar clientes que retornam com frequência, enquanto bens de alto valor são compras mais esporádicas, pelo menos para a maioria das pessoas.

Como calcular o LTV

A fórmula para calcular o Valor do Tempo de Vida do Cliente é:

(Valor Médio de uma Venda) X (Média Tempo de Retenção em meses ou anos para um cliente típico) = LTV

CAC e LTV: Por que calcular o LTV é fundamental para os seus negócios?

Entender claramente os números do LTV é fundamental para uma série de decisões estratégicas em qualquer negócio.

CAC e LTV, aliás, precisam trabalhar juntos. Só assim as empresa sabem se gastam mais para adquirir ou para reter clientes.

Dito isso, o cálculo do LTV é importante para analisar, também:

  • Tempo de duração do relacionamento entre empresa e cliente;
  • Valores investidos para aquisição e manutenção de novos clientes;
  • Rentabilidade que os novos clientes agregam à empresa.

Como vimos, ao longo do artigo, lidar com métricas é um processo necessário para todas as empresas. Isso por que, tão importante quanto investir em estratégias voltadas para o crescimento do negócio, é saber mensurar os resultados alcançados.

Saber bem a métricas CAC e LTV é importante, porque elas oferecem informações sobre o comportamento de compra do cliente. Como, suas necessidades, exigências e pontos a serem resolvidos.

Com base nesses dados a empresa, por sua vez, pode melhorar o relacionamento com o cliente e adotar um padrão de atendimento voltado para a solução das suas dores.

Dessa forma, consequentemente, estimular  a fidelização, o que tende a aumentar o LTV e diminuir o CAC cada vez mais.

Em uma campanha de marketing ou vendas compreender bem essas duas métricas ajuda a identificar os caminhos que estão sendo traçados, assim como realinhar possíveis pontos que precisam ser corrigidos.

Conclusão

Neste artigo, falamos sobre CAC e LTV e como essas duas importantes métricas podem ser usadas para o entendimento do negócio e aumento dos lucros obtidos.

Usando as duas métricas de maneira integrada é possível obter ótimos resultados em um curto período. Gostou do tema abordado? Então deixe seu comentário.

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