O achismo está fora de moda e nem deveria ter entrado. No universo dos negócios, tomar decisões com base em incertezas além de arriscado, não permite a evolução. Então, o que fazer para não cair nesse poço sem fundo? Utilizar os mecanismos da Business Intelligence é a resposta para os seus problemas.
Mas o que, afinal, quer dizer Business Intelligence ou BI? Primeiramente, a tradução: do inglês, nada mais é do que Inteligência de Negócios. Vamos aprofundar um pouco mais esse conhecimento?
UM CONCEITO E UM PROCESSO
Com a finalidade de tornar a gestão dos negócios mais rápida, inteligente e factual, surge a Business Intelligence. O processo consiste em organizar, coletar, analisar, monitorar e compartilhar dados úteis e significativos. O efeito da soma desses fatores é a entrega da informação certa, para a pessoa adequada, no momento ideal.
Além disso tudo, Business Intelligence possibilita análise crítica dos resultados obtidos e a otimização do tempo. O foco são as necessidades reais, deixando para trás rotinas repetitivas e cansativas. Da mesma forma, erros e falhas que anteriormente passavam despercebidos são conhecidos.
Você já pôde constatar até aqui, mas não custa reforçar: não é recomendado lançar mão do famoso feeling ou intuição. O mindset de tomada de decisão precisa ser estratégico. Agindo dessa maneira, o fluxo entre identificar novas oportunidades e melhorar a competitividade no mercado ocorre em um sistema muito eficiente e ágil.
FERRAMENTAS DE BUSINESS INTELLIGENCE
Existem no mercado algumas ferramentas que podem auxiliar a estruturar os dados levantados. Mas perceba, esses softwares ou aplicativos apenas COLABORAM. Você precisa participar de todas as etapas do processo para entender como melhorar a gestão do seu negócio. Não basta apenas contratar um serviço e esperar o milagre acontecer.
_
Percebeu a importância da Business Intelligence para o processo de tomada de decisão nos seus negócios? Agora que você já entendeu, conte com nosso time de especialistas e otimize seus resultados.